Perfil Profissional da Aviação Civil

Já postamos aqui no Blog Decole Seu Futuro vários estudos falando sobre o crescimento da aviação brasileira. Este crescimento representa um aumento nas oportunidades de emprego para Comissários de Voo, Mecânicos de Aeronaves, Pilotos, check in e setores administrativos dos aeroportos brasileiros.

Estes estudos são bons sinais para quem quer ingressar nesta área mas não significa sucesso absoluto para os candidatos, pois o mercado, mesmo que promissor, é competitivo e os processos seletivos são bem exigentes.

O item mais importante avaliado pelos recrutadores é o PERFIL PROFISSIONAL DA AVIAÇÃO CIVIL que é o conjunto de habilidades, competências e atitudes (o famoso CHA).

Este requisito gera muitas dúvidas nos candidatos que querem ingressar na aviação.

Ao pesquisar junto aos recrutadores das principais empresas aéreas e acompanhando as histórias dos ex-alunos que ingressaram nas carreiras de Comissários de Voo, Mecânicos de Aeronaves, Pilotos, profissionais do check in e setores administrativos nos aeroportos brasileiros, podemos notar que existe algo em comum. Foi assim que definimos o PERFIL PROFISSIONAL DA AVIAÇÃO CIVIL.

O BOM HUMOR

Quem nunca conviveu ou teve que executar uma tarefa com pessoas mal humoradas? A atividade pode até ser simples, mas se torna difícil, pesada e o tempo parece parar. A energia de uma pessoa mal humorada contamina o ambiente de forma negativa.

O bom humor está no topo da nossa lista porque sempre nos auxilia nas mudanças, nos torna criativos até mesmo sob pressão, nos possibilita trabalhar com mais eficiência, torna os processos mais sadios e transmite boas energias. 

  

ENTUSIASMO

Os melhores profissionais da aviação, são acima de tudo, entusiasmados e tem amor pelo que fazem, não estão preocupados somente com a situação financeira. O salário e os inúmeros benefícios de trabalhar com a aviação são importantes, mas não podem ser o principal motivo para que quer ingressar ou quer continuar atuando na área.

O profissional que tem o entusiasmo, sempre demonstra Interesse em aprender, em aprofundar-se nos assuntos, em compreender o funcionamento de sua área e tem vontade de colocar seu potencial a serviço da empresa.

EMPATIA / ESPÍRITO DE SERVIR

O atual perfil profissional da aviação civil exige, mais do que nunca a empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro.

A pessoa que é empática, apresenta sempre boa vontade na execução de tarefas e tem a capacidade de tratar com cordialidade tanto os colegas, quanto os clientes e este é o motivo pelo qual as empresas de um modo geral, estão preocupadas com a qualidade do atendimento.

Hoje, não é só o preço das passagens que determina a escolha da empresa aérea que o passageiro escolhe voar, pois dependendo da promoção e época da compra da passagem, qualquer cia pode estar com o preço mais barato.

Par melhor entender, imagine um passageiro que faz um voo na empresa “x” e tem uma boa experiência durante toda viagem, desde a compra da passagem até ele sair do aeroporto. Com certeza, quando este passageiro for voar novamente, irá procurar a empresa “x” que ele irá procurar e não será R$ 20,00 ou R$ 30,00 de diferença que o fará trocar de empresa. 

HUMILDADE

Você já ouviu uma antiga expressão que diz que nascemos com dois ouvidos e uma boca? Isto é, devemos ouvir mais e falar menos.

Dentro da aviação não existe o “dono do saber”, quanto mais cursos, treinamentos e experiência tiver, mais o profissional se conscientiza de como ele é pequeno e tem ainda muito a aprender.

Mesmo um comandante com muitos anos de experiência, sempre terá algo a escutar e aprender de um mecânico, comissário e agente de check-in.

Para resumir, a humildade é a capacidade e a disposição de acatar ordens e executar tarefas, assumir limitações ou eventuais erros e mostrar abertura a sugestões e críticas pertinentes ou não ao seu cargo.

ENVOLVIMENTO

Nada mais é do que ter a habilidade de trabalhar em equipe, a preocupação em interagir com os colegas de forma clara, assertiva e manter a união do grupo e muitas vezes até executar tarefas que não competem à sua função, desde que não afete a segurança.

Olha só essa história que aconteceu com uma grande companhia aérea:

O ônibus que faz o translado do aeroporto de Guarulhos para Congonhas estava lotado de passageiros e tripulantes e teve problemas com o sistema de ar condicionado.

A viagem tinha tudo para ser um terror: todos os assentos ocupados, trânsito caótico e fazia muito calor. Mas duas comissárias, percebendo a situação dos responsáveis pelo transporte terrestre, resolveram agir como “rodomoças” e começaram a servir água e interagir com os passageiros e os demais tripulantes.

Esta atitude não foi solicitada nem pelos seus chefes e muito mesmo pela empresa, tudo partiu do envolvimento das comissárias, que perceberam uma situação adversa que qualquer empresa pode enfrentar.

A equipe de transporte terrestre ficou extremamente agradecida, pelo auxílio que transformou uma viagem que ia ser horrível, em uma situação que foi percebida como positiva na visão dos passageiros.

É por isso que o perfil profissional da aviação civil valoriza muito o envolvimento do colaborador com o público interno e externo de um empresa. 

CARISMA

O carisma que estamos falando aqui neste blog post, não é aquele carisma dos artistas como Ivete Sangalo, Anita, Luciano Huck, que atraem multidões para os seus shows, seguidores nas redes sociais e que tem destaque na mídia.

O carisma que estamos nos referindo aqui é a capacidade de executar as tarefas com boa vontade, sem esperar nada em troca, causando assim, uma boa impressão, de forma natural, se destacando e tornando-se referência no meio do grupo. 

FIRMEZA AO SE POSICIONAR

Tudo o que é feito na aviação civil mundial é regido sobre a ótica da segurança. Não é à toa que o avião é o meio de transporte mais seguro do mundo.

Se a aviação gira em torno da segurança e confiança você consegue conceber trabalhar com alguém que não tem firmeza ao se posicionar? Na aviação isso é absolutamente impossível. Demonstrar segurança é muito importante para exercer qualquer atividade na aviação, principalmente os comissários que atuam diretamente com os passageiros. 

Um comissário, um mecânico ou piloto passando alguma informação de forma segura para os passageiros ou demais colegas de trabalho também auxilia na demonstração de empatia!

OBRIGAÇÃO DE QUALQUER PROFISSIONAL

Você observou que não foram citados a cordialidade, pontualidade, assiduidade, responsabilidade e dedicação porque não são mais considerados critérios que diferenciam um profissional para qualquer setor, principalmente da aviação.

Você consegue imaginar um avião não decolar por falta de um comissário, um profissional do check-in que se atrasou, um mecânico que não se dedicou na manutenção de aeronaves ou por um piloto irresponsável, que não se preocupa com a segurança da aeronave?

Estes são os motivos pelos quais esses critérios não são considerados somente importantes, mas INDISPENSÁVEIS para o PERFIL PROFISSIONAL DA AVIAÇÃO CIVIL.

Assista ao vídeo:

Facebooktwitteryoutubeinstagram

2 comentários em “Perfil Profissional da Aviação Civil

    1. Salve José! Obrigado por expressar sua opinião! Continue participando e deixando suas sugestões e participe também das nossas redes sociais! Grande abraço!

Deixe uma resposta