Preciso fazer uma faculdade para ser piloto de aeronaves?

A resposta curta e simples é: Não. Não é necessário ter faculdade para ser piloto de aeronaves. Mas você quer ter sucesso nessa profissão? Então é altamente recomendado que você tenha um curso superior. E nas próximas linhas nós vamos te explicar tudo, para que você entenda como funciona o processo e o que você tem a ganhar ao fazer alguma graduação focada no setor aéreo e na profissão de piloto.

Como faço pra ser piloto sem fazer faculdade?

Se você não quiser, não é preciso fazer uma faculdade para ser piloto de aeronaves. Mas vai ser preciso, sim, muito estudo e dedicação. Primeiramente, será necessário cumprir alguns requisitos até que você possa comandar um cockpit.

Você vai precisar ter o curso teórico e prático para receber a habilitação para atuar como piloto privado. Com o certificado de piloto privado é possível fazer voos não remunerados. Esse certificado é o pré-requisito para iniciar o curso para se tornar um piloto comercial e, então, poder trabalhar com remuneração e ser, inclusive, contratado por grandes companhias aéreas.

Preciso fazer uma faculdade para ser piloto de aeronaves

No entanto, para ser contratado por essas empresas serão necessárias, no mínimo, 150 horas de voo para que o aluno possa pedir um voo de check com um instrutor da Anac para aferir suas habilidades e retirar sua CHT – Certificado de Habilitação Técnica de Piloto Comercial.

Ou seja, é um caminho longo e cansativo. Você vai precisa estudar muito a parte teórica, mas, principalmente, fazer muitas horas de voo em aeroclubes pra suprir as exigências da ANAC e das empresas de aviação civil.

Se não é preciso faculdade para ser piloto de aeronaves, por que fazer?

Vamos começar por uma das vantagens mais práticas, que pode gerar boa economia pra você. Se você optar por um curso de Ciências Aeronáuticas como o oferecido pela Aero TD, você conseguirá, além das horas de teoria, acumular também 200 horas de prática, dispensando você dos gastos com o aeroclube e com toda a vantagem de estar aprendendo muito mais com aulas teóricas e com o networking com colegas e profissionais da área.

Outra vantagem da faculdade para ser piloto de aeronaves é que na hora de contratar, por exemplo, as grandes companhias aéreas exigem menos horas de voo daqueles que possuem uma graduação na área. Sem falar que a formação em aeroclube, que ensina apenas aquilo que ocorre no voo, pode deixar o profissional limitado à cabine do avião. E isso é muito arriscado. Há vários exemplos de pilotos que ficaram sem saber o que fazer quando grandes empresas aéreas, como Varig, Webjet e Transbrasil faliram.

Preciso fazer uma faculdade para ser piloto de aeronaves 02

E num cenário mais pessimista, se o piloto for reprovado em um dos testes anuais de saúde que é obrigado a fazer, pelo menos aquele que fez uma faculdade para ser piloto de aeronaves terá oportunidades em outras áreas, mesmo se estiver impossibilitado de comandar um avião.

Um aluno graduado em Ciências Aeronáuticas, por exemplo, tem amplo conhecimento em relação à aviação e todas as áreas relacionadas. Ele tem expertise sobre gestão de pessoas, processos administrativos, planejamento logístico e até mesmo saúde ocupacional. Ele deixa de ser apenas um “empurrador de manetes” e passa a ser o gestor de uma unidade de negócios da companhia. Por esse motivo ele se torna um profissional diferenciado e com muito mais oportunidades do que aquele que acha que não precisa de faculdade para ser piloto de aeronaves.

Como funciona o Curso de Ciências Aeronáuticas e como ele pode ajudar a ser um piloto melhor?

O profissional que optou por fazer uma faculdade para ser piloto de aeronaves e escolheu o Curso de Ciências Aeronáuticas da Aero TD chegará ao mercado de trabalho pronto para desempenhar diversas atividades e com habilidades que vão além da cabine do avião.

Preciso fazer uma faculdade para ser piloto de aeronaves 03

Estes novos profissionais atenderão às demandas do setor aeronáutico em três eixos:

  1. Formação Aeronáutica;
  2. Formação Gerencial e Humana;
  3. Formação Prática de Voo.

Ou seja, estarão aprendendo a teoria, treinando e aplicando através da prática e ainda desenvolvendo habilidades gerenciais, sociais e humanas, tão importantes para qualquer profissional completo hoje em dia.

Entendemos que, mais do que ter as capacitações técnicas e práticas, é preciso que este profissional saiba se relacionar, trabalhar em equipe, gerenciar crises e solucionar os mais diversos problemas que possam surgir. Sendo a aviação uma área marcada pela constante troca de informações, contato com outras culturas e pessoas, é essencial desenvolver neste profissional o lado mais emocional e humano.

Por este motivo é indispensável formar profissionais preocupados com a segurança de aeronaves de linhas aéreas comerciais, com a gestão da aviação civil, comprometidos com um posicionamento crítico/reflexivo e com a sustentabilidade socioambiental, para que sejam capazes de atuar com qualidade e efetividade nos serviços desse segmento no país.

Como faço pra me matricular?

Se você entendeu que é super importante fazer uma faculdade para ser piloto de aeronaves, fique ligado no processo de seleção do curso de Ciências Aeronáuticas. Serão ofertadas, inicialmente, 150 vagas por semestre e a escolha será feita por critérios estabelecidos pela Aero TD e dispostos em edital, onde serão explicitados todos os prazos, documentação exigida, relação das provas, critérios de avaliação, normas para a matrícula dos aprovados e classificados e outras informações.

Podem participar do processo seletivo todos aqueles que já tiverem completado o ensino médio. Caso ainda tenham vagas a serem preenchidas, mesmo após a aplicação das provas para a seleção, poderão ser concedidas vagas àqueles que já possuem diploma de graduação ou que venham de algum outro curso ou instituição de ensino superior.

Assim que aprovados no processo seletivo, os classificados já podem se matricular e começar suas aulas.

O Curso de Ciências Aeronáuticas da Aero TD já está aprovado pelo MEC e as inscrições já estarão abertas. Então, aproveite, não deixe essa oportunidade passar. Cadastre-se para receber nossas novidades e ser o primeiro a saber sobre este novo curso que vai decolar seu futuro!

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta