As etapas de um processo seletivo na aviação

Seja na área da aviação ou em qualquer outro setor, as etapas de um processo seletivo são muito importantes para começar a trabalhar na empresa que você tanto deseja, conheça mais sobre elas para ter um bom desempenho na hora de conquistar a sua vaga.

As etapas de um Processo Seletivo na aviação

Trabalhar na empresa na qual você tanto sonha conta com uma jornada que se inicia no momento em que você formula o seu currículo até a entrevista. Vamos conhecer a seguir essas etapas:

1 – Currículo

O seu currículo é o seu cartão de visitas, sendo assim, é nele que você deve inserir todas as informações relevantes a respeito da sua experiência profissional.

Seguem abaixo algumas informações necessárias para inserir no seu currículo:
•    Dados para contato (Nome, e-mail, telefone, endereço e algumas vezes rede sociais);
•    Experiências (Empregos anteriores e sua função em cada um deles);
•    Objetivos (Onde você deseja chegar na sua carreira, sua área de atuação);
•    Informações adicionais (cursos extras, idiomas, workshops).

Após montar o seu currículo, é interessante pedir a algum colega que possua bom conhecimento na língua portuguesa para revisar o que está escrito, pois muitas vezes alguns erros passam despercebidos aos nossos olhos. 

Não invente experiências ou minta sobre algum ponto no seu currículo, um perito mais atento certamente perguntará ou através de análise, que acontecerá na dinâmica do processo seletivo, em algum momento será detectado qualquer contradições ou inverdades e isso certamente irá comprometer todo o seu processo seletivo.

No setor da aviação, geralmente para os cargos de Comissário de Voo, existem currículos padrões que devem ser seguidos e nos cursos AEROTD – Faculdade de Tecnologia, tanto nos cursos superiores, quanto nos profissionalizantes, você saberá tudo sobre como montar um bom currículo!

Confira aqui a matéria sobre as Dicas de currículos para profissionais da aviação civil

2 – Ficha de Emprego

Além do seu currículo a maioria das empresas ainda solicita o preenchimento de uma ficha cadastral, nela são inseridas informações mais específicas sobre o candidato, prepare-se e não se esqueça de levar documentos de identificação (RG, CPF, CNH, Título de Eleitor, etc)

3 – Apresentação Pessoal

Seguindo a premissa de “a primeira impressão é a que fica” a sua apresentação pessoal pode fazer a diferença tanto para o lado positivo quanto negativo, seguem algumas dicas para homens e mulheres: 

Para os homens:
Cabelos alinhados;
Roupa alinhada e bem passada;
Barba bem feita;

Evite roupas informais (bermuda, camisetas, regata, tênis esportivos ou sapatos abertos)
Para as mulheres:
Maquiagem neutra;
Perfume suave;
Unhas limpas e bem feitas;

Evite saias e roupas decotadas demais (evite também sapatos e calçados desconfortáveis, procure equilibrar elegância e conforto).

3 – Redes sociais

As redes sociais se tornaram uma ótima ferramenta de consulta e análise para os recrutadores, ferramentas como o Linkedin, por exemplo, são ótimas para encontrar novas oportunidades de trabalho.
Empresas de grade porte procuram novos profissionais através do Linkedin com o intuito de otimizar suas buscas, já que a rede social possui uma série de filtros de busca e cadastro. 

Falando de outras redes sociais, mesmo que o profissional minta no seu currículo, em suas redes sociais geralmente a pessoa mostra quem realmente é. Evite publicações que possa denegrir a sua imagem até mesmo se você já estiver contratado e trabalhando pela empresa.
Atualmente as Companhias Aéreas trabalham ativamente com as redes sócias, muitas vezes realizado propagandas com o seus próprios colaboradores, pare e reflita “Se eu fosse dono da empresa usaria a minha imagem como propaganda?”

3 – Entrevista

A entrevista de emprego é uma das grandes ferramentas para realmente conhecer o profissional, elas podem ser realizadas de maneira individual ou até mesmo em grupo, são nelas que são feitos os verdadeiros filtros de quem é qualificado para a vaga ou não.
Seguem abaixo algumas dicas na entrevista:
•    Pontualidade (chegar atrasado já do dia da entrevista já pode ser analisado pelo recrutador, como uma característica sua e não um mero imprevisto);
•    Seja sincero, objetivo com um tom de voz agradável;
•    Pesquise sobre a empresa (cultura organizacional, valores, mercado no qual ela atua);

As entrevistas para a área da aviação seja para trabalhar em solo o no ar são bastante exigentes visto a grande demanda de profissionais que buscam trabalhar nesse setor, busque qualificação e pesquise sobre a empresa que deseja trabalhar e acima de tudo se você possui as características que são buscadas em um profissional da aviação. 

4 – Testes de conhecimentos técnicos

Certamente em algum momento do seu processo seletivo você será submetido a um teste de conhecimentos técnicos, principalmente para cargos de lideranças ou de áreas mais específicas.

Os testes podem ser realizados de maneira teórica ou prática, online ou presencial. Para o recrutador esse tipo de teste é importantíssimo, uma vez que o candidato é analisado de acordo com as suas aptidões técnicas.

Os processos seletivos para comissários de voo possuem em uma de suas etapas uma prova com conhecimentos técnicos como: meteorologia, legislação do aeronauta e conhecimentos básicos sobre aeronaves.

5 – Dinâmicas de grupo

Através das dinâmicas de grupo, o recrutador consegue enxergar muitas vezes no candidato inúmeras habilidade como:
•    Trabalho em equipe;
•    Criatividade;
•    Improvisação;
•    Inteligência Emocional;
•    Liderança;
•    Proatividade.
Preste bastante atenção nas orientações da dinâmica e esteja sempre aberto a essa experiência, essa etapa é importantíssima para o orientador, pois nela já são analisados vario indícios de como o profissional se comporta no dia a dia de trabalho.

dinâmica de grupo na aviação

7 – Exames médicos

As empresas atualmente exigem dos profissionais exames médicos básico para admissão e nos casos das empresas da área da Aviação, existem ainda os exames toxicológicos, já que trata-se de uma área na qual todos são agentes de segurança!

No Curso Superior de Tecnologia em Transporte Aéreo da AEROTD você terá, além da qualificação no Ensino Superior reconhecido pelo MEC, ainda passará pelo módulo de Comissário de Voo, sendo assim você terá todas as informações necessárias para se dar bem em qualquer processo seletivo na área da aviação, visite o site https://aerotd.com.br/ e conheça mais!

 

Referências:
https://administradores.com.br/artigos/processo-seletivo-como-devo-proceder
https://blog.solides.com.br/7-melhores-ferramentas-de-recrutamento-e-selecao/

 


 

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta