Como ter sucesso na carreira de piloto de avião

A carreira de piloto. Conquiste seu sonho de voar!

Muitos são aqueles que tem o sonho de trabalhar na área da aviação civil. A carreira de piloto está associada a muito glamour e altos salários, porém, chegar a comandar grandes aeronaves e viajar o mundo, é preciso percorrer um caminho bastante dedicado aos estudos.
Para seguir a carreira de piloto, é preciso estudar disciplinas teóricas, fazer aulas práticas, exames médicos e demais atividades que são devidamente acompanhadas pela ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, que é o órgão responsável por regulamentar a aviação no Brasil.

O primeiro passo da carreira do piloto de avião

Durante algum tempo o primeiro passo na carreira de piloto costumava se fazer o curso de Piloto Privado em escola homologada pela ANAC (aeroclube ou escola de aviação), no entanto, diversos fatores como ter o inglês fluente, ter uma visão sistêmica da atividade aérea, saber gerenciar pessoas e crises e estar sempre conectado à inovação e tecnologia na aviação agregou-se diferenciais extremamente importantes ao currículo do profissional e são com certeza decisórios nos processos seletivos.

Assim sendo, o aluno já começa com o pé direito na carreira de piloto, pois está apto e preparado para atuar em diversas funções dentro do ramo aeronáutico, além da sua atuação na cabine de comando. Ele irá se tornar um profissional altamente desejado e essencial para qualquer empresa do setor.

como ter sucesso na carreira de piloto de avião
Fonte da Imagem: Google

Por esses diferenciais, o ideal é que se comece a carreira de piloto de avião fazendo um Curso de Ciências Aeronáuticas e este curso superior está sendo ofertado pela AEROTD justamente por ter sido desenvolvido por profissionais da área, que sabem das dificuldades, oportunidades e demandas do setor, seja para seguir carreira de piloto de avião em grandes companhias aéreas, na aviação executiva ou na agrícola.

A seguir você irá conhecer algumas habilitações existentes na carreira de piloto de avião.

Piloto Privado (PP) 

É o primeiro contato do estudante do Curso de Ciências Aeronáuticas com as matérias básicas: Meteorologia, Navegação Aérea, Conhecimentos Técnicos e Motores, Regulamentos de Tráfego Aéreo e Teoria de Voo.
Após a sua aprovação na prova teórica realizada na ANAC, o aluno estará apto a começar as suas horas de voo.
No total no Piloto Privado são 35 horas de voo práticas, após isso o aluno conquista a CHT (Certificado de Habilitação Técnica).
Com o certificado de Piloto Privado o piloto ainda não pode trabalhar, ou seja, não pode ter vínculo empregatício e somente estará apto a voar aeronaves monomotores.
Para seguir a carreira depois do Piloto Privado, o aluno deve fazer o curso de Piloto Comercial.

piloto privado aerotd
Fonte da Imagem: Google

Piloto Comercial IFR (PC)

Nesta etapa do Curso de Ciências Aeronáuticas, o estudante já terá a sua primeira habilitação profissional da sua carreira que é o Piloto Comercial (PC).  É importante destacar, que o aluno também irá fazer (05) cinco provas junto a ANAC.
O aluno estará formado para voar aeronaves multimotoras e também  voo por  instrumentos.
O Piloto Comercial deverá possuir o total de 150 horas práticas (somadas com a etapa anterior, que é a de PP) voadas em diversas aeronaves e também simuladores de voo IFR (voo por instrumentos).

Piloto Comercial IFR PC
Fonte da Imagem: Google

Instrutor de voo (INVA)

Instrutor de voo é mais uma habilitação do curso de Ciências Aeronáuticas que o aluno irá receber. O aluno/piloto também fará prova na ANAC. Após  a sua aprovação, o piloto faz 23 horas de voo e após formado, irá se tornar Instrutor de voo, momento em que irá acumular várias horas de voo para o seu currículo.

Instrutor de voo INVA
Fonte da Imagem: Google

Piloto de Linha Aérea (PLA)

Este é o último estágio do Curso de Ciências Aeronáuticas, que é a habilitação como Piloto de Linha Aérea (PLA). O aluno também deverá fazer a prova na ANAC e obter a aprovação.
Quem escolhe o curso superior em Ciências Aeronáuticas irá desenvolver muitas outras competências e aprender mais sobre todo o setor, extrapolando os limites de seu cockpit e para que você pudesse entender melhor. E essas características que fazem um piloto se tornar um grande comandante.

O Diretor administrativo da AeroTD gravou um vídeo explicando sobre as 8 vantagens de se fazer o curso de Ciências Aeronáuticas com habilitação de Piloto de Linha Aérea. Veja aqui o vídeo: Vantagens de se fazer o Curso de Ciências Aeronáutica

É importante ressaltar que no de Curso de Ciências Aeronáuticas, o egresso estará apto para ser contratado em uma Companhia Aérea com um número menor de horas de voo. Além de ter a vantagem de ser um profissional completo (o que chamamos de piloto 360°), você ainda pode encurtar seu caminho até o comando da sua aeronave!

Piloto de Linha Aerea PLA
Fonte da Imagem: Google

Obs: Todas as habilitações citadas neste artigo, que o aluno do curso de Ciências Aeronáutica irá adquirir, também podem ser realizadas de forma isolada, em cursos profissionalizantes , porém não terá o diferencial de se formar com o diploma de curso superior, que nos dias atuais é extremamente valorizado no mercado da aviação civil.

 

Por isso, não perca tempo. Inscreva-se para o processo seletivo e decole seu futuro!

Mauro de Mattos Niederauer

Possui mais de 890 horas de voo, é copiloto, tem experiência com Transporte de cargas perigosas, trabalhou como coordenador de curso, agente de cargas, instrutor prático e teórico, despachante de voo e balanceamento de aeronaves e é colaborador do blog Decole Seu Futuro.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

2 comentários em “Como ter sucesso na carreira de piloto de avião

  1. Nunca havia pensado em fazer Ciências Aeronáuticas por não ter tanto conhecimento do curso, mesmo gostando tanto dessa área. Eu a acho incrível! Estou no Ensino Médio e espero descobrir se é realmente o que quero pra mim, mas já admiro muito!

Deixe uma resposta