tatuagem_e_a_carreira_de_comissario_de_voo_blog_decole_seu_futuro_aerotd

Tatuagem e a Carreira de Comissário de Voo

Diante das numerosas dúvidas sobre o uso da tatuagem e a carreira de Comissários de Voo, o Blog Decole seu Futuro apurou algumas informações junto ao RH das principais empresas aéreas nacionais e internacionais e também pegamos algumas dicas com a Andreia Puls, professora de maquiagem do curso de comissários de voo da Aero TD – Faculdade de Tecnologia.

Segundo a Flyright International, as companhias aéreas do oriente médio possuem regras bem específicas com relação ao uso de tatuagens.

Veja as exigências de acordo com cada cia aérea:

EMIRATES/ ETIHAD

Tatuagens não visíveis permitidas, desde que obedeçam aos critérios mostrados no gráfico abaixo:

areas_permitidas_tatuagens_comissarios_de_voo_aerotd
Qualquer tatuagem localizada FORA da região em preto, não estará de acordo com os padrões de uniforme e imagem, não sendo permitidas.

 

Convém lembrar que todos os comissários dessas cias aéreas, antes de entrarem no treinamento, passam por detalhados exames médicos ao chegar em Dubai, Abu Dhabi. Durante este exame, serão confirmadas as informações que eles deram sobre tatuagens antes de embarcarem para UAE. Quaisquer discrepâncias, ou a descoberta de tatuagens escondidas, maquiadas etc. os mesmos terão seu contrato cancelado arcando com multas financeiras para repatriação ao pais de origem.

 

QATAR:

 

A Flyright International explica que a Qatar começou a partir de 2016, a limitar tatuagens devido a exageros. No momento, tatuagens não são permitidas, mesmo não visíveis em uniforme.

As informações acima são de acordo com normas vigentes, e podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio. Em caso de dúvida, prevalece o que está publicado e vigente nos sites oficiais das companhias aéreas.

A maioria das companhias aéreas não permitem que as tatuagens fiquem visíveis.

Empresas dos Emirados Árabes por exemplo, são bastante rigorosas devido a cultura do seu país. Para algumas empresas mais exigentes e criteriosas, as tatuagens visíveis não podem ser cobertas nem por cosméticos, relógios ou joias.

A tatuagem para muitos ainda é um tabu, para se ter uma ideia, o novo álbum de Justin Bieber foi vetado no Oriente Médio e em outros países de regiões de maioria muçulmana, como a Indonésia, por causa da capa provocante, onde o artista revela um corpo todo tatuado.

justin-bieber-purpose_decole_seu_futuro
Capa de ‘Purpose’, novo álbum de Justin Bieber, que segundo o TMZ foi vetado no Oriente Médio por imagem ‘provocante’.

Jamais, em hipótese alguma, minta para os recrutadores. Não importa qual seja a empresa, não importa se seja do Brasil ou de outro país. Ninguém gosta de ser enganado e com os recrutadores não é diferente e mesmo que você tenha uma tatuagem num lugar onde só você pode ver, seja sincero, conte a eles, aliás, é importante que você fale a verdade sobre tudo o que eles perguntarem, inclusive sobre o assunto tatuagem, não importa onde e qual tamanho seja.

Por outro lado, as empresas nacionais e algumas internacionais, permitem o uso da tatuagem, porém, elas não devem ficar visíveis e para isso, existem alguns truques que são trabalhados dentro de sala de aula no curso de formação de Comissários de Voo na aula de maquiagem.

Andrea Puls da Silveira, professora de maquiagem da Aero TD revela alguns truques para aqueles que tem tatuagem e desejam atuar na profissão. A professora revela que os produtos mais eficazes para torná-la invisível que existem no mercado são: Dermablend da VICHY e DERMACOL.

 

Muitas comissárias e comissários de voo tem tatuagem, mas para a maioria das cias aéreas não é permitido que fique visível quando se está trabalhando. As comissárias, por exemplo, quando usam o uniforme com combinação do vestido, costumam esconder com fita micropore, mas na maioria das vezes procuram usar as peças de uniforme que escondam totalmente.

 

Andrea também lembra uma dica muito importante: se você ainda não tem uma tatuagem e mesmo sabendo de tudo isso, ainda assim queira fazer, escolha um lugar que não fique visível e ainda reforça que quem pretende trabalhar nas companhias dos países do Oriente Médio, é melhor não fazer.

 

Portanto mesmo tento tatuagens no corpo, dependendo da cia aérea, você poderá trabalhar, desde que recorra a alguns truques!

Esperamos ter esclarecido às dúvidas sobre o assunto “Tatuagem do mundo da aviação”. Deixe aqui o seu comentário ou converse com a nossa equipe para saber mais.

NÓS LIGAMOS PRA VOCÊ

Fontes:

G1

Flyright International – Best regards, Rejane Fortes – General Manager

 

 

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta

*