Aviação civil: destaque-se no mercado

Se você está flertando com a possibilidade de trabalhar no setor aéreo, ou se já está nessa área, sabe que existem muitas oportunidades: Piloto, comissário de voo, mecânico de aeronaves e outras diversas vagas no setor administrativo e em órgãos públicos da aviação. Na aviação civil o céu não é o limite!

Mas, mesmo com os números atuais e projeções futuras mostrando que este ramo só tende a crescer ainda mais, é essencial que o profissional busque seu aperfeiçoamento. Isso é primordial em qualquer carreira, diga-se de passagem. Como diz aquela velha frase: camarão que dorme, a onda leva. Então, não adianta apenas entrar no mercado de trabalho, se sentar na confortável cadeira do comodismo e ficar passivo enquanto o mundo gira. É preciso se aperfeiçoar e se destacar no mercado.

E, se você não quer ficar pra trás, seja lá em qual área da aviação civil você estiver, é só seguir nossas dicas. Elas vão ajudar a decolar seu futuro e te tornar um profissional ainda melhor!

Para se destacar na aviação civil você não pode parar de estudar

Vivemos em uma época onde a informação pode ser acessada por qualquer um, em qualquer lugar. Antigamente o mercado demorava 5 ou 10 anos para absorver uma mudança significativa, hoje isso ocorre em apenas 1 ano ou alguns meses.

Tudo o que você aprendeu pode ficar obsoleto em um curto espaço de tempo, caso você não atualize seus conhecimentos. Felizmente há alternativas para isso, como fazer cursos de reciclagem, participar de seminários e eventos do seu mercado. Os cursos online também surgem como uma boa opção para quem não quer ficar parado!

 

Em diversas áreas a graduação ou curso técnico não é mais um diferencial. É praticamente uma obrigação. No setor aéreo, dada a rapidez com que as tecnologias e processos evoluem, isso também é uma realidade. Se você já fez um curso superior no ramo de aviação civil, sabe da importância que ele tem para o seu desenvolvimento profissional.

É possível se graduar em áreas relacionadas à aviação civil em pouco tempo. Alguns cursos superiores podem ser completados em dois anos.

Assim que se graduar na área que deseja e entrar no mercado, não deixe de continuar estudando. Existem diversos cursos que podem lhe dar um bom upgrade em sua carreira e te fazer um profissional muito mais versátil e essencial para qualquer empresa. O aluno Evandro é um exemplo de profissional que não deixou de estudar em nenhum momento de sua carreira e hoje colhe os frutos do seu esforço, clique aqui e conheça esta história!

Se você é um piloto, por exemplo, pode fazer curso de mecânica e se tornar ainda mais indispensável. Além disso, se um dia não conseguir alguma oportunidade como piloto ou quiser mudar de área, já terá todo o know-how necessário. Lembre-se que aqueles que estão mais preparados para a mudança são os que conseguem sobreviver.

Invista na Comunicação

Saber inglês é quase um pré-requisito pra trabalhar no setor da aviação civil. Este é um setor altamente globalizado que lida com turistas dos quatro cantos do mundo diariamente. Além disso, os instrumentos, peças, procedimentos, manuais, boa parte do que existe neste setor vem, por padrão, na língua inglesa. Por isso, quem tem um curso e sabe falar fluentemente o idioma sai na frente.

Mas é importante não se contentar apenas com o inglês. Uma linguagem essencial para quem trabalha no setor aéreo é o Alfabeto Fonético Internacional, conhecido como Alfabeto Zulu. Ele é usado para universalizar a comunicação em diversos setores do transporte, tanto aéreo, como náutico, inclusive militar. É por isso que você nunca ouve um piloto dizer o prefixo de uma aeronave assim: Jota Jota. Eles falam Juliet para a letra J. O A é pronunciado Alpha, o B é Bravo, o C é Charlie e por aí vai.

Outro idioma importante, principalmente para nós brasileiros, que vivemos aqui na América do Sul, é o espanhol, já que são comuns os voos para os países que nos cercam e que falam este idioma.

Se você pretende seguir carreira em companhias aéreas da Europa, é bom aprender também os idiomas de lá. Se você tem vontade de trabalhar na Lufthansa, por exemplo, é um excelente diferencial ter proficiência no idioma alemão.

Quanto mais idiomas você aprender, mais portas irão se abrir em vários lugares do mundo. Então, invista nisso!

Network é essencial!

O que muitos esquecem de fazer (ou não tem paciência) é o tal do network. Na aviação civil, assim como em qualquer área, o contato com outras pessoas é essencial. Quanto mais pessoas você conhece e se relaciona, mais oportunidades podem surgir, mais você aprende, mais evolui.

Por isso, sempre que possível, faça cursos, vá a palestras, seminários e a todos os lugares onde possa conhecer outros profissionais. Chame seus colegas para um churrasco. Sente-se para um café com algum conhecido (ou até mesmo desconhecido). Se está viajando, vá em lugares diferentes quando chegar ao seu destino. Aproveite para ser turista e conhecer cidades e pessoas novas.

Não perca estas pequenas oportunidades de se conectar com o mundo a sua volta. Aliás, aproveite para se comunicar com a gente e com outras pessoas comentando aqui em nosso blog ou, se precisar, enviando sua dúvida pra gente.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta