Habilitações da ANAC: conheça uma forma de tirar com sucesso

Se você é um entusiasta do ramo de mecânica aeronáutica ou até mesmo já teve alguma experiência trabalhando informalmente na área, sabe que é preciso ter as habilitações da ANAC para trabalhar efetivamente, respeitando a lei e ter chance de crescer na carreira e entrar em uma grande companhia aérea.

Felizmente, tirar as habilitações da ANAC para comprovar suas habilidades em mecânica não é algo tão difícil. Com a ajuda de uma instituição de ensino como a Aero TD, com certeza será muito mais fácil obter o know-how necessário para ser aprovado.

E aproveitando estas dicas que separamos neste post, o processo vai ficar mais fácil ainda. Então, mãos à obra! Veja como tirar com sucesso suas habilitações da ANAC.

Primeiro passo: Faça o curso de mecânico de aeronaves

Antes de começar a trabalhar na área e crescer nesta promissora carreira, você precisa se matricular em algum curso de mecânico de aeronaves para aprender a parte teórica e prática que irá te ajudar a obter suas habilitações da ANAC.

Para começar, você só precisa ter 18 anos completos e o ensino médio finalizado. Também não é necessária nenhuma experiência prévia em mecânica. Você só precisa ter paixão pela área mecânica e muita vontade de aprender.

E não importa de qual lugar do Brasil você seja, pois o curso de mecânico de aeronaves da Aero TD pode ser em uma modalidade semipresencial. Ou seja: você estuda a teoria em casa e faz as aulas práticas em oficinas parceiras distribuídas na maioria dos Estados do Brasil, facilitando ainda mais a conclusão do seu curso.

A grade curricular contempla diversas áreas importantes para o futuro mecânico e abrange matérias que serão pauta nas avaliações da ANAC.

O curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica da Aero TD é divido em 4 Períodos (módulos), O primeiro é o básico, que é requisito para as demais habilitações e nele o aluno aprende sobre os tipos de motores de aviação geral, todos os sistemas de hélices e rotores e todos os sistemas de GMP (Grupo Motopropulsor).

Depois de finalizar o Primeiro Período, que é o módulo básico, o aluno não precisa fazer a prova da ANAC e já é possível ingressar nos demais períodos do curso, que são os módulos específicos que te especializarão em determinadas áreas. São eles:

  • GMP (Grupo motopropulsor) – habilita a trabalhar com todos os tipos de motores de aviação geral (convencional ou a reação), todos os sistemas de hélices e rotores, e com todos os sistemas dos grupos moto propulsores;
  • CEL (Célula) – habilita a trabalhar com todos os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos, estrutura de aviões e helicópteros em geral, ou seja, a conhecida fuselagem da aeronave;
  • AVI (Aviônicos) – esta habilitação permite que você trabalhe em todos os componentes elétricos e eletrônicos de aeronave, inclusive instrumentos de navegação, rádio navegação e rádio comunicação, sistemas elétricos e de radar.

Veja na imagem como funciona as divisões de períodos que a Aero TD preparou para que o aluno possa se tornar um mecânico completo:

Quais são as habilitações disponíveis para mecânicos?

As habilitações da ANAC para mecânicos seguem as mesmas divisões dos módulos aprendidos durante o curso.

Por exemplo, ao final do módulo GMP, que equivale a um período do curso, você pode fazer a prova da ANAC para comprovar proficiência neste grupo e, assim, receberá o Certificado de Conhecimentos Teóricos, que atesta que você realmente está apto a trabalhar com este tipo de conjunto mecânico.

Dessa forma, ao final de cada Período do curso/módulo,  você pode fazer uma prova da ANAC que vai atestar sua capacidade e te permitirá trabalhar com aquele conjunto mecânico. Logo poderá estar habilitado, então, nestas três áreas: GMP, CEL e AVI. E assim, com seu CCT nestas três áreas o seu leque de oportunidades cresce exponencialmente. Foi por esse motivo que a Aero TD organizou todo o curso para que você possa tirar todas as carteiras com sucesso e se tornar um mecânico de aeronaves completo.

Agora, com o CCT em mãos, você já pode trabalhar como auxiliar de mecânico em empresas homologadas pela ANAC. Depois de trabalhar 3 anos com carteira assinada e adquirir a experiência necessária, o mecânico já pode se inscrever para tirar o CHT: Certificado de Habilitação Técnica. A partir daí o mecânico já está autorizado a assinar documentos relativos aos serviços executados em aeronaves, fichas de inspeção e ordens de serviço.

Depois de cinco anos o CHT deve ser renovado e o profissional é submetido a um novo teste de conhecimento prático.

Como conquistar as habilitações da ANAC de forma fácil?

Uma das formas mais simples de conseguir as habilitações da ANAC é estudando. Sim. Simples assim. Não há jeito melhor para se preparar do que fazer um curso de mecânico de aeronaves . No curso você vai aprender todos os conhecimentos teóricos necessários para se dar bem na prova.

Além disso, vá em busca de materiais fora do curso. Sempre leia livros e outros materiais sugeridos e, inclusive, vale a pena fuçar manuais de algumas aeronaves.

Hoje a internet é uma excelente aliada e você pode encontrar muitos materiais disponíveis que poderão te dar ainda mais ajuda na hora da prova.

E se você ainda tiver dúvidas e precisar de apoio para conseguir as habilitações da ANAC, fale com a gente. Venha até nossa escola ou comente aqui. Nós queremos ajudar você a decolar seu futuro!

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta