A Ética e a Aviação

A Ética e a Aviação

O que é Ética?

É possível definir ética como o conjunto de valores que orientam o comportamento de um indivíduo dentro da sociedade e no âmbito profissional o conjunto de valores é aplicado da mesma forma dentro de ambiente de trabalho.

A ética tem se tornado um assunto recorrente dado ao imenso número de escândalos políticos em que nosso país se encontra, grandes personalidades se envolvendo em situações de corrupção fizeram com que a ética tornasse um assunto comentado tanto na televisão, na internet como também nas ruas.
Órgãos políticos e grandes empresas acabaram mergulhando em crises devido ao comportamento de indivíduos que faltaram com a ética e honestidade em suas ações no local de trabalho.

Não apenas a atenção por parte da população em relação ao governo aumentou, mas também as grandes empresas viram o quanto sua imagem poderia ser manchada perante a sociedade fazendo com que a ética se tornasse um valor estratégico, o que mudou a sua visão e abordagem sobre o assunto.

A empresa pode mostrar a sua visão de ética através dos valores que são cultivados no dia a dia, quando o funcionário não age de acordo com esses valores ocorre um desequilíbrio no sistema que afeta tanto a produção quanto o clima organizacional da empresa em sim, se o mesmo não muda as suas atitudes por muitas vezes a melhor solução é o desligamento para que o seu comportamento negativo não afete os demais.

Porém o comportamento ético não deve ser uma imposição, o mesmo deve surgir naturalmente. Quando trabalhamos ao lado de profissionais éticos nos sentimos mais confiantes e seguros melhorando consequentemente o dia a dia na empresa, o contrário também é válido, quando nos encontramos em um grupo de trabalho onde comportamentos tóxicos dominam, isso pode afetar drasticamente a nossa produtividade.

a ética e a aviação blog decole seu futuro

Por isso o comportamento ético deve ser exercido diariamente, a empresa pode definir os comportamentos através de uma descrição na política interna, de preferência em um local onde todos possam conhecer.

Como se aplica a Ética na Aviação

Quando falamos sobre Ética na Aviação, nos deparamos todos os dias com situações que envolvem a segurança da operação, por isso não podemos perder tempo com fofocas e sim nos qualificando sempre que possível sobre os procedimentos e normas que são constantemente atualizados.

Na aviação trabalhamos ao lado de empresas do mesmo segmento todos os dias, porém isso não significa que essas empresas são inimigas, muito pelo contrário no dia a dia do profissional da aviação ele escutará o termo “congênere” ou até mesmo “companhia parceira”, em momentos de contingência, atrasos e cancelamentos, as companhias pedem auxílio para a acomodação de passageiros e também na parte operacional, por isso o bom relacionamento é essencial.

Nenhuma empresa trabalha sozinha no ramo da aviação, as operações são totalmente interligadas, e muitos profissionais tem em seu currículo mais de uma companhia aérea. Muitas empresas da aviação em prol da segurança disponibilizam relatórios que podem ser realizados de maneira anônima, desde que esses tenham como objetivo apontar falhas na operação e evitar acidentes.

A filosofia de orientar e não punir ao encontrar erros de funcionários na operação também possuem seu caráter ético, fazendo com que o funcionário se sinta menos amedrontado ao admitir suas falhas.

Seja um profissional da mais alta qualidade não apenas em termos técnicos e operacionais, mas também nas relações interpessoais, o supervisor da outra empresa amanhã pode ser o seu supervisor, hoje você está na empresa X, amanhã poderá encontrar algo melhor na empresa Y, lembre-se o mundo da aviação é pequeno!

a ética e a aviação blog decole seu futuro

Dicas de como se tornar um profissional com ética

O profissional que além de suas qualificações, possui uma postura digna de admiração é muito bem visto em entrevistas de trabalho, e até mesmo para possíveis promoções, veja abaixo algumas atitudes que podem melhorar o seu perfil:

•    Evite fofocas no local de trabalho
Esse é um dos comportamentos mais comuns e também mais ofensivos e tóxicos em um local de trabalho. O número de pessoas que tiveram suas carreiras prejudicadas é imenso além disso esse tempo utilizado para disseminar informações desnecessárias poderia muito bem ser utilizado para a qualificação e aumento da sua produtividade na empresa

•    Seja sincero
Ser sincero com os seus companheiros de trabalho é um comportamento que fará com que seus colegas e seus superiores sintam maior segurança em suas atitudes, porém e necessário tomar cuidado com as palavras, educação e bom senso são importantes para evitar situações constrangedoras.

•    Cuidado ao realizar críticas
Ao apontar os pontos negativos de um colega tenha muito cuidado, procure fazer de maneia sigilosa com a pessoa, o feedback deve ser construtivo e não negativo, apontar uma característica positiva antes de ressaltar o negativo também é bastante válido.

•    Respeite a hierarquia
Saiba respeitar seus superiores e caso esteja em um cargo de liderança ou que esteja acima na cadeia hierárquica respeite seus colegas tratando –os como você gostaria de ser tratado, dessa maneira eles sentiram prazer em trabalhar com você e poderão se sentir motivados a crescer também.

•    Reconheça seus erros
Todos somos seres humanos e errar é algo normal, reconhece-lo é o primeiro passo em direção a evolução e aprendizado. Se certifique de saber os motivos que o levaram a cometer esse erro e aja para que não ocorra novamente. Se necessário peça ajuda a um superior ou alguém mais experiente.

Todos os dias nos deparamos com situações que desafiam a nossa ética, seja alegar que está doente para faltar ao trabalho devido a um compromisso particular, omitir um erro que cometemos com medo das consequências que ele pode trazer entre outras, lembre-se que você está sempre sendo observado e pode estar servindo de exemplo mesmo sem saber! Aja de maneira ética e sem dúvidas os seus resultados não apenas na vida profissional, mas em todos os aspectos da sua vida devem melhorar significativamente!

Estas foram apenas algumas dicas, porém, para que você possa se tornar um futuro profissional da aviação e desenvolver seu lado mais humano, imprimindo-lhe habilidades emocionais é recomendado que você procure uma instituição que tenha experiência com o mercado para que se possa desenvolver atribuições como planejar serviços e implementar atividades; administrar e gerenciar recursos; promover mudanças tecnológicas; aprimorar condições de segurança; qualidade, saúde e proteção ambiental dos processos da Aviação Civil.

Para que você possa conhecer mais sobre o curso Superior de Tecnologia em Transporte Aéreo da AEROTD, baixe aqui a GRADE CURRÍCULAR: CLIQUE AQUI! 

Gostou do artigo e quer saber mais como ser um profissional com ética pronto para atuar no mercado da aviação civil? Mande um recado via whatsapp para  (48) 9 9681 7971 teremos prazer em tirar todas as suas dúvidas.

Manoel Nascimento é um aficcionado por aviação e área de coaching. Formado em Gestão em Tecnologia do Transporte Aéreo na AEROTD é colaborador do blog Decole Seu Futuro.
já viajou a trabalho a bordo de navio de cruzeiro, conheceu vários países

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta