Carreira administrativa na aviação: conheça essa profissão

Nos últimos meses vimos diversos setores amargando baixas e prejuízos em nosso país. No entanto, o setor da aviação civil foi um dos poucos que registrou um ótimo crescimento. Em outro post aqui em nosso blog, trouxemos mais algumas informações que provam que este é um excelente momento para investir no setor.

Só pra você ter uma ideia, alguns dados da ANAC (Agência da Aviação Civil) mostraram que, em julho de 2017, houve um aumento na demanda doméstica de 3,6% em relação ao mesmo período de 2016. Essa é a quinta alta consecutiva do indicador! A demanda internacional apresenta números ainda mais expressivos. Em julho de 2017 o aumento foi de 19%, sendo o 10º mês consecutivo de alta!

Se aumenta o número de pessoas viajando, consequentemente serão necessários novos profissionais pra dar conta da demanda, aumentando também o dinheiro girando nesse setor. Por isso a carreira administrativa na aviação se tornou tão importante. O mercado está crescendo e precisando de profissionais qualificados.

 

Essa pode ser a sua melhor oportunidade!

Quem está pretendendo entrar em alguma carreira administrativa na aviação pode se beneficiar de diversas formas. A primeira, que já citamos, é o mercado aquecido, necessitando de profissionais capacitados. Mas, mesmo assim, não existem tantas faculdades que possam formar trabalhadores qualificados para este setor. Ou seja, quem tem um curso superior na área da aviação se destaca.

Essa é a receita para um profissional conquistar um emprego que lhe dê bons rendimentos: demanda alta por profissionais qualificados, porém poucos deles disponíveis no mercado. Por isso, se você tem a oportunidade de fazer uma faculdade em alguma área da aviação, pode ter certeza que será um ótimo investimento. Além dos cursos superiores nesta área terem preços menores do que áreas clássicas como administração, direito, engenharia, você pode, inclusive, estar empregado antes de terminar o curso e em um setor que cresce a todo momento (e paga muito bem).

Carreira administrativa na aviação: O que precisa, o que faz, como vive?

Você já viu que o mercado está crescendo e ficou com vontade de embarcar nessa e decolar seu futuro, não é? Pra entrar nesse mercado não é difícil.

Existem diversos cursos específicos para determinadas áreas da aviação, como Comissário de Voo, por exemplo. São cursos rápidos e voltados para uma determinada função. Porém, um curso superior pode lhe dar uma formação mais ampla, permitindo que você trabalhe em diversas funções e agregando muito mais valor ao seu currículo.

 

Um bom exemplo é o curso superior de tecnologia em transporte aéreo. Neste curso você sai, inclusive, sair habilitado para prestar o exame da ANAC como Comissário de Voo já ao final da primeira fase. Continuando o curso superior, com apenas 3 fases a mais, você obterá o diploma da graduação.

Cursar Tecnologia em Transporte Aéreo traz a vantagem de ter estudado outras áreas e adquirido outras competências. Certamente esse será um diferencial importante em seu futuro na carreira administrativa na aviação.

Além disso, o Tecnólogo em Transporte Aéreo pode atuar no planejamento logístico e operacional de um sistema de transporte aéreo, gerenciar recursos humanos e materiais para o desempenho de diversas tarefas, planejar serviços e implementar atividades, promover mudanças tecnológicas, aprimorar condições de segurança e promover a qualidade, saúde e proteção ambiental dos processos da aviação civil.

Esta formação superior desenvolve no profissional diversas habilidades que o tornam um verdadeiro curinga. Com ele as empresas tem uma carta na manga para diversas situações. E, o próprio profissional, desenvolve habilidades que o permitirão escolher as áreas e atribuições que mais lhe agradam. Ele poderá trabalhar no gerenciamento ou supervisão de aeroportos, empresas aéreas, ou até mesmo junto a órgãos públicos como Anac e Infraero.

Além das diversas funções e setores em que ele pode atuar, um grande diferencial são as habilidades que são desenvolvidas através da matriz curricular. O profissional que pretende seguir carreira administrativa na aviação e se torna Tecnólogo em Transporte Aéreo aprende sobre tudo que envolve o setor, além de noções de economia, filosofia e ética profissional, psicologia organizacional, matemática financeira, empreendedorismo, inglês técnico, gestão de pessoas, logística aplicada e muitos outros assuntos que o tornarão um profissional completo, pronto para atuar em qualquer função.

Uma das vantagens deste tipo de curso superior é a facilidade de ingresso. Não é necessário ter feito algum curso preparatório, nem experiência na área. Basta o diploma de ensino médio. É só ser escolhido no processo seletivo e, então, começar as aulas!

 

Agora é só começar!

Se você sempre foi um apaixonado pelo mundo da aviação e busca um trabalho que lhe traga uma boa remuneração e oportunidades de crescimento, sem dúvidas a carreira administrativa na aviação é uma ótima escolha.

Mas, se mesmo assim, você ainda tiver algumas dúvidas, deixe seu comentário!

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta