Você conhece a carreira de Mecânico de Aeronaves?

capa

Ingressando na Profissão de Mecânico de Aeronaves

mecanico-02São muitas as razões que levam as pessoas a ingressarem na profissão de MECÂNICOS DE AERONAVES. Uns são influenciados por amigos, outros pelo salário, tem os que desde a infância são apaixonados por aviões e helicópteros.

Não importam os motivos, mas uma coisa é certa, quem ingressa na profissão, a medida que se aprofunda nos conhecimentos sobre a área descobre um universo fascinante.

 

 

Como ingressar? É necessário um curso superior? Quais instituições são autorizadas? É muito caro? Tem uma instituição de ensino na minha cidade?

Foi nessas e outras dúvidas, que pesquisamos as alternativas para economizar seu dinheiro, aproveitar melhor o tempo e como cumprir a rotina de estudos necessárias para a sua formação como um Mecânico de Manutenção de Aeronaves.

Diferenças entre Cursos Superiores de Mecânica & Cursos de Manutenção de Aeronaves

Muitas pessoas confundem cursos superiores de mecânica com cursos de Manutenção de Aeronaves. Vejamos as diferenças entre os dois:

Cursos Superiores de Mecânica e Ciências Aeronáuticas

- Exigido Curso Superior? Sim
Os cursos de bacharelado em Engenharia Mecânica, são muito concorridos, possuem um tempo de formação de 5 anos e mensalidades que giram em torno de R$ 1.100,00,

- São específicos para área da aviação? Não
Engenharia aeronáutica é o curso superior que abarca as questões relacionadas à mecânica de aeronaves. Este profissional concebe, desenvolve e supervisiona a instalação e a manutenção de equipamentos em aeronaves, dentre outras atribuições. Ele não opera concretamente as ações de manutenção mecânica. O curso de ciências aeronáuticas formam basicamente o piloto da aviação civil.

- Existe a possibilidade de estudo a distância (EaD)? Não
Ambos os cursos superiores são feitos de maneira presencial.

Os cursos de bacharelado em Engenharia Mecânica, são muito concorridos, possuem um tempo de formação de 5 anos e mensalidades que giram em torno de R$ 1.100,00, além de não serem específicos para a área da aviação.

Engenharia aeronáutica é o curso superior que abarca as questões relacionadas à mecânica de aeronaves. Este profissional concebe, desenvolve e supervisiona a instalação e a manutenção de equipamentos em aeronaves, dentre outras atribuições. Ele não opera concretamente as ações de manutenção mecânica. O curso de ciências aeronáuticas formam basicamente o piloto da aviação civil.

Ambos os cursos superiores são feitos de maneira presencial.


Cursos de Manutenção de Aeronaves

- É exigido Curso Superior? Nãociencias-aeronauticas-02
Para atuar como mecânico de aeronaves não é exigido curso superior. É importante observar que é preciso estudar em uma instituição homologada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

O curso completo tem a duração de 02 anos e possui 03 especialidades que habilitam para trabalhar com a manutenção da estrutura física e dos sistemas de pressurização e refrigeração da célula do avião; funcionamento de toda a parte mecânica, como propulsores, comando mecânicos de flaps, trens de pouso; e instrumentos eletrônicos da cabine de comando.

- Quais os requerimentos necessários para fazer o curso?
Para fazer o curso, basta ter 18 anos e diploma do ensino médio.

- Existe esse curso na minha cidade?
Nós, da Aero TD estamos sediados em Florianópolis, porém o curso de mecânicos também é ofertado pela plataforma EaD (Ensino a Distância). As aulas teóricas são ministradas on-line e as aulas práticas em oficinas homologadas pela Anac espalhadas pelo Brasil.

- Como funciona o curso básico e as especializações?
Cada especialização tem a duração de 06 meses e é necessário fazer o Básico como pré-requisito, porém a modalidade do Básico não exige fazer avaliação junto à ANAC.

ciencias-aeronauticas-03GMP (Grupo motopropulsor) - habilita a trabalhar com todos os tipos de motores de aviação geral (convencional ou a reação), todos os sistemas de hélices e rotores, e com todos os sistemas dos grupos moto propulsores.

CEL (Célula) – habilita a trabalhar com todos os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos, estrutura de aviões e helicópteros em geral, ou seja, a conhecida fuselagem da aeronave.

AVI (Aviônicos) - Esta habilitação permite que você trabalhe em todos os componentes elétricos e eletrônicos de aeronave, inclusive instrumentos de navegação, rádio navegação e rádio comunicação, sistemas elétricos e de radar

Após fazer cada especialização, o aluno irá fazer uma prova com a ANAC e após a aprovação receberá a CCT (Certificado de Conhecimentos Teóricos).

Quais são os cargos (ou carreiras) que posso seguir? Quanto ganha um mecânico de aviação?

Existem diversos cargos nas empresas aéreas, os níveis de carreira e também o tempo de experiência.

Tendo uma, duas ou as três carteiras que foram tiradas após a aprovação da ANAC o profissional irá trabalhar durante 03 anos para tirar sua CHT (Certificado de Habilitação Técnica).

Veja como funciona o quadro hierárquico da maioria das grandes cias aéreas:

A hierarquia vai do Técnico 1 até o Técnico 8 (são os chamados T1, T2, T3, T4, T5, T6, T7, T8). O T1 ganha R$ 2.800,00 + 30% e cada promoção acrescenta mais ou menos R$ 500,00 ao salário base, fora os benefícios de Vale alimentação e Vale Refeição que somam mais R$ 700,00.

Após 03 anos, o T1 será promovido a T2, com isso passa a ganhar R$ 2.800,00 do T1 + R$ 500,00 e também os 30% em cima do valor total, resultando em R$ 2.950,00, mais os R$ 700,00 do VA e VR.

Obs: primeiramente o candidato entrará como auxiliar, algumas empresas chamam essa categoria como Técnico Treinet.

Separamos algumas histórias de alunos da Aero TD do Curso de Mecânico de Manutenção de Aeronaves – EaD Semipresencial.

 

Renato-Augusto-de-Sena-SantosRenato Augusto de Sena Santos - Técnico Treinet

Renato (33 anos) mora e trabalha em salvador – BA. Ele iniciou como Técnico Treinet e nessa função trabalhou durante 3 anos para retirar a sua primeira CHT, ou seja, o Técnico 1 (T1). A partir daí irá seguir o seu plano de carreira.

 

 

 

Rodrigo-Nogueira-CamargoRodrigo Nogueira Camargo - Manutenção de Helicópteros

Rodrigo Nogueira Camargo (37), mora e trabalha em São Paulo - SP

Tudo começou com o curso técnico de mecânica nível ensino médio. Após servir o exército passou a pesquisar lugares para fazer as horas de estágio e como queria ingressar na mecânica de aeronaves constatou que precisava tirar as carteiras para ingressar nas grandes cias aéreas.

Assim fez o curso de GMP e Célula, mas como começou a trabalhar na manutenção de helicópteros, sentiu a necessidade de tirar a terceira e última carteira de Aviônicos e foi através de amigos do local de trabalho que descobriu a Aero TD.

A formação do mecânico não para nunca, o ideal é que você nunca deixe de estudar e faça sempre cursos de aperfeiçoamento, existe sempre uma forma viável para superar a crise e encontrar formas de impulsionar a carreira na área da manutenção de aeronaves.

Como você pode ver, muitos profissionais que já estão no mercado, encontraram no EaD a solução para progredir na profissão. Que tal você fazer o mesmo?

 

Emerson-de-Alencar-GalvãoEmerson de Alencar Galvão - Manutenção em organizações militares

Emerson de Alencar Galvão (44) é policial militar na segurança pública em Belém do Pará.

Como na sua cidade não havia escola homologada e também não tinha flexibilidade de horário para conciliar seus estudos, devido as missões da organização militar, recorreu ao curso de Mecânico de Manutenção de Aeronaves EaD na Aero TD para dar continuidade aos seu estudos na busca de novas especializações.

Existem muitas unidades na vida militar que tem apoio de uma empresa privada da área da manutenção e alguns grupamentos trabalham de forma autônoma, ou seja, já fazem a manutenção do dia-a-dia e tendo o militar todas essas carteiras (Célula, GMP e Aviônicos) com certeza ele irá fazer parte daquela unidade. Trabalhando de forma técnica dentro das especializações que ele for homologado.

Emerson ressalta que o militar tem o seu período de atividade dentro da corporação, depois quando for para a reserva, terá a possibilidade de atuar na área civil e por isso vale a pena sempre investir em novos cursos da área.

 

Veja o depoimento de Emerson sobre a Aero TD e os benefícios do EaD 

 

 


Palestra Online: Mercado de Trabalho e a Formação do Mecânico de Aeronaves

Veja abaixo a palestra online com Juan Henrique (diretor da Aero TD) e Marlei Pereira Segalla coordenadora do NEaD (Núcleo de Ensino a Distância) sobre o Mercado de Trabalho e a Formação do Mecânico de Aeronaves.

Quer mais informações sobre o curso de Mecânico de Aeronaves?

CLIQUE AQUI

Facebooktwitteryoutubeinstagram

21 comments

  • Marcos Vinicio

    Prezado (a)

    O Certificado EAD é o mesmo do presencial? Vem alguma observação no certificado? Moro em Salvador-Ba. Qual o valor do curso basico e as especializações. Quero saber tudo sobre o curso desde a regulação pela anac.

    71 98878 6527

    • decoleseufuturo

      Olá Marcos! O Certificado do EaD é o mesmo do Presencial. Porém é importante verificar a diferença dos cursos de MMA e TMA.
      A diferença é que na formação o aluno estuda em uma instituição que além de ser homologada pela ANAC também possui o credenciamento junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Por esse motivo, o nome do curso é TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE AERONAVES, pois permite ao profissional atuar como um RT (Responsável Técnico) de uma empresa.
      Hoje em dia é muito comum fazer o curso de MECÂNICO DE MANUTENÇÃO DE AERONAVES pela modalidade EaD (Ensino a Distância) Semipresencial, as aulas teóricas são feitas on-line e as aulas práticas em oficinas parceiras da instituição.
      Depois para tornar o curso de MECÂNICO em TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE AERONAVES poderá solicitar a PROVA DE REVALIDAÇÃO DE DISCIPLINAS (PROVA DE PROFICIÊNCIA), que lhe dará direito ao CREA, tornando o seu curso de Especialização em curso Técnico. Nesse link você saberá mais a respeito desse assunto: http://www.aerotd.com.br/decoleseufuturo/torne-o-curso-de-mecanico-em-tecnico/

  • Richard rodrigues

    Gostaria de saber valor do curso de avionics

  • Marco ALEIXES

    Até que idade pico fazer esse curso dos 18 até que idade

    • decoleseufuturo

      Olá Marco! Os pré requisitos para fazer o curso de Mecânico de Manutenção de aeronaves são: ter 18 anos e o Ensino Médio Completos.
      Quanto a idade máxima, irá depender da área que você irá atuar, pois a manutenção de aeronaves é muito vasta! Veja aqui o vídeo e saiba mais sobre o assunto: https://www.youtube.com/watch?v=nqBEUfHc_nE&feature=youtu.be
      Nós iremos lhe mandar os nossos informativos e falaremo melhor através do seu email. Grande abraço!

  • maik mair nunes andrade

    Olá, eu tenho 20 anos e quero entrar na aria, eu estava pretendendo fazer tecnologia em manutenção de aeronaves,que é nível superior, mas parece que isso é mais administrativo, já o curso técnico parece que forma o mecânico em si, eu quero construir uma carreira solida para a vida toda e crescer na empresa, e estou cheio de duvidas, eu devo primeiro começar com o curso técnico pegar 3 anos de experiencia e ai sim fazer o tecnólogo ou pode começar direto pelo superior e seguir a carreira na aria de manutenção ?

    • decoleseufuturo

      Olá Maik! Olha só que bacana, você tem a mesma idade da Aero TD sabia? Temos exatas duas décadas de experiência na formação de profissionais na aviação civil.
      Vimos que você tem muitas dúvidas e certamente temos várias informações para lhe passar. Já encaminhamos o seu endereço de email para a nossa equipe de atendimento. Em breve falaremos com você! Até mais. Grande abraço!

  • Caroline lopes

    O curso de mecânico de aeronaves e restrito apenas a homens ? Gostaria de estar fazendo mais estou com algumas dúvidas.

  • Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigado 🙂

  • Israel Munhoz

    Gostaria de saber se existe oficinas escola em Salvador Bahia?

    • decoleseufuturo

      Olá Israel! A Aero TD está sediada em Florianópolis, porém o curso de mecânicos também é ofertado pela plataforma EaD (Ensino a Distância). As aulas teóricas são ministradas on-line e as aulas práticas em oficinas parceiras da Aero TD distribuídas em diversos estados do Brasil. Na Bahia nós temos oficinas parceiras para você poder fazer suas aulas práticas.
      Confira aqui a relação das nossas oficinas parceiras: https://goo.gl/MSqW1l

      Já encaminhamos o seu endereço de email para a nossa equipe de atendimento e em breve falaremos com você!
      Você também pode falar diretamente com a Vera, Karoliny ou Carla através do Whatsapp: 48 9 9655 3259. Até breve!

  • Tenho 52 anos, sou professor de inglês e dou aula de conversação em franquias há 30 anos. Estou cansado de lidar com empregador desonesto e picareta da minha área. Gostaria de mudar de ramo e achei muito interessante essa mecânica de aeronaves. Gostaria de fazer esse curso.

    • decoleseufuturo

      Olá Sr. Vieira! Saber o idioma irá facilitar e muito a interpretação de manuais! Saiba que temos outros alunos que migraram de outras áreas para trabalhar com suas antigas paixões: a mecânica de aeronaves! Seus contatos já foram encaminhados para a nossa equipe de atendimento e muito em breve receberá nossos informativo! Você também pode enviar um email para aerotd@aerotd.com.br ou falar diretamente com a Vera/Karoliny e Carla através do Whatsapp: 48 9 9655 3259. Até breve!

  • irei em breve entrar nesse mundo, adorei a explicação! sou de Salvador BA

  • Renan

    Olá Renan! No momento não temos publicado edital de bolsas de estudos, porém temos o oferta do + Amigos + Descontos que pode ser de grande ajuda! Para cada amigo que você trouxer, ganha 5% de desconto e você pode trazer até 3 amigos.
    Saiba mais através destes contatos: financeiro@aerotd.com.br ou whatsapp :(48) 9 9653 0440

  • Kardek

    Sou engenheiro mecânico e tenho interesse em trabalhar na aviação, qual caminho devo seguir? Existe a possibilidade de obter habilitação apenas com a minha formação?
    Obrigado

    • decoleseufuturo

      Olá Kardek!

      Como engenheiro mecânico você poderá ser um Responsável Técnico (RT) em empresas de manutenção e de transporte aéreo, porém não poderá assinar nenhum documento de registro primário de manutenção de aeronaves (exemplo: troca de um componente como uma simples lâmpada).
      Por não possuir o curso de mecânico de aeronaves o mercado de trabalho neste setor, ficará restrito.

      Para ser um profissional requerido no mercado, o ideal é ter as habilitações do Curso Técnico em Manutenção de Aeronaves que junto com o seu curso de engenharia mecânica, será um grande diferencial em seu currículo.
      Sua assinatura terá o mesmo peso de um engenheiro aeronáutico, profissional este, bastante requisitado, principalmente por empresas como a Embraer.
      Esperamos ter ajudado em sua dúvida! continue acessando o blog. Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *