A próspera carreira do Comissário de Voo – Parte 1

Alexandre Pupe

A palestra de Alexandre Pupe – Gerente Geral de Comissários de Voo da Azul Linhas aéreas, que aconteceu no dia 27 de junho de 2015 na AERO TD em Florianópolis – SC, deixou bem claro que para se traçar grandes voos e alcançar grandes objetivos é necessário preparar o trajeto antes, é preciso estudar o que se quer para tomar as decisões. É preciso ter energia.

A Aero TD criou um espaço para palestras que tem como objetivo, trazer para seus alunos e interessados na profissão de comissário de voo, todas as orientações possíveis sobre a carreira, o perfil profissional e o mercado de trabalho.

O conteúdo que será disponibilizado a seguir, é o resultado das valiosíssimas orientações de Alexandre Pupe, que é praticamente um tutorial para quem quer ser um(a) comissário(a) bem sucedido(a) dentro da Azul.

Portanto, durante o mês de julho, o blog #DecoleSeuFuturo irá publicar semanalmente a sequência dos tópicos abordados nesta palestra.

Alexandre Pupe
Alexandre Pupe Tem 30 anos de aviação – trabalhou 26 anos na VARIG – em março de 2008 entrou para a AZUL. Entre 11.000 tripulantes, é de matrícula número 14. Hoje ele se orgulha em ser um dos Embaixadores da Marca que pode falar da Empresa.

Alexandre Pupe ressaltou alguns tópicos que são muito importantes. Nesse primeiro momento serão abordados o Perfil do Profissional e as Etapas do Processo Seletivo.

PERFIL DO PROFISSIONAL

Existem pessoas que não possuem características de atendimento e querem trabalhar de comissário. Gostar de gente, diz Alexandre, é uma arte. Tem que ter um algo mais. Nós já recebemos cerca de 8 mil currículos e não queremos alguém que tenha somente como objetivo entregar a “batatinha”, precisamos de um profissional dedicado e focado na Missão, Visão e Valores da empresa. O profissional, que tem o crachá da Azul deve considerá-lo como uma medalha. Porque é assim que esperamos do nosso profissional, que ele seja honrado com sua profissão. Atendemos Clientes e essa deve ser a percepção do candidato quando se refere aquele ser humano que nos contratou para honrá-los nesse transporte. Entendemos que a nomenclatura passageiro, não deve ser utilizada e que Cliente deve ser preservada. O Cliente bem atendido, retorna sempre. A Azul acredita que você é também um promotor de venda – se faz um bom atendimento, o cliente volta.

Então a dica é a seguinte: quando você for fazer uma seleção na Azul ou em qualquer empresa aérea, estude a empresa, pois o perfil é diferente para cada uma. Uma escola prepara você para todas as empresas aéreas, mas se você for convidado para um processo seletivo na AZUL , estude o perfil dela e não misture com o perfil traçado pela “AMARELA Linhas Aéreas”.

ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

Em primeiro lugar é importante observar que existem as exigências fundamentais, que seriam:

– Ter a carteira pronta da ANAC;

– Ter o espírito da AZUL;

– Ter mais de 18 anos;

– possuir o idioma (serão ressaltados no próximo post).

– Ter o CMA (Certificado Médico Aeronáutico) em dia e se não estiver válido, terá que ser providenciado em até 15 dias (o ideal é ir com tudo pronto).

O Processo Seletivo acontece em DUAS FASES:

1) Avaliações – Provas (Conhecimentos básicos da Língua Portuguesa;  Prova Técnica e Avaliações de Raciocínio Logico e de Atenção), totalizando 4 provas no dia da entrevista.

2) Segundo momento será a avaliação de idioma , entrevista com um representante da Gerencia de Comissários e Psicóloga e Avaliação médica.

Na AZUL existem 8 bases de comissários. O que é uma Base de Comissário? É de onde o comissário sai de… e volta para… São elas: Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Natal, Salvador, Manaus e Campinas.

Como são comunicados aos candidatos que eles foram APROVADOS ou REPROVADOS na seleção?

Todos os candidatos recebem o resultado por email e/ou telefone. Aqueles que foram reprovados receberão esse Comunicado por email. Infelizmente pela quantidade de candidatos não é viável dar um Feedback. Entendemos a importância do mesmo mas o tempo para ser realizado inviabiliza um Feedback eficaz. As empresas aéreas não tem esse tempo e não possui um time destinado para essa finalidade.

Se for aprovado, o RH entrará em contato com você para lhe comunicar o dia e a logística do inicio da Turma. A informação será da seguinte maneira: Você foi aprovado e a sua turma será a XX/2015 , por exemplo, com base em Belo Horizonte. Caso você decline esse convite você automaticamente fica dispensado do processo de contratação.

Tendo o aceite do convite , o candidato entrará em treinamento na data informada por um período de aproximadamente 40 dias finalizando com a Formatura da turma que será realizada na UNIAZUL.

Um dos problemas apresentados é quando a tripulante desiste do treinamento ainda em curso. Esse processo é doloso e a reposição dessa tripulante demora 90 dias.

NÃO FAÇAM ISSO ressaltou Alexandre Pupe! Afinal levamos em conta os Valores apresentados em vários momentos para o candidato (INTEGRIDADE e CONSIDERAÇÃO), que deve ser da empresa para o profissional e do profissional para a empresa.

Ao iniciar o treinamento? A Azul dá assistência ou a pessoa fica por conta? Como ficam os custos?

A AZUL tem o compromisso de um salário de treinamento por esse periodo. O aluno receberá o almoço na empresa (Uniazul) , o jantar assim como a hospedagem  será por conta dele. Outros colegas que já passaram pelo treinamento, já sabem de várias pousadas que tem na cidade de Campinas – SP e que ficam perto do local do treinamento (UNIAZUL). Mas é importante observar que o salário do Trainee é compatível com o treinamento da sua profissão.

Você pode mudar a base que a AZUL escolher?

Com Certeza! Depois de 6 meses voados na função, você tem a opção de solicitar a sua base de preferência e ficar aguardando a transferência que é viabilizada se baseando na senioridade do tripulante. Alexandre Pupe afirmou que fez um projeto desde março de 2014, e que já transferiu 354 pessoas – as pessoas estão felizes! Comentou. Entram em uma determinada base, gira nela 6 meses e depois existe sim, uma grande possibilidade de trocar.

A próspera carreira do Comissário de voo – Parte 2

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3 comentários em “A próspera carreira do Comissário de Voo – Parte 1

  1. Tendo ciência que existe 8 bases de comissários, a minha dúvida é a seguinte; moro em Florianópolis, existe a possibilidade de ficar na base de Guarulhos, mas continuar morando em Florianópolis? Esse deslocamento seria por minha conta então?
    Creio que o importante é estar no horário do meu voo no local de saída.
    Grata desde já

    1. Olá Rebecka! As Cias possuem diferentes bases pelo Brasil. As mais comuns são Campinas (Azul), São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, etc. Nenhuma tem base em Florianópolis. Os tripulantes podem viajar de passe extra particular gratuitamente pela empresa que trabalha e nas outras empresas também, sujeito a vaga seguindo a senioridade e hierarquia para prioridade de embarque. Pode-se morar fora da base desde que o tripulante esteja no horário da apresentação para a programação da escala.

      Espero ter ajudado com a resposta. Obrigado por entrar em contato. E você? Já tem um curso na área da aviação? Grande abraço!

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