3 requisitos para cursar uma faculdade EaD

Uma das vantagens que a tecnologia nos trouxe foi a capacidade de compartilhar e acessar informação de qualquer lugar. Hoje, por exemplo, é possível cursar uma faculdade EaD de qualquer lugar do mundo. Distâncias e barreiras geográficas já não são mais impeditivos para quem quer estudar.

Em um passado não tão distante, para poder fazer um curso de aviação, por exemplo, era necessário morar perto de uma escola que disponibilizasse esses cursos. Poderia ser necessário se mudar de sua cidade de origem e investir uma boa quantia de dinheiro para se manter.

Hoje, com os cursos a distância os custos são incrivelmente menores. O aluno pode estudar online, assistir aulas, interagir com colegas e professores sem sair de casa e ir até a polos da escola apenas em algumas ocasiões.

Não é à toa que a educação a distância no Brasil avança em ritmo acelerado segundo o Censo da Educação Superior de 2016, do Inep. Enquanto o ensino presencial teve queda anual de 0,08% nas matrículas, o ensino a distância (EAD) teve expansão de 7,2%. Além disso, de 2011 a 2015 a oferta de cursos EaD aumentou 51% nas instituições pesquisadas, justamente para suprir esta demanda crescente.

Apesar da facilidade, cursar uma faculdade EaD exige alguns cuidados e requisitos de seus alunos. É importante se atentar aos pontos a seguir para garantir uma boa experiência e um ensino de qualidade.

1 - Para cursar uma faculdade EaD você vai precisar ter algumas ferramentas

Para cursar uma faculdade EaD um dos requisitos básicos é acesso à internet, afinal, você vai precisar se conectar a um ambiente de estudos virtual para acessar vídeo-aulas, materiais, tirar dúvidas, etc.

Portanto, antes de qualquer coisa, é necessário que você tenha um computador, tablet ou smartphone com acesso a internet. É indicado um computador ou tablet, onde você possa digitar e escrever textos maiores, pois muitas atividades exigirão que você escreva muito e isso pode se tornar desconfortável em um celular.

3 requisitos para cursar uma faculdade ead
Fonte da Imagem: Google

É essencial que sua internet seja de banda larga, com capacidade para rodar vídeos e baixar documentos sem dificuldade. Felizmente hoje na grande maioria dos lugares já existe internet rápida, inclusive as redes 3G e 4G dão conta do recado.

É bom que você tenha também um lugar preparado e silencioso para estudar. Nesse local você não pode ter muitas distrações e precisa se sentir confortável para poder passar bastante tempo estudando.

2 - Tenha disciplina e organização

Uma das grandes dificuldades dos alunos que escolhem cursar uma faculdade EaD é a ausência de professores e colegas para ajudar e “cobrar” resultados. Em um curso presencial, caso você decida dormir um pouco ao invés de prestar atenção na aula, certamente será advertido. Ao cursar uma faculdade EaD você pode dormir e deixar uma vídeo-aula rolando sem que ninguém chame sua atenção.

Por esse motivo você vai precisar ter muita disciplina e organização para não se perder nos estudos e extrair o melhor que sua escola tem a oferecer. Será necessário que você tenha foco, fixe horários de estudos, não ceda a outros estímulos e não se deixe ser interrompido.

3 requisitos para cursar uma faculdade ead blog decole seu futuro
Fonte da Imagem: Google

É importante que o aluno tenha muito comprometimento e vontade de aprender, visto que as disciplinas das modalidades a distância costumam oferecer diversos materiais extras para ajudar na formação do novo profissional. É essencial que o aluno seja proativo e tenha maturidade para entender que o seu desempenho depende apenas da sua própria força de vontade.

3 – Escolha uma faculdade qualificada

Ao optar por cursar uma faculdade EaD, tenha em mente que a escola escolhida deve dar todo o suporte e condições necessárias para o seu pleno desenvolvimento. Veja se a escola tem tradição e experiência ao ofertar esse tipo de modalidade e também no ensino presencial. Analise as opções disponibilizadas: quais os materiais didáticos disponibilizados, se existem tutores, professores e outras pessoas para ajudar a tirar suas dúvidas.

Leve em conta também os materiais extras e os diferenciais disponibilizados ao aluno. Quanto mais opções e formas de adquirir conhecimento sua escola dispor, mais rica será a sua formação.

3 requisitos para cursar uma faculdade ead
Fonte da Imagem: Google

Aliás, se seu objetivo é cursar uma faculdade EaD qualificada e que te preparará para uma das áreas que mais cresce no Brasil, vale a pena escolher o Curso Superior de Tecnologia em Transporte Aéreo da AEROTD.

Na AEROTD você conta com ambiente de estudos moderno, com vídeos, aulas ao vivo, materiais extras e interativos, além de contar com diploma reconhecido pelo MEC. Tudo isso para que você possa estudar em qualquer lugar e decolar seu futuro!

Guilherme Santos é especialista em criação de conteúdo e marketing digital.

Trabalha como escritor freelancer e é apaixonado pela aviação desde o seu primeiro voo de Cesna no Flight Simulator 98.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta