Piloto de aeronaves: como seguir essa carreira?

Conquistar os céus é o sonho de muita gente. E um dos melhores caminhos para realizar o sonho de viver perto das nuvens é se tornando um piloto de aeronaves. Como piloto você poderá conhecer novos lugares, novas culturas, enfrentará uma carreira cheia de desafios e uma rotina dinâmica.

Se você já tem esse desejo e não tem medo de altura, já é um bom começo. Agora, para seguir essa carreira, você vai precisar escolher um caminho que te leve a esse objetivo. Mas, pra ajudar a tornar tudo mais fácil, nós vamos te dar algumas dicas do que fazer para conseguir desenvolver sua carreira de piloto de aeronaves.

Para ser piloto de aeronaves você pode começar pelas aulas práticas

A maioria das pessoas que busca esta carreira começa pelo curso de piloto de aeronaves. Este curso possui um breve módulo teórico que permitirá ao aluno entender um pouco mais sobre navegação aérea, meteorologia, aspectos fisiológicos da aviação civil, segurança de voo, aerodinâmica e teoria de voo, conhecimentos técnicos em motores e as regulamentações do tráfego aéreo. Tudo isso formará uma forte base teórica para que o aluno possa iniciar suas aulas práticas.

Para ingressar neste curso e começar a carreira de piloto de aeronaves, é necessário apenas que o futuro aluno tenha 18 anos e o ensino médio completos ou completar até o final do curso. Também é necessário que o canditado seja admitido em um exame médico feito pela ANAC. O Certificado Médico Aeronáutico (CMA) é realizado em local homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil e é exigência básica para que o aluno possa iniciar as horas de voo na aeronave pretendida.

O treinamento prático consiste em 40 horas de voo e ao término da parte prática, o aluno fará um voo de check com um Instrutor da ANAC. Ao ser aprovado o aluno será detentor do CHT Certificado de Habilitação Técnica (conhecido também como Brevê ou Licença de Voo) de Piloto Privado, podendo assim, pilotar aeronaves privadas em voos diurnos (VFR) sem remuneração.

E se quiser continuar crescendo nesta carreira, é possível fazer o curso de piloto comercial, que aumentará ainda mais os estudos da parte teórica e permitirá que o aluno obtenha mais horas de voo e conheça mais aviões e tecnologias.

O treinamento prático consiste em mais 150 horas de voo para pilotos de avião e 100 horas de voo para helicópteros, sendo incorporadas as horas do curso de piloto privado. Ao final o aluno estará apto a pilotar aeronaves em voos diurnos e noturnos e ainda pode ser contratado e remunerado por isso.

Um caminho mais completo

Outra opção para se tornar piloto de aeronaves é ingressar no Curso de Ciências Aeronáuticas que está em fase final de implantação na Aero TD.

Neste curso o aluno vai poder, não apenas aprender a parte teórica, que lhe possibilitará trabalhar em diversas funções administrativas, mas também poderá sair do curso com habilitação para seguir carreira como piloto comercial. Além de ingressar nesta profissão, ao final do curso você sai habilitado como bacharel em Ciências Aeronáuticas.

Estes novos profissionais atenderão às demandas do setor aeronáutico em três eixos: (1) Formação Aeronáutica, (2) Formação Gerencial e Humana e (3) Formação Prática de Voo. Ou seja, estarão aprendendo a teoria, treinando e aplicando através da prática e ainda desenvolvendo habilidades gerenciais, sociais e humanas, tão importantes para qualquer profissional completo hoje em dia.

O curso terá uma carga-horária total de 2.520 horas de teoria, abrangendo os mais diversos aspectos da formação deste profissional. Terão ainda 200 horas de instrução prática que irão colaborar diretamente para a evolução do piloto, 100 horas de atividades complementares e mais 120 horas de disciplinas optativas.

Se você deseja ser um piloto de aeronaves completo, este, sem dúvidas, é o melhor caminho, pois alia a teoria com a prática, te transformando em profissional além das funções técnicas dentro de um cockpit. Você vai sair deste curso formado, com experiência prática e muito conhecimento teórico sobre as mais diversas áreas, o que vai permitir que você aproveite todas as oportunidades que o setor aéreo pode te oferecer.

Se você se interessou, não deixe de entrar em contato com a gente, para que você fique por dentro das novidades e saber assim que o curso for lançado. Embarque nessa e venha decolar seu futuro!

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta