Crescimento de 14% dos voos internacionais no Brasil em 2018 aponta expansão no setor

Enquanto muitos setores da economia relatam crise e todos ficam apreensivos com as altas do dólar, o setor aéreo continua decolando! Neste ano de 2018, o número de voos internacionais que teve o Brasil como origem ou destino teve um crescimento de 14%, segundo dados da ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil).

O número de passageiros transportados que tiveram o Brasil como origem ou destino também aumentou 11,16%. Mesmo com a baixa do real, ainda assim houve aumento de mais de 17% no número de passageiros transportados para os Estados Unidos e mais de 13% para a Europa.

O mercado brasileiro pode ter um crescimento ainda maior

As análises mostram que o mercado pode crescer ainda mais, dependendo do resultado das eleições e da reação do mercado. Além disso, algumas companhias aéreas já anunciaram a operação de novas rotas, como a Gol, que passará a realizar 4 voos diários para os Estados Unidos. Em dezembro a Latam também iniciará uma nova rota com voo direto entre Brasil e Israel.

No próximo ano há a possibilidade de um voo da companhia aérea Norwegian, que já recebeu a autorização para operar no trecho entre Londres e Brasil. Além do provável início de operações de cias aéreas de baixo custo, como a FlyBondi e a Avian, da Argentina e a Sky, do Chile.

E se você quer entender e ver com os próprios olhos o quanto o Brasil ainda pode crescer neste setor, visite o site Flight Radar e faça um comparativo entre o tráfego aéreo do Brasil e dos Estados Unidos. Enquanto os norte-americanos tem quase todo o seu território coberto por aviões, o Brasil tem uma grande concentração no sul, sudeste, centro-oeste e nordeste. A região norte apresenta um “buraco”. Isso mostra que é natural que a aviação no país se desenvolva também internamente.

Esse cenário é muito benéfico para o setor e pode significar um crescimento ainda maior, tanto no número de voos e passageiros, quanto no montante a ser investido na área. Mais voos exigem uma infraestrutura melhor dos aeroportos. E pra isso serão necessários mais profissionais para atuar nas diversas funções existentes na aviação civil. Dessa forma, quem tem o sonho de trabalhar no ramo da aviação, pode aproveitar esse crescimento para alçar voos maiores.

crescimento dos voos internacionais no Brasil em 2018 aponta expansão no setor

Aproveite as oportunidades em diversas carreiras no setor aéreo

Se você quer aproveitar este crescimento do setor de aviação civil, pode começar agora um curso na área e se preparar para as oportunidades que o mercado criará nos próximos anos.  As opções são as mais variadas e vão muito além dos tradicionais cargos de piloto e comissário de voo.

Você pode fazer cursos de mecânica aeronáutica e trabalhar em oficinas fazendo a manutenção dos sistemas eletrônicos, propulsores e até mesmo pintura e reparos na fuselagem e itens diversos. Um mecânico de avião pode trabalhar em funções que vão desde a resolução de falhas elétricas nos computadores, até trocas de bancos e estofados. A gama de opções dentro desta profissão é enorme.

E com o aumento do número de passageiros circulando pelos saguões dos aeroportos, o crescimento de profissionais que fazem o primeiro atendimento aos passageiros, ali mesmo, tende a crescer também. As opções de trabalho são as mais variadas: atender os clientes no check-in, vender passagens, organizar as entradas e saídas dos passageiros, fiscalizar bagagens, dentre várias outras atribuições. Este tipo de profissional é de extrema importância, já que lida diretamente com o público, antes mesmo do embarque e, portanto, acaba se tornando a cara da empresa.

crescimento dos voos internacionais no Brasil em 2018 aponta expansão no setor 02

Se tem tanta gente na linha de frente, também é preciso uma equipe forte nos escritórios das cias aéreas. São necessários profissionais que façam o planejamento estratégico de malhas aéreas, analisando o mercado e seus clientes para definir as melhores rotas. É preciso contar com uma equipe que gerencie os recursos internos, organize escalas de funcionários, tripulações e aviões. E ainda precisamos lembrar dos diversos profissionais que trabalham nos departamentos de carga, logística e, claro, os controladores de tráfego e diversos profissionais que trabalham para manter tudo em ordem e em segurança.

De fato, o crescimento do mercado é notável e as oportunidades estão surgindo. Agora só depende de você acreditar no seu sonho e fazer um dos diversos cursos disponíveis para que, em breve, você possa fazer parte deste ramo tão promissor! Clique aqui e conheça as opções.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe um comentário