5 passos para ser um comissário de voo ou aeromoça de sucesso!

Conquistar os céus não é uma missão fácil. E, ao contrário do que muitos pensam, a profissão de comissário de voo exige muito estudo, empenho e bastante desafiadora. Não tem nada a ver com aquela ideia de ser um garçom ou garçonete e só estar ali para servir bebida e comida aos passageiros.

Ser comissário ou aeromoça* envolve muito mais. É preciso entender sobre legislação aérea, ter conhecimentos gerais sobre as aeronaves, que envolve saber detalhes operacionais do avião e cuidar de toda a segurança do voo. Sem falar, é claro, do básico: ter simpatia e atender bem a todos os passageiros.

E, se você sonha em seguir esta profissão e quer ter sucesso, vai precisar muito mais do que distribuir sorrisos. Para te ajudar a decolar nesta carreira, separamos 5 passos indispensáveis para ser um comissário de voo de sucesso ou aeromoça* de sucesso!

1 – Faça um curso para ser uma aeromoça* ou comissário de voo

O primeiro passo (e mais básico) é fazer um curso de comissário de voo. Para iniciar é necessário ter mais de 18 anos e ter completado o Ensino Médio. O curso pode ser presencial ou a distância e geralmente dura de 6 meses a 1 ano. Depois desse período já é possível fazer a prova da ANAC para comprovar sua proficiência na área e, assim, estar apto a ser contratado por qualquer companhia aérea.

O comissário de voo ou aeromoça* aprenderá sobre etiqueta e comunicação, marketing pessoal, atendimento ao público, além de matérias mais técnicas como meteorologia, regulamentação da aviação civil, segurança de voo, conhecimentos básicos sobre aeronaves, primeiros socorros e também técnicas de sobrevivência.

Com o curso de comissário de voo no currículo, o aluno já está apto a se tornar um profissional de qualquer companhia aérea ou particular. Porém, aqueles que tiverem alguns diferenciais terão mais facilidade para serem contratados. Por isso, não se contente apenas com um curso. Continue seguindo as próximas dicas e se aperfeiçoando.

 

2 Saiba o máximo que puder sobre aviação

Já que você vai trabalhar no ramo, precisa respirar aviação 24 horas por dia. Fique sempre atento às notícias e tudo o que acontece no setor. Fique atento às mudanças nas legislações. Hoje, com a internet, ficou mais fácil estar ligado em tudo que acontece.

É sempre bom saber detalhes técnicos sobre as aeronaves, afinal, esse é seu “escritório”. Quanto mais você souber sobre todas as funcionalidades e segredos dos aviões, mais importante você se tornará para a companhia.

Não tenha medo de fazer amizade com pilotos e mecânicos. Quanto mais gente conhecer e quanto mais conversar sobre o assunto, mais detalhes irá aprender.

3 Aprenda mais idiomas

Dominar o inglês é quase um requisito básico para qualquer comissário de voo ou aeromoça*, afinal, este é o idioma “oficial” no mundo da aviação. Manuais, documentos e comunicações durante o voo são feitos nesse idioma.

Uma linguagem essencial para quem trabalha no setor aéreo é o Alfabeto Fonético Internacional, conhecido como Alfabeto Zulu. Ele é usado para universalizar a comunicação em diversos setores do transporte, tanto aéreo, como náutico, inclusive militar. Você provavelmente já ouviu alguém usando essa linguagem, que é amplamente utilizada na comunicação entre avião e torre. Nesse alfabeto o A se chama Alfa, o B é Bravo, o C é Charlie e assim por diante.

Poucos pessoas tem consciência, mas existe uma linguagem, que é essencial para as companhias aéreas que é a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), que inclusive é o nosso segundo idioma oficial, juntamente com o português.

Pra nós, que vivemos na América do Sul e somos rodeados por falantes do idioma espanhol, ele se torna imprescindível. E além do espanhol, é recomendável que não pare por aí e continue aprendendo mais línguas, principalmente se você tem o desejo de trabalhar em alguma companhia aérea internacional. Se seu sonho é trabalhar na Air France, já sabe em qual idioma deve se especializar, né?

4 Controle emocional é indispensável

Comissários de Voo possuem, inteligência emocional para conseguir lidar com os mais diversos tipos de passageiros e situações todos os dias. Será comum encontrar pessoas mal humoradas, grosseiras ou que não querem seguir as recomendações de segurança. Você vai precisar ter jogo de cintura para lidar com todos estes desafios.

Além disso, precisará manter um forte equilíbrio, seriedade e passar segurança aos passageiros, inclusive em situações extremas. Nervosismo muitos de nós temos, porém um comissário de voo ou aeromoça* precisa ser capaz de controlá-lo.

Outro ponto importante é saber conviver com as mudanças e a rotina dinâmica. Viagem será seu segundo nome e sua melhor amiga será sua mala. Algumas vezes, você não conseguirá passar feriados importantes com a família, e é aí que entra a inteligência emocional de um comissário de voo ou aeromoça* para entender que isso são os “ossos do ofício”, mas em compensação, esta profissão permite benefícios de passagens aéreas para parentes e conjuges, por exemplo. Desta forma, além de você poder conhecer sempre novos lugares, permitirá que outros amigos ou pessoas da família também o façam.

5 Tenha cuidado com a aparência e com a saúde

Um comissário de voo ou aeromoça* precisa ter uma boa aparência, o que não significa ser uma miss ou modelo. Roupas, cabelos e maquiagem devem estar sempre em perfeito estado e demonstrando toda a elegância e responsabilidade inerente a esta função.

Por isso, além dos acessórios, é muito importante que o comissário ou aeromoça* cuide também do seu corpo e da saúde. A mudança de cidade, o sobe e desce do avião, turbulências, contratempos, tudo isso torna a jornada de um comissário de voo desgastante. Se pra quem viaja já é cansativo, imagina para quem está viajando e ainda trabalhando para manter tudo em ordem e seguro?

Realmente ser aeromoça* ou comissário de voo é uma profissão desafiadora e se você quer ter sucesso precisará se destacar. Então comece agora mesmo! Não perca tempo, conheça nossos cursos e se tiver mais dúvidas, deixe seu comentário ou entre em contato com a gente!

*Termo popular para comissário de voo

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta