Passos para ter sucesso como profissional da aviação

O setor aéreo está repleto de oportunidades. Você pode seguir carreira como piloto, comissário de voo, mecânico de aeronaves, além de ter outras diversas vagas no setor administrativo e em órgãos públicos onde você pode ter sucesso como profissional da aviação. Sem falar que nos últimos meses o setor vem mantendo bons índices de crescimento e recebendo cada vez mais investimentos.

Mas mesmo com os números atuais e projeções futuras mostrando que este ramo só tende a crescer ainda mais, é essencial que o profissional busque seu aperfeiçoamento. Isso é primordial em qualquer carreira, diga-se de passagem. Não adianta apenas entrar no mercado de trabalho, se sentar na confortável cadeira do comodismo e ficar passivo enquanto o mundo gira. É preciso se aperfeiçoar e se destacar. Se você fizer o comum, não buscar ser melhor e crescer, fica difícil ter sucesso como profissional da aviação.

Mas, se você não gosta de ser só mais um e quer realmente se diferenciar, nós vamos te dar algumas dicas que vão te fazer alçar voos mais altos.

Estudar muito é primordial para ter sucesso como profissional da aviação

O setor aéreo é movido pela tecnologia. Afinal, quer revolução tecnológica maior do que a capacidade de levar centenas de passageiros de um lugar para o outro e com o segundo maior índice de segurança dentre os meios de transporte? E sabe qual o único meio de transporte mais seguro que o avião? O elevador!

Para conseguir um meio de transporte tão seguro é preciso tecnologia de ponta. E para isso é preciso estudar e se aperfeiçoar cada vez mais para acompanhar os avanços tecnológicos. Tudo que você aprendeu hoje pode ficar obsoleto em um curto espaço de tempo. Por isso, quem deseja ter sucesso como profissional da aviação precisa estudar muito!

E além dos diversos cursos profissionalizantes que podem lhe preparar para cargos no ramo da aviação, é possível também ingressar em faculdades, como a de Tecnologia em Transporte Aéreo, que além de dar uma visão muito mais ampla sobre diversos assuntos, aumenta o leque de oportunidades.

O Tecnólogo em Transporte Aéreo, por exemplo, pode atuar no planejamento logístico e operacional de um sistema de transporte aéreo, pode gerenciar recursos humanos e materiais para o desempenho de diversas tarefas, planejar serviços e implementar atividades, promover mudanças tecnológicas, aprimorar condições de segurança, qualidade, saúde e proteção ambiental dos processos da Aviação Civil.

Passos para ter sucesso como profissional da aviação

Por isso, se você quer crescer nesse ramo de atuação, sugerimos que, primeiro invista em um curso superior e, depois, continue sempre estudando. Existem diversos cursos complementarem que você pode encontrar na área. As próprias empresas de aviação incentivam e promovem cursos de aperfeiçoamento. Não deixe de aproveitar estas oportunidades.

Não se esqueça do networking

Para ter sucesso como profissional da aviação, assim como em qualquer área, o contato com outras pessoas é essencial. Quanto mais pessoas você conhece e se relaciona, mais oportunidades podem surgir, mais você aprende, mais evolui.

Passos para ter sucesso como profissional da aviação 02

Por isso, sempre que possível, faça cursos, vá a palestras, seminários e todos os lugares onde possa conhecer outros profissionais. Vá a um happy hour ou festas com seus colegas. Sente-se para um café com algum conhecido (ou até mesmo desconhecido). Se está viajando, vá em lugares diferentes quando chegar ao seu destino. Aproveite para ser turista e conhecer lugares e pessoas novas.

Aprenda novas línguas

Para ter sucesso como profissional da aviação é essencial que você saiba mais de uma língua. Afinal, este é um setor altamente globalizado que lida com turistas dos quatro cantos do mundo diariamente. Além disso, os instrumentos, peças, procedimentos, manuais, boa parte do que existe neste setor vem por padrão na língua inglesa. Por isso, quem tem um curso e sabe falar fluentemente o idioma sai na frente.

Mas é importante não se contentar apenas com o inglês. Outro idioma essencial para quem trabalha no setor aéreo é o Alfabeto Fonético Internacional, conhecido como Alfabeto Zulu. Ele universaliza a comunicação em diversos setores do transporte, tanto aéreo, como náutico, inclusive militar.

Quanto mais idiomas você aprender, mais portas irão se abrir em vários lugares do mundo. Então, invista nisso!

Passos para ter sucesso como profissional da aviação 03

Tenha atitude

Para ter sucesso como profissional de aviação você precisa ser ativo, gostar de desafios e ter atitude. O mercado busca profissionais que conseguem ser proativos e estão sempre em busca de algo mais.

Então, comece agora mesmo a ter atitude e se matricule no curso que vai fazer você mudar de vida e decolar seu futuro! Acesse nosso blog e confira mais dicas.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta