As vantagens de ter um curso superior na área da aviação

O mercado da aviação civil está decolando! Dados da Anac divulgados recentemente mostraram que, em julho de 2017, houve um aumento na demanda doméstica de 3,6% em relação ao mesmo período de 2016. Isso significa que mais pessoas e aviões estão no ar. Essa é a quinta alta consecutiva do indicador!

A demanda internacional apresenta números ainda mais expressivos. Em julho de 2017 o aumento foi de 19%, sendo o 10º mês consecutivo de alta!

É hora de aproveitar o setor em alta!

O ramo da aviação civil está em um ótimo momento e esse cenário tende a melhorar. Com a intenção do governo de privatizar diversos aeroportos o setor promete se aquecer ainda mais, gerando diversas oportunidades. Com o controle passando para a iniciativa privada, os profissionais mais capacitados ganham mais espaço no mercado.

Por esse e outros motivos, que um curso superior direcionado para a área da aviação se torna um diferencial importante.

mercado da aviação civil em alta

Não é só dentro das companhias aéreas que podem surgir oportunidades. Há ainda a possibilidade de atuação de forma autônoma ou em empresas de transporte aéreo regular, não-regular, na aviação privada, na aviação aero desportiva, na indústria aeronáutica, nas organizações públicas do Sistema da Aviação Civil – SAC, (ANAC, INFRAERO) e nos segmentos de apoio às operações e atividades sob responsabilidade de órgãos do Comando da Aeronáutica.

Os helicópteros também fazem parte do sistema aéreo. Aqui no Brasil temos uma das cidades com maior tráfego deles. São Paulo tem uma das maiores frotas de helicópteros do Brasil e conta com 192 helipontos cadastrados pela Anac. A estimativa é que, a cada cinco minutos, pelo menos quatro helicópteros decolam ou pousam nos terraços da cidade.

Não é à toa que a Uber fez testes com um serviço de táxi aéreo em 2016 e, mais recentemente, a concorrente CabFy, lançou seu próprio serviço, chamado de CabFly. Agora é possível pedir seu helicóptero pelo aplicativo, com um preço até 80% mais barato que os táxis aéreos tradicionais.

Um levantamento da Anac trouxe também outros números expressivos. No Brasil existem mais de 1860 aeródromos e 1100 helipontos homologados. Isso mostra que o setor da aviação é um mercado com grande potencial!

O curso superior em aviação vai te dar uma imensa gama de oportunidades

A principal vantagem é que o curso superior abre um leque imenso de opções. Quando você pensa em aviação, o que vem a sua mente? Pilotos, comissários, mecânicos. Essas são apenas as mais conhecidas. Mas existem outras diversas profissões nesta área pedindo por trabalhadores capacitados.

curso superior na aviação civil

Em uma companhia aérea, por exemplo, você pode encontrar oportunidades desde a compra e venda de passagens, gerenciamento de aeronaves, escalas de voo, segurança, saúde da tripulação, cuidados com passageiros, além de outras diversas funções. A carreira na aviação pode ir muito além do cockpit.

As vantagens de um curso superior para um piloto

Até mesmo quem já é piloto, ou está pensando em seguir essa carreira, pode se beneficiar dos cursos superiores na aviação. Na hora de contratar um piloto, por exemplo, as grandes companhias aéreas exigem menos horas de voo daqueles que possuem uma graduação na área.

A formação em aeroclube, que ensina apenas aquilo que ocorre no voo, pode deixar o profissional limitado à cabine do avião, o que é muito arriscado. Há vários exemplos de pilotos que ficaram sem saber o que fazer quando grandes empresas aéreas, como Varig, Webjet e Transbrasil faliram.

vantagens do curso superior para pilotos 

No caso de um piloto que tenha optado por realizar uma graduação, além de poder atuar como piloto, poderá almejar cargos de liderança e também estará apto a trabalhar em diversas áreas, já que possui amplo conhecimento em relação à aviação e às áreas relacionadas. Ele tem expertise em gestão de pessoas, processos administrativos, planejamento logístico e até mesmo saúde ocupacional. Mais do que um piloto, passa a ser um profissional capaz de gerir uma unidade de negócios da companhia.

Ingressar nessa área é mais fácil do que você imagina

Trabalhar no setor aéreo parece ser algo longe da sua realidade? Você imagina cursos superiores com mensalidades exorbitantes e que nem existem na sua região? Por sorte você está enganado! Há sim, Faculdades que oferecem cursos superiores a distância na área da aviação, com mensalidades acessíveis, pra você que quer decolar o seu futuro!

ingressas na area da aviação civil

Quer saber mais sobre as carreiras e curso superior na área da aviação? Acompanhe sempre nosso blog e tire todas as suas dúvidas pelos comentários! 

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta