4 dicas para ser um piloto internacional

Atenção senhores passageiros! Aqui quem fala é o comandante desta aeronave! Hoje lhes darei algumas dicas para ser um piloto internacional e poder decolar a sua carreira. Fique tranquilo, pois apesar deste parecer ser um trecho com bastante turbulência, você verá que ingressar na carreira internacional pode ser fácil se você seguir as próximas dicas.

1 – Comece bem: faça uma faculdade para ser piloto

Se você deseja ter um verdadeiro diferencial em sua carreira, tanto nacional, como internacionalmente, sugerimos que você faça uma faculdade de Ciências Aeronáuticas. Dessa forma você já sai na frente, se destacando dos demais pilotos que tem apenas a formação prática e de teoria básica em aeroclube.

No curso de Ciências Aeronáuticas da Aero TD, por exemplo, o aluno vai poder aprender a parte teórica que lhe possibilitará trabalhar em diversas funções administrativas e também poderá sair do curso como bacharel em Ciências Aeronáuticas e com habilitação para seguir carreira como piloto comercial.

decoleseufuturo/4-dicas-para-ser-um-piloto-internacional_01

Um profissional que deseja ser um piloto internacional, e que é habilitado neste curso, atende às demandas do setor aeronáutico em três eixos: (1) Formação Aeronáutica, (2) Formação Gerencial e Humana e (3) Formação Prática de Voo. Ou seja, estarão aprendendo a teoria, treinando e aplicando através da prática e ainda desenvolvendo habilidades gerenciais, sociais e humanas, tão importantes para qualquer profissional completo hoje em dia.

O curso tem carga-horária total de 2.520 horas de teoria, abrangendo os mais diversos aspectos da formação deste profissional. Terão ainda 200 horas de instrução prática que irão colaborar diretamente para a evolução do piloto, 100 horas de atividades complementares e mais 120 horas de disciplinas optativas.

Se você deseja ser um piloto internacional, é muito importante que busque a qualificação através desta faculdade, pois poderá aliar a teoria com a prática, indo além da atuação na cabine de comando. Você vai sair deste curso formado, com experiência prática e muito conhecimento teórico sobre as mais diversas áreas, o que vai permitir que você aproveite todas as oportunidades que o setor aéreo pode te oferecer.

2 – Melhore seu inglês e aprenda outras línguas

Ao fazer a faculdade de Ciências Aeronáuticas, por exemplo, você aprenderá boa parte do que precisa para ser um piloto internacional. Porém, se você quer sair na frente de outros candidatos e garantir sua vaga em uma companhia aérea que opere em outros países, precisa ter um inglês ainda mais refinado, já que está é a língua padrão da aviação.

No próprio curso de Ciências Aeronáuticas da AeroTD você terá a oportunidade de melhorar sua fluência com as cadeiras de Inglês Técnico I, II, III e IV, que abordarão praticamente tudo que você precisa saber para exercer bem a carreira de piloto internacional.

Além disso, é importante também conhecer e possuir capacidade de comunicação em outras línguas. Principalmente na língua oficial da empresa para qual você deseja se aplicar a uma vaga. Para a Air France, por exemplo, é recomendável que você saiba falar francês.

Investir em cursos para melhorar sua fluência em outras línguas nunca será um desperdício. Quanto mais você for fluente, mais chances você tem de conseguir se tornar um piloto internacional.

decoleseufuturo/4-dicas-para-ser-um-piloto-internacional_02

E se não tem dinheiro ou tempo para fazer cursos, saiba que você, hoje em dia, pode estudar sempre que quiser com aplicativos, sites, filmes e séries que estão a nossa disposição.

Não deixe também de aproveitar as oportunidades de conversar com outros profissionais, passageiros e tantas outras pessoas de nacionalidades e línguas diferentes que você encontrará no seu dia a dia como piloto. Isso lhe ajudará a melhorar ainda mais sua fluência.

3 – Verifique os requisitos da empresa da qual você deseja ser um piloto internacional

Se você tem o desejo de ser um piloto internacional, comece por verificar quais os requisitos para se tornar um. Algumas empresas têm exigências específicas para a função, como por exemplo, ter x horas de voo em determinado tipo de aeronave. Além disso, quem é egresso do curso de Ciências Aeronáuticas da Aero TD tem a vantagem de precisar de um número menor de horas de voo para ingressar em uma cia aérea.

Desse modo, se a empresa para qual você quer se aplicar a um vaga exige que você seja proficiente em determinada aeronave, mas você trabalha em uma empresa que usa outra, talvez seja necessário tentar usar a rede de contatos para fazer hora na aeronave exigida ou até mesmo mudar de companhia aérea para trabalhar em uma que use aquela que você precisa aprimorar.

Além disso, existem outros requisitos quando você vai se aplicar a uma vaga para ser um piloto internacional, como por exemplo, morar no país onde a empresa está baseada, como é o caso de algumas companhias aéreas chinesas (que pagam muito bem, por sinal). Fique atento a essas exigências.

4 – Renovação constante é fundamental!

A maioria das empresas que operam voos internacionais são muito exigentes e fazem avaliações constantes em suas equipes. É comum, por exemplo, provas de certificação a cada seis meses.

decoleseufuturo/4-dicas-para-ser-um-piloto-internacional_05

Além disso, é recorrente a realização de cursos para reciclagem e para o aprimoramento das técnicas de pilotagem. Se você acha que ser um piloto internacional é sentar no seu cockpit e curtir longas e tranquilas horas de viagem a outros países, está muito enganado! Será preciso muito estudo e trabalho para se manter sempre no céu.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe um comentário