Como gerar o Código ANAC – CANAC

O código ANAC (CANAC) é o número único, composto de 6 dígitos, que identifica o candidato ou o titular de uma licença emitida pela ANAC.

Todo aeronauta, mecânico ou profissional que trabalha junto às aeronaves brasileiras necessitam de um Código ANAC e é único para cada pessoa, ainda que possua mais de uma licença emitida pela ANAC.

O Sistema Integrado de Informações da Aviação Civil (SACI) é uma plataforma online pertencente à ANAC, acessível por qualquer dispositivo conectado à Internet, que contém os registros pessoais (nome, documentos pessoais, foto, assinatura, CIV Digital, licenças e habilitações) de todos os detentores de um CANAC.

A pessoa detentora de um CANAC, login e senha no SACI é responsável pela guarda segura da sua senha. Para tanto, deverá adotar procedimentos que garantam seu sigilo e proteção.

O detentor de um CANAC, por meio de seu login e senha, é capaz de acessar o SACI e ter acesso aos seguintes serviços:

a) Inserção das informações dos seus documentos pessoais
b) Inserção e alteração dos arquivos contendo seus documentos pessoais
c) Inserção e alteração de endereço residencial
d) Inserção e alteração de foto e assinatura
e) Inserção e alteração de endereço de e-mail e telefone
f) Inserção de voos em sua CIV Digital
g) Solicitação de serviços de licença e/ou habilitação, tais como concessão de licenças, inclusão e revalidação de habilitações, emissão de 2ª via, validação de licenças e habilitações estrangeiras, autorização para instrução em voo, emissão de License Authentication Form, Affidavit e Declaração de Horas de Voo.

VEJA AQUI O PASSO-A-PASSO PARA GERAR O SEU CÓDIGO ANAC – CANAC

O primeiro passo para gerar o seu código ANAC é acessar o link:    GERAR CÓDIGO ANAC    e siga as instruções abaixo:

ATENÇÃO! Se aparecer um aviso “sua conexão não é particular” dê um avançar, pois este aviso aparece em páginas que não tem Protocolo de Segurança. (Este aviso costuma aparecer para site de empresas/órgãos/entidades que deixem de contratar o serviço).

1) Será mostrada a página do Sistema Integrado de Informação da Aviação Civil (SINTAC), na qual você deverá clicar na opção Solicitar Código ANAC.

A imagem abaixo identifica no círculo vermelho o campo onde você deve clicar no SITE DA ANAC.

2) Em seguida, será apresentada a tela abaixo, onde deverão ser informados seus dados pessoais e endereço completo. Ao clicar na opção avançar, seu código ANAC será gerado.

ATENÇÃO:

  • A área circulada que se refere a ESCOLARIDADE deve ser escolhida a alternativa “Segundo Grau” ou “Superior”. O sistema da ANAC aceita a opção “Primeiro Grau”, mas cuidado, caso você escolha a opção “Primeiro Grau” será gerado da mesma forma, porém você terá problemas no futuro, pois os profissionais da aviação necessitam ter o  Segundo Grau completo.
  • A área com a seta é referente ao CÓDIGO DE SEGURANÇA que muitas vezes dá problema, não deixando você prosseguir. Caso isso aconteça você deve fechar o seu navegador e começar o processo novamente. Isto é um problema do sistema da ANAC (SINTAC).

como gerar codigo anac canac

3) Clique na opção OK da mensagem, conforme demonstrado na tela abaixo:

como gerar código anac canac

4) Em seguida, será mostrada a tela já com a definição de seu Código ANAC (CANAC), no canto superior esquerdo (em vermelho).

ATENÇÃO:

  • Anote o seu Código ANAC em um papel ou outro lugar, pois o email com a confirmação que você gerou o Código demora ou às vezes não chega em seu email. Este código será necessário para recuperação, com o seu login e senha.

como gerar código anac canac - aerotd

Agora você já tem o seu Código ANAC. Destacamos que é sua responsabilidade, inserir e manter atualizados todos os registros exigidos no sistema SIAC, anexando documentos com foto. Estes dados são os mesmos utilizados para emitir as licenças impressas pela ANAC.

Portanto, ambos os arquivos devem estar dentro das dimensões, padrão e qualidade especificados nas Orientações Gerais disponibilizadas pela ANAC, Foto e/ou assinatura fora dos padrões impossibilitam a impressão da licença.

Links úteis:

INSTRUÇÃO SUPLEMENTAR – IS:

CLIQUE AQUI

 

 

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta