Mecânico de aeronaves: por que escolher essa profissão

Se você gosta de motores, engrenagens, sistemas elétricos, hidráulicos, todo o tipo de mecânica e os mais avançados componentes tecnológicos, a profissão de mecânico de aeronaves é tudo que você queria. Pra muitos, essa paixão por todo esse universo já é o suficiente para seguir nessa carreira. Mas nós vamos te ajudar a entender um pouco mais do que você pode conquistar ao optar por esse caminho.

Motivos para seguir a carreira de mecânico de aeronaves

Antes de qualquer coisa, saiba que ao seguir esse caminho, você estará se tornando um dos profissionais mais importantes do mundo. São os mecânicos que colaboram para que o transporte aéreo seja o meio mais seguro do mundo. O trabalho de um mecânico de aeronaves é tão importante e tão bem feito que a chance de um acidente fatal a bordo de uma aeronave é de 1 em 11 milhões! Ou seja, é mais fácil ter um acidente por conta de um ataque de tubarão (1 em 3,7 milhões) do que um acidente aéreo.

E além de colaborar para toda a sociedade e para o setor aéreo, ao escolher a carreira de mecânico de aeronaves você também estará colaborando para o seu próprio futuro.

curso mecanico de aeronaves aero td

É só prestar atenção nas vantagens que listamos a seguir.

Investimento e tempo de curso menor

Fazer o curso de mecânico de aeronaves não demora tanto tempo e tem um investimento bem menor se comparado a qualquer faculdade e outros cursos profissionalizantes. Em um curto espaço de tempo já é possível se tornar ajudante e aprender na prática e bem de perto todos os segredos da profissão

Setor aéreo em crescimento e com boas oportunidades de emprego

Temos no Brasil uma das cidades com maior frota de helicópteros do mundo: São Paulo. São 192 helipontos cadastrados pela Anac. A estimativa é que, a cada cinco minutos, pelo menos quatro helicópteros decolam ou pousam nos terraços da cidade. Com tantos helicópteros voando por aí, alguém precisa cuidar da manutenção deles. E o mesmo crescimento também acontece no setor de aviação comercial.

Estabilidade e oportunidade de trabalhar em grandes Cias Aéreas

Uma das grandes vantagens da carreira de mecânico de aeronaves é poder trabalhar nas maiores companhias aéreas do Brasil e do mundo. Ao entrar nessas empresas o funcionário pode contar com estabilidade e projeção de carreira. Além disso, pode receber diversos benefícios como auxílio saúde, alimentação, transporte, cursos de aprimoramento, plano de carreira, bonificações e muito mais!

curso mecanico de aeronaves aero td 02

E o salário?

E falando em dinheiro, o piso salarial (salário base e compensação orgânica) de um mecânico que já possui CHT (Certificado de Habilitação Técnica) e experiência na função fica em torno de R$ 3.191,17, segundo a última convenção coletiva de trabalho do Sindicato Nacional dos Aeroviários . No entanto, um levantamento feito pelo site Live Mondays, mostrou que é comum ver remunerações que ultrapassam R$ 4 mil mensais.

Pare de perder tempo e comece agora mesmo a seguir a carreira dos seus sonhos!

Se chegou até aqui e está lendo entusiasmado e pensando no seu futuro trabalhando com aquelas máquinas incríveis, então é sinal de que você precisa começar a estudar e investir na sua carreira agora mesmo!

Pra iniciar o curso de mecânico de aeronaves da Aero TD o único pré-requisito é ter 18 anos e o ensino médio completo. Simples assim.

Mesmo se não tiver uma unidade da Aero TD perto de você, é possível fazer o curso semipresencial, estudando em casa e indo a nossa escola em Florianópolis-SC ou até um de nossos parceiros de oficinas em outros estados apenas para realização de provas e disciplinas práticas. Confira a página do nosso curso e veja o depoimento de alguns de nossos ex-alunos que já estão empregados, mesmo fazendo o curso à distância. Se você ainda está em dúvida, o depoimento deles vai te provar que o sucesso nesta área só depende de você!

E por falar em trabalhar na área, este curso tem um grande diferencial, pois logo no final do segundo período já é possível fazer uma prova da ANAC e ter o seu CCT (Certificado de Conhecimentos Teóricos) que já possibilita o trabalho como auxiliar ou ajudante de mecânico.

Os módulos (períodos) tem duração de seis meses cada. O primeiro é o módulo básico, que qualifica o aluno sobre os tipos de motores de aviação geral, todos os sistemas de hélices e rotores, e com todos os sistemas dos grupos moto propulsores.

O segundo é o GMP (Grupo motopropulsor), que habilita a trabalhar com todos os tipos de motores de aviação geral, todos os sistemas de hélices e rotores e com todos os sistemas dos grupos motopropulsores. Aqui já é possível fazer a prova da ANAC e tirar seu CCT para trabalhar em setores ligados a esse tipo de habilitação.

O terceiro é o CEL (Célula), que habilita a trabalhar com todos os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos, estrutura de aviões e helicópteros em geral (fuselagem da aeronave).

E o último é o AVI (Aviônicos), que habilita a trabalhar com todos os componentes elétricos e eletrônicos de aeronave, inclusive instrumentos de navegação, rádio navegação e rádio comunicação, sistemas elétricos e de radar.

curso mecanico de aeronaves aero td 03

Após o curso, que tem duração de dois anos, o profissional sai habilitado em 3 áreas relacionadas à manutenção de aeronaves, tendo uma gama variada de opções para trabalhar. Então, não perca mais tempo, inscreva-se e comece agora mesmo a decolar seu futuro!

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta