Como ter sucesso na carreira de piloto de avião

A carreira de piloto. Conquiste seu sonho de voar!

Muitos são aqueles que tem o sonho de trabalhar na área da aviação civil. A carreira de piloto está associada a muito glamour e altos salários, porém, chegar a comandar grandes aeronaves e viajar o mundo, é preciso percorrer um caminho bastante dedicado aos estudos.
Para seguir a carreira de piloto, é preciso estudar disciplinas teóricas, fazer aulas práticas, exames médicos e demais atividades que são devidamente acompanhadas pela ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, que é o órgão responsável por regulamentar a aviação no Brasil.

O primeiro passo da carreira do piloto de avião

Durante algum tempo o primeiro passo na carreira de piloto costumava se fazer o curso de Piloto Privado em escola homologada pela ANAC (aeroclube ou escola de aviação), no entanto, diversos fatores como ter o inglês fluente, ter uma visão sistêmica da atividade aérea, saber gerenciar pessoas e crises e estar sempre conectado à inovação e tecnologia na aviação agregou-se diferenciais extremamente importantes ao currículo do profissional e são com certeza decisórios nos processos seletivos.

Assim sendo, o aluno já começa com o pé direito na carreira de piloto, pois está apto e preparado para atuar em diversas funções dentro do ramo aeronáutico, além da sua atuação na cabine de comando. Ele irá se tornar um profissional altamente desejado e essencial para qualquer empresa do setor.

como ter sucesso na carreira de piloto de avião
Fonte da Imagem: Google

Por esses diferenciais, o ideal é que se comece a carreira de piloto de avião fazendo um Curso de Ciências Aeronáuticas e este curso superior está sendo ofertado pela AEROTD justamente por ter sido desenvolvido por profissionais da área, que sabem das dificuldades, oportunidades e demandas do setor, seja para seguir carreira de piloto de avião em grandes companhias aéreas, na aviação executiva ou na agrícola.

A seguir você irá conhecer algumas habilitações existentes na carreira de piloto de avião.

Piloto Privado (PP) 

É o primeiro contato do estudante do Curso de Ciências Aeronáuticas com as matérias básicas: Meteorologia, Navegação Aérea, Conhecimentos Técnicos e Motores, Regulamentos de Tráfego Aéreo e Teoria de Voo.
Após a sua aprovação na prova teórica realizada na ANAC, o aluno estará apto a começar as suas horas de voo.
No total no Piloto Privado são 35 horas de voo práticas, após isso o aluno conquista a CHT (Certificado de Habilitação Técnica).
Com o certificado de Piloto Privado o piloto ainda não pode trabalhar, ou seja, não pode ter vínculo empregatício e somente estará apto a voar aeronaves monomotores.
Para seguir a carreira depois do Piloto Privado, o aluno deve fazer o curso de Piloto Comercial.

piloto privado aerotd
Fonte da Imagem: Google

Piloto Comercial IFR (PC)

Nesta etapa do Curso de Ciências Aeronáuticas, o estudante já terá a sua primeira habilitação profissional da sua carreira que é o Piloto Comercial (PC).  É importante destacar, que o aluno também irá fazer (05) cinco provas junto a ANAC.
O aluno estará formado para voar aeronaves multimotoras e também  voo por  instrumentos.
O Piloto Comercial deverá possuir o total de 150 horas práticas (somadas com a etapa anterior, que é a de PP) voadas em diversas aeronaves e também simuladores de voo IFR (voo por instrumentos).

Piloto Comercial IFR PC
Fonte da Imagem: Google

Instrutor de voo (INVA)

Instrutor de voo é mais uma habilitação do curso de Ciências Aeronáuticas que o aluno irá receber. O aluno/piloto também fará prova na ANAC. Após  a sua aprovação, o piloto faz 23 horas de voo e após formado, irá se tornar Instrutor de voo, momento em que irá acumular várias horas de voo para o seu currículo.

Instrutor de voo INVA
Fonte da Imagem: Google

Piloto de Linha Aérea (PLA)

Este é o último estágio do Curso de Ciências Aeronáuticas, que é a habilitação como Piloto de Linha Aérea (PLA). O aluno também deverá fazer a prova na ANAC e obter a aprovação.
Quem escolhe o curso superior em Ciências Aeronáuticas irá desenvolver muitas outras competências e aprender mais sobre todo o setor, extrapolando os limites de seu cockpit e para que você pudesse entender melhor. E essas características que fazem um piloto se tornar um grande comandante.

O Diretor administrativo da AeroTD gravou um vídeo explicando sobre as 8 vantagens de se fazer o curso de Ciências Aeronáuticas com habilitação de Piloto de Linha Aérea. Veja aqui o vídeo: Vantagens de se fazer o Curso de Ciências Aeronáutica

É importante ressaltar que no de Curso de Ciências Aeronáuticas, o egresso estará apto para ser contratado em uma Companhia Aérea com um número menor de horas de voo. Além de ter a vantagem de ser um profissional completo (o que chamamos de piloto 360°), você ainda pode encurtar seu caminho até o comando da sua aeronave!

Piloto de Linha Aerea PLA
Fonte da Imagem: Google

Obs: Todas as habilitações citadas neste artigo, que o aluno do curso de Ciências Aeronáutica irá adquirir, também podem ser realizadas de forma isolada, em cursos profissionalizantes , porém não terá o diferencial de se formar com o diploma de curso superior, que nos dias atuais é extremamente valorizado no mercado da aviação civil.

 

Por isso, não perca tempo. Inscreva-se para o processo seletivo e decole seu futuro!

Mauro de Mattos Niederauer

Possui mais de 890 horas de voo, é copiloto, tem experiência com Transporte de cargas perigosas, trabalhou como coordenador de curso, agente de cargas, instrutor prático e teórico, despachante de voo e balanceamento de aeronaves e é colaborador do blog Decole Seu Futuro.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Um comentário em “Como ter sucesso na carreira de piloto de avião

Deixe uma resposta