Cabelo e maquiagem: como deve ser a aparência de um comissário de voo?

Uma das maiores dúvidas das pessoas que sonham em trabalhar na tripulação de uma aeronave é se existem exigências com relação à aparência de um comissário de voo. No entanto, hoje em dia já não temos requisitos tão radicais como antigamente.

Como exemplo temos um artigo do jornal New York Times, de 1936, que descrevia a aeromoça ideal como uma mulher bonita, pesando entre 45 e 54 kg, altura de 1,54 até 1,62m e idade entre 20 e 26 anos. Um outro trecho encontrado no New York Times, agora em 1966, exigia que as aeromoças fossem solteiras e sem filhos, com 20 anos de idade, altura entre 1,57 e 1,75m e peso entre 47,5 a 61kg.

Parece exagerado e até preconceituoso, mas para época era aceitável e quem pretendia ingressar na carreira já sabia que a aparência de um comissário de voo seguiria um padrão rígido. Hoje, felizmente, as coisas mudaram bastante.

Qual o padrão atual para a aparência de um comissário de voo?

Hoje não se exige mais que os comissários sejam mulheres. Por isso o próprio nome “aeromoça” entrou em desuso. O padrão de beleza rígido não faz mais parte das exigências das companhias áreas, porém algumas coisas costumam ser padronizadas.

Por exemplo, a altura costuma ficar entre 1,55m e 1,80m para mulheres e um pouco mais para homens. Isso acontece por uma simples questão: Se o comissário for baixo demais, não conseguirá alcançar os compartimentos para guardar as bagagens nos compartimentos superiores. Se for alto demais, baterá a cabeça no teto da aeronave e terá dificuldade para se locomover no galley e em outros lugares.

O avião é um local pequeno, apertado e tem limite de passageiros e peso, por isso a altura ainda é um item importante a ser levado em consideração. As proporções laterais também são importantes. Um comissário precisa poder passar no corredor sem atrapalhar os passageiros. Por isso também não podem usar cabelos soltos e outros adereços que venham a bater e incomodar quem estiver sentado.

O principal item que as empresas levam em conta ao analisar a aparência de um comissário de voo é se ela irá atrapalhar de alguma forma o desenvolvimento do trabalho. Este profissional deve poder se locomover entre espaços apertados, alcançar e levantar objetos como malas para aloca-las nos compartimentos de bagagens e devem ser discretos, sem chamar muito a atenção. Seguindo estes preceitos básicos, então, cada companhia aérea define itens e condições específicas em cada processo de seleção.

decoleseufuturo/cabelo-e-maquiagem-como-deve-ser-a-aparencia-de-um-comissario-de-voo_01

Cada companhia aérea tem seus “padrões”

A cada ano e a cada nova seleção as empresas aéreas divulgam os requisitos desejáveis para a aparência de um comissário de voo. A Etihad, por exemplo, algum tempo atrás pedia que a tripulação fosse capaz de atingir 210cm sem sapatos. Isso era obviamente e como já foi dito, uma exigência para que os comissários fossem capazes de ter acesso aos compartimentos superiores de bagagem sem esforço.

A American Airlines relata que solicita que seus tripulantes não tenham pelos perceptíveis nas narinas, orelhas e axilas. Além de pedir que a dentição frontal seja completa, com aspecto limpo e natural e que os aparelhos dentários sejam transparentes ou de tonalidade suave.

Com relação à aparência de um comissário de voo do sexo masculino, a maioria das empresas pede que não haja barba, por questão de higiene, para evitar que alguns pelos possam cair na comida, por exemplo. Porém, algumas já aceitam, desde que estejam sempre curtos e bem aparados. O mesmo serve para os cabelos, tanto de homens como mulheres, que devem estar preferencialmente amarrados e não ser muito volumosos, para evitar que caiam ou que batam nos passageiros.

A maioria das companhias aéreas prefere que o comissário não possua tatuagens a mostra. Em um outro post falamos especificamente deste assunto. Algumas até permitem que elas sejam escondidas com cosméticos, joias ou outros acessórios, porém, outras cias aéreas, principalmente do oriente médio, não permitem nenhum tipo de tatuagem. Por isso é importante ficar atento a esses detalhes e, em caso de dúvida, não fazer nenhuma enquanto não tiver a certeza se é permitido.

decoleseufuturo/cabelo-e-maquiagem-como-deve-ser-a-aparencia-de-um-comissario-de-voo_02

A maquiagem é um item essencial na aparência de um comissário de voo, porém, deve-se sempre prezar pela discrição. Ela deve ser suave, apenas ressaltando alguns pontos como olhos e boca, mas não muito carregada ou chamativa, a ponto de tirar a atenção dos passageiros.

Uma coisa em comum entre todas as empresas, é que é extremamente importante que o profissional seja asseado e mantenha uma boa aparência geral, principalmente no que é comumente relacionado à higiene. Outros detalhes podem variar em cada empresa e em cada momento de seleção. Portanto, se tiver mais dúvidas sobre o tema, mande uma mensagem pra gente ou comente o post. Certamente vamos poder te ajudar!

Facebooktwitteryoutubeinstagram

7 comentários em “Cabelo e maquiagem: como deve ser a aparência de um comissário de voo?

    1. Olá Yasmin! Suas dúvidas serão sanadas. Nossa equipe irá entrar em contato com você através do endereço do seu email!
      Ate breve!

    1. Olá Ana!
      A maioria dos comissários estão entre 1,57 e 1,75 de altura. Fora deste intervalo normal, algumas companhias aéreas têm requisitos próprios ou podem exigir testes de alcance. Isso ocorre pelo fato de alguns equipamentos de segurança estarem armazenados em compartimentos superiores.

      Se você achar que não conseguirá cumprir a exigência de altura mínima para as companhias aéreas que têm em suas frotas aviões maiores, como o Airbus e o Boeing, não deixe isso desanimá-lo. Você pode tentar carreira em companhias que operam com aviões menores, como o Embraer, Fokker, ATR e outros aviões executivos.
      Temos relatos de alguns alunos que estavam fora deste intervalo e conquistaram a vaga como comissários nas companhias aéreas.
      Veja matéria aqui neste link: https://www.aerotd.com.br/decoleseufuturo/curso-de-comissrio-de-voo-rumo-uma-carreira-de-sucesso/

      Esperamos que tenhamos esclarecido a sua dúvida. Fale diretamente com a nossa equipe através do Whatsapp: (48) 9 9681 7971

  1. Olá! Por gentileza poderia me informar onde posso ter acesso aos requisitos (em relação a aparência) de cada companhia aérea ?

    Irei tirar a foto do currículo de comissária de bordo em breve e tenho duvidas em relação a maquiagem, afinal em cada site tenho uma informação diferente.

    Desde já agradeço!

Deixe uma resposta