Quer ingressar na área da aviação? Conheça as carreiras

Ultimamente temos visto um bom crescimento na área da aviação em nosso país. Ficou mais fácil e barato viajar, a infraestrutura vem melhorando e a recente facilitação da entrada da iniciativa privada está ajudando a injetar dinheiro neste setor, promovendo também a criação de novas rotas e aeroportos.

Com mais gente viajando, mais pessoas vão precisar trabalhar para garantir conforto e segurança. Serão necessários mais pilotos, comissários de voo, mecânicos, atendentes, operadores de tráfego, etc.

Por isso, quem investe nas carreiras do setor aéreo tem um futuro promissor. O mercado está precisando de profissionais capacitados e aqueles que já estão se preparando, largam na frente.

Quer ingressar na área da aviação - Conheça as carreiras

E, ao contrário do que muitos pensam, as carreiras na área da aviação são bem variadas, extrapolando os limites das cabines e aeronaves. Além das tradicionais carreiras, vamos te mostrar outras diversas oportunidades que pode aproveitar nesse setor.

As tradicionais carreiras na área da aviação: Piloto, comissário de voo e mecânico de aeronaves

Esses são os postos mais conhecidos e buscados na área da aviação. O piloto é o comandante da aeronave, responsável por colocar ela no ar e transportar todos em segurança. Para ingressar nessa carreira é possível fazer um curso de piloto de aeronaves, que prepara o aluno com aulas teóricas e práticas.

Ainda é possível fazer a faculdade de Ciências Aeronáuticas, que é muito mais completa e capacita o piloto para tarefas que vão além da cabine do avião. O aluno sai com diploma de graduação e a capacidade de trabalhar em qualquer área da aviação

Quer ingressar na área da aviação - Conheça as carreiras - 02

Outra profissão muito conhecida e desejada é a de comissário de voo. Ela é muito gratificante e desafiadora, já que este profissional é responsável por cuidar de toda a segurança do voo e contato com os passageiros. Além disso, é uma das áreas que costumam empregar com facilidade, visto que o processo de formação também é rápido e dinâmico. Fazendo um curso de comissário de voo é possível se formar em 6 meses e já estar apto a ingressar em uma companhia aérea.

Quer ingressar na área da aviação - Conheça as carreiras - 03

Por fim, temos a carreira de mecânico de aeronaves. Eles são os maiores responsáveis pela segurança dos aviões e colaboram para que o setor aéreo seja um dos mais seguros do mundo. Para ingressar nesta profissão, é importante que se faça um curso de mecânico de aeronaves, que irá capacitar o profissional para trabalhar com os diversos tipos de motores e componentes eletrônicos desses grandes pássaros de metal.

Quer ingressar na área da aviação - Conheça as carreiras - 04

No nosso blog, temos diversos posts falando muito mais a fundo sobre cada uma dessas áreas, assim você pode tirar todas as suas dúvidas e aprender muito mais.

As diversas carreiras na área administrativa da aviação que você pode seguir

Além das três mais famosas carreiras que já citamos, a área da aviação possui outras inúmeras oportunidades. Você pode ingressar em companhias aéreas, no ramo da aviação civil, mas também pode aproveitar diversas oportunidades que surgem no setor privado. Inclusive é possível facilitar seu ingresso no setor militar. É possível trabalhar com aviões, helicópteros e existem até oportunidades para profissionais da aviação no setor aeroespacial.

Uma boa maneira de se preparar e tornar-se um profissional completo, possibilitando, assim, que você trabalhe em qualquer área da aviação, é fazer um curso superior, como o de Ciências Aeronáuticas ou em Tecnologia em Transporte Aéreo. Estes dois cursos darão uma visão muito mais ampla sobre o setor, sendo possível ingressar em carreiras como:

  • Recursos humanos: você será responsável por contratar e gerenciar equipes em empresas na área da aviação ou em órgãos públicos.
  • Gestão Operacional: Estes profissionais são responsáveis por cuidar de diversas áreas operacionais de uma empresa, se certificando de que todos os processos estão corretos, que não há falhas, atrasos ou desperdícios. São esses trabalhadores que fazem com que pessoas, cargas e tripulações interajam em harmonia.
  • Logística: Pense em uma grande companhia aérea e imagine o quanto de pessoas e cargas uma empresa deste porte transporta todos os dias. São necessários diversos profissionais qualificados para garantir que tudo esteja em ordem. Se hoje é possível enviar uma encomenda do Brasil para os Estados Unidos em 24 horas, temos que agradecer aos profissionais que cuidam da logística desse processo.
  • Segurança: Essa área envolve tanto a manutenção de aeronaves, procedimentos de pouso e decolagem, como também outras funções relacionadas ao tráfego aéreo, circulação de pessoas e cargas e etc. Esses profissionais são essenciais para garantir que a aviação seja um dos setores mais seguros.

E essas são apenas algumas das carreiras que você pode seguir na área da aviação. Existem outras inúmeras oportunidades a serem exploradas. Se quiser saber mais ou tiver qualquer pergunta, deixe seu comentário e vamos tirar todas as suas dúvidas para decolar seu futuro!

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta