3 passos para ser aprovado em todas as habilitações da ANAC

O sonho de conquistar os ares já é uma realidade acessível a muitas pessoas. Hoje já é possível fazer um curso superior na área da aviação, inclusive, estudando a distância. Você pode trabalhar como piloto, a profissão mais conhecida desse ramo, mas também é possível ingressar na carreira de mecânico de aeronaves, comissário de voo e outras diversas profissões voltadas para o setor operacional e administrativo.

E não é só a facilidade de acesso e o excelente custo-benefício dos cursos que tornam o ingresso nesta área tão atrativo. Além de tudo, o setor da aviação civil no Brasil vem tendo grande crescimento nos últimos meses. E um setor aquecido sempre demanda mais profissionais. Por isso, quem tem uma qualificação larga na frente.

 

Mas, para trabalhar na área, antes demais nada, é preciso ser aprovado em todas as habilitações da ANAC para comprovar que você tem o domínio das habilidades e conhecimentos básicos. Para isso, a dica principal é estar matriculado em algum curso superior, de preferência na área que você pretende atuar. Depois você precisa agendar sua prova e, então, se preparar!

E, se você quer saber como se preparar bem pra ser aprovado em todas as habilitações da ANAC, nós vamos te dar algumas dicas especiais. Continue lendo!

Tenha calma, é só mais uma prova

Certamente é uma das provas mais importantes da sua vida, que pode definir os rumos da sua carreira, mas mesmo assim, relaxe! Pense que é apenas mais uma das tantas provas que você vai ter pela frente. Tente manter a calma.

A prova em si é bem simples. Os exames são divididos em matérias. Cada matéria é composta por vinte questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada, sendo somente uma alternativa correta. Você pode conferir todo o edital com os detalhes e verificar, inclusive, o que será abordado em cada prova, de acordo com a habilitação que você quer.

Os exames são feitos digitalmente, em computadores colocados nos locais de prova espalhados pelo país, mas é de responsabilidade do aluno levar materiais de apoio como lápis, canetas (transparentes), borrachas e etc.

Como se preparar?

Aqui ficam algumas dicas simples que você poderá usar em todas as provas importantes que for fazer em sua vida. Primeiramente, é necessário focar nos estudos. Participar das aulas em seu curso e fazer todos os trabalhos complementares já vai te dar uma boa bagagem e ensinar boa parte do que você precisa saber para ser aprovado em todas as habilitações da ANAC.

Além disso, crie cronogramas de estudo para revisar suas matérias e tirar as dúvidas. Separe um tempo na semana pra fazer isso e siga essa rotina.

Para facilitar a fixação do conteúdo na sua mente, não basta apenas ler de novo. É necessário revisar, ler, reler, anotar e tirar todas as dúvidas. Quanto mais aquele conteúdo ficar na sua mente, mais forte se tornam as conexões em suas sinapses, que facilitam a fixação de alguma informação.

Você pode adotar algumas técnicas comuns para concursos e vestibulares como criar perguntas sobre o assunto e depois respondê-las, fazer resumos, ler materiais relacionados e, até mesmo, fazer simulados na internet. Quanto mais praticar e estudar mais fácil será para ser aprovado em todas as habilitações da ANAC.

Quando o assunto é estudar, não é preciso ser fiel a apenas um método de estudo. Leia, pesquise e vá tentando até achar a forma que melhor pode te ajudar a guardas as informações e facilitar sua vida na hora do exame.

Outra ótima dica é perguntar pra quem já passou pela mesma situação que você. Converse com colegas, professores, profissionais que já estão habilitados e tente sugar o máximo de informações que conseguir. Isso vai ser bastante importante pra te ajudar a ter uma noção de como tudo funciona e qual o caminho mais fácil a percorrer até ser aprovado em todas as habilitações da ANAC.

Para ser aprovado em todas as habilitações da ANAC você só precisa ter foco!

De nada vai adiantar você estudar horrores para a prova se não estiver bem focado, com a mente e o corpo são. Se você já teve aquela sensação de dar branco, sabe como é. Na maioria das vezes a gente sabe tudo (mas só se lembra depois de terminar).

Já que você está pretendendo entrar no ramo da aviação, pense em você como uma aeronave. Todos os sistemas precisam estar funcionando, tudo em ordem, sem nenhuma falha. Só assim o avião pode decolar. Se você estiver nervoso e não conseguir se concentrar nas questões, provavelmente vai deixar passar detalhes importantes, não vai entender certas perguntas, vai se esquecer do que estudou. Ou seja, seu sistema falhou e seu avião, ou sua carreira, pode não decolar.

Tiago Cardoso é um bom exemplo, sua história começou muito cedo. Focou em tirar todas as carteiras para completar o seu currículo e assim continuar investindo na carreira de Mecânico de Manutenção de Aeronaves.

Ser aprovado em todas as habilitações da ANAC, depende apenas de você. Se estiver focado, seguro e com o conteúdo na cabeça, pode se preparar para subir à bordo e decolar nessa profissão!

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta