Carreira de mecânico de aeronaves: pare agora de adiar este sonho

Você sempre gostou do setor de aviação? Ver aquelas máquinas gigantes pelo céu deixam você fascinado? Sua resposta foi sim? Então, você ama mesmo aviação e com certeza seria muito feliz trabalhando nesta área, não é mesmo?

Você também gosta de mecânica e sempre se meteu a consertar as coisas, tentar descobrir como elas funcionam? Motores, componentes eletrônicos e elétricos não te intimidam? Bom, então você também é apaixonado por mecânica e sem dúvidas seria muito feliz trabalhando em algo nessa área.

Agora, imagina se você pudesse trabalhar nessas duas áreas que ama: aviação e mecânica. Ingressar na carreira de mecânico de aeronaves é mais acessível do que você imagina. Basta você querer. Separamos algumas dicas para você ter sucesso na carreira de mecânico de aeronaves!

Por onde começar: Curso de Mecânico de Aeronaves

Você quer realizar este sonho, certo? Então não perca tempo. Comece a fazer um curso de mecânico de aeronaves. Preparamos um guia rápido com perguntas e respostas pra tirar todas as suas dúvidas.

O que preciso pra fazer o curso?

Você só precisa ter 18 anos completos e o ensino médio finalizado. Simples. Não precisa ter experiência em mecânica, nem nada do tipo. Só precisa ter a vontade de aprender e a paixão pela carreira de mecânico de aeronaves.

Não tem nenhuma escola de aviação perto de mim. Como vou fazer o curso?

Você tem acesso à internet? Sim? Pronto. Você já pode começar um curso de mecânico de aeronaves. Você pode estudar tudo à distância, através da internet com nossos materiais didáticos e em nosso ambiente de estudo virtual.

As aulas práticas você pode fazer em escolas parceiras espalhadas por todo o Brasil. Provavelmente há um parceiro onde você poderá fazer as disciplinas práticas pertinho da sua casa. Dessa forma, o sonho de seguir a carreira de mecânico de aeronaves está acessível, não importa onde  você esteja.

Quanto tempo demora até me formar e trabalhar na área?

O curso é dividido em 4 períodos com duração de seis meses cada. Em dois anos você pode se formar em todos.

O primeiro módulo é o básico, que é requisito para as demais habilitações e é onde você aprende sobre os tipos de motores de aviação geral, todos os sistemas de hélices e rotores e todos os sistemas dos grupos moto propulsores.

Depois do módulo básico completo, você pode fazer os módulos que vão te especializar em determinadas áreas. Você pode se especializar em todos e se tornar um mecânico de aeronaves completo ou pode apenas fazer o que mais lhe chama a atenção. Os módulos são:

  • GMP (Grupo motopropulsor) – habilita a trabalhar com todos os tipos de motores de aviação geral (convencional ou a reação), todos os sistemas de hélices e rotores, e com todos os sistemas dos grupos moto propulsores;
  • CEL (Célula) – habilita a trabalhar com todos os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos, estrutura de aviões e helicópteros em geral, ou seja, a conhecida fuselagem da aeronave;
  • AVI (Aviônicos) – Esta habilitação permite que você trabalhe em todos os componentes elétricos e eletrônicos de aeronave, inclusive instrumentos de navegação, rádio navegação e rádio comunicação, sistemas elétricos e de radar.

Ao final de cada um desses outros 3 módulos, você já pode fazer uma prova da ANAC e, após a aprovação, receberá a CCT (Certificado de Conhecimentos Teóricos). Com isso, já é possível trabalhar em algum emprego na área em que você comprovar proficiência.

Dessa forma, com um ano de estudo, mesmo sem terminar o curso completo, você já pode conseguir trabalhar na área e dar início a sua carreira de mecânico de aeronaves.

E o salário, é bom?

o piso salarial para um mecânico que já possui CHT (Certificado de Habilitação Técnica) e experiência na função fica em torno de R$ 3.191,17, segundo a convenção coletiva de trabalho do Sindicato Nacional dos Aeroviários para o período 2017/2018 . No entanto, é comum ver remunerações maiores que o piso, com alguns benefícios e até algumas ultrapassando os R$ 10.000,00 mensais, conforme levantamento feito pelo site Love Mondays.

Quero seguir a carreira de mecânico de aeronaves!

Finalmente você tirou suas dúvidas e viu que não precisa ficar adiando o sonho de seguir a carreira de mecânico de aeronaves. Agora é só se matricular em nosso curso e começar a decolar seu futuro!

Você também pode dar uma lida em outros posts que falam mais sobre esse tema e vão te tirar mais dúvidas e ajudar na sua decisão, confira o post Trabalhar com aeronaves: realize esse sonho. E se você ainda tem qualquer dúvida, pode mandar sua mensagem pra gente ou deixar um comentário!

Facebooktwitteryoutubeinstagram
Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta