egidezia_marques_aerotd_palestra_aerotd_01

Primeira Parte da Palestra Processo Seletivo de Egidezia Marques

Esta é a Primeira Parte da Palestra Processo Seletivo de Egidezia Marques

Egidézia Marques é especialista em seleção de empresas aéreas e desde 2006 trabalha com análise de perfil. Participou do Startup da Gol Transportes Aéreos (em 2000) e da Azul Linhas Aéreas (em 2008). Atualmente presta consultoria em Recrutamento & Seleção e Treinamento às empresas.

parte-01-destacada

No dia 27 de junho de 2015, Egidezia palestrou sobre o tema Pilares do Processo Seletivo na AERO TD em Florianópolis – SC.

O evento é destinado para alunos e ex-alunos do Curso de Comissário(a) de Voo, que participaram de forma presencial e também ao vivo via webconferência.

Participando da transmissão on-line, todos puderam fazer seus questionamentos através do chat. Além de Florianópolis, diversos alunos de outras cidades do estado de Santa Catarina (Criciúma, Joinville, Brusque, Itajaí, Penha, Blumenau, Balneário Camboriú e Ponte Alta) participaram da palestra. Interagiram também, pessoas das cidades de Sorocaba – SP, de Santa Cruz do Sul – RS e inclusive da Colômbia.

O tema da palestra foi sobre os Pilares do Processo Seletivo, Egidezia salientou sobre o Conhecimento, a Habilidade e a Atitude do profissional.

CHA – (Sigla que significa Conhecimento, Habilidade e Atitude)

 

Egidezia iniciou sua palestra explicando que a competência é a capacidade que o indivíduo tem de coordenar um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes e são esses elementos que tornam um profissional competente. É o que faz um profissional estar acima da média. Mesmo quando uma pessoa tem habilidade e conhecimento, se ela não tem atitude será somente um profissional que faz aquilo pelo qual está sendo pago.

A grande diferença no processo seletivo é a ATITUDE.

A sua principal recomendação é que os profissionais interessados tenham atitude e demonstrem isso claramente, mostrando que é preciso pensar: quero ser “o” comissário ou “a” comissária e não mais um comissário, mais uma comissária.

A pessoa que tem atitude, é quase certo que não vai só participar de um processo seletivo, ela vai lá para pegar a sua vaga.

Outra coisa muito importante em um processo seletivo é o seu estilo comportamental. Existem muitos cursos e pessoas que dão a “receita do bolo”, mas isso não existe, pois cada um tem o seu estilo comportamental. O mais importante é ser autêntico e para isso é preciso se conhecer, saber o que você tem de muito positivo para que isso seja demostrado na entrevista e saber também, quais os pontos que precisa desenvolver e cuidar. Veja bem, não é esconder os pontos negativos, porque cedo ou tarde eles irão aparecer.

Por exemplo, o mais extrovertido, pode se destacar ao saber se comunicar, mas deve tomar o cuidado para não falar demais, dar excesso de informações, falar sobre coisas que não precisam, que estão fora de contexto, só para passar o tempo.

Já o analítico é objetivo, responde o que é perguntado, mas ele pode ficar tanto tempo observando qual a melhor forma de fazer determinado trabalho, que pode acabar esquecendo de interagir com a equipe.

O candidato poderá até “tapear” a equipe que faz o processo seletivo, mas depois terá o período de experiência de 03 meses.

O estilo comportamental é como um músculo que você precisa definir, por isso deve ser exercitado, construir todos os dias, de maneira constante e isso deve se tornar um hábito.

Perfil

O candidato, além de se conhecer, precisa saber como está o mercado de trabalho. Jamais vá a um processo seletivo de qualquer empresa sem saber tudo sobre ela, qual a sua visão, seus valores, procure saber quem é o gerente de comissários. Se você estuda a empresa, conhece o que ela busca, aumenta muito as suas chances. Você não pode desejar alguma coisa sem saber nada sobre ela.

A dica é entrar nos sites, cuidar com o que é publicado na internet, procurar fontes confiáveis e que tenham o compromisso com a verdade. Assim como nós temos o perfil comportamental, as empresas também possuem e quando se fala de perfil não existe bom e o ruim, e sabendo sobre estes perfis o candidato poderá se adaptar melhor à empresa.

Esta foi a PARTE 1/4 da Palestra Pilares do Processo Seletivo – Egidezia Marques. 

No dia 28/08/2015 tem mais webconferência com a Egidézia que falará sobre o CURSO PREPARATÓRIO PARA SELEÇÃO

 

 

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *