Curso de Ciências Aeronáuticas EaD ou presencial: qual é a melhor opção?

Você já deve saber que investir em um Curso de Ciências Aeronáuticas é uma excelente opção, não é mesmo? O setor aéreo vem crescendo e a demanda por profissionais cada vez mais capacitados e com formação multidisciplinar também é constante.

Com as opções atuais de estudar presencialmente ou à distância, fica ainda mais fácil obter formação superior em um setor tão instigante e gratificante como este. Porém, há sempre a dúvida: é melhor estudar de forma presencial ou a distância?

A seguir apresentamos um pouco mais do curso de Ciências Aeronáuticas da AEROTD, te explicamos como funciona cada modalidade e qual a melhor escolha para você.

O que aborda o Curso de Ciências Aeronáuticas

Tanto em sua modalidade presencial, como a distância, o curso de Ciências Aeronáuticas é voltado para a formação de pilotos de linhas aéreas comerciais, tanto no transporte de pessoas como de cargas no país e no exterior e estarão aptos a atender às demandas do setor em três estruturas:

  • Formação Aeronáutica;
  • Formação Gerencial e Humana;
  • Formação Prática de Voo.
Curso de Ciências Aeronáuticas EaD
Fonte de Imagem: Google

Ou seja, estarão aprendendo a teoria, treinando e aplicando através da prática e ainda desenvolvendo habilidades gerenciais, sociais e humanas, tão importantes para qualquer profissional completo hoje em dia.

O Bacharelado com Habilitação de Piloto de Linha Aérea da Faculdade de Tecnologia AEROTD permite o desenvolvimento de Competências no decorrer do curso, tais como:

I – Conduzir aeronaves de grande porte com segurança e eficácia, com habilidades de coordenação motora, precisão e exatidão, concentração, raciocínio lógico, abstrato e espacial, rapidez de percepção e atenção difusa;

II – Comunicar-se, com proficiência em inglês, de forma adequada com os órgãos de controle do tráfego aéreo e com autoridades aeronáuticas civis nacionais e internacionais;

III – Ser capaz de utilizar as novas tecnologias usadas em aviões comerciais de grande porte em rotas internacionais;

IV – Comunicar-se, eficazmente, na língua pátria e em inglês, ter capacidade analítica e ética.

V – Efetuar o gerenciamento do voo em todos os aspectos e ser responsável pela gestão de um bom ambiente de trabalho, sabendo administrar recursos humanos, técnicos e materiais;

VI – Exercer liderança, trabalhar em equipe, gerenciar crises e suportar pressões dentro de padrões típicos do contexto profissional, compreendendo o processo como um todo;

VII – Representar, adequadamente, a empresa e o país, devendo, para tanto, desenvolver sua habilidade de interagir positivamente com autoridades representativas do segmento aeronáutico civil nacional, internacional, e outras.

O curso de Ciências Aeronáuticas tem uma carga-horária total de 2520 horas de teoria, abrangendo os mais diversos aspectos da formação deste profissional. Terão ainda 200 horas de instrução prática que irão colaborar diretamente para a evolução do piloto, 100 horas de atividades complementares e mais 120 horas de disciplinas optativas.

Como funciona a modalidade EaD?

Na modalidade de ensino a distância o conteúdo estudado segue o mesmo do curso presencial. A diferença é que o aluno pode estudar individualmente, de sua casa, em qualquer lugar, frequentando aulas ministradas por professores via web conferência.

Fonte da Imagem: Google

O aluno pode ainda tirar dúvidas com o próprio professor, que dispõe de uma estrutura tecnológica, de pessoal e de material didático para facilitar a aprendizagem do aluno. Além dos encontros online, o aluno conta com atividades presenciais, na sede e nos polos da instituição.

Em cada semestre são ofertadas entre 07 e 08 disciplinas, sendo uma por vez. Durante a oferta da disciplina o aluno fará estudos e realizará atividades no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), e ao término será aplicada a prova final.

O cálculo da MÉDIA FINAL de cada disciplina será feita por intermédio da “Média Ponderada”, na seguinte proporção:

  • 30% para o PROVÃO Semestral (presencial), que será realizado ao final do semestre;
  • 40% para a Prova Final de cada disciplina (Online);
  • 30% para as duas atividades obrigatórias – AOs (Online).

Qual a melhor opção: Presencial ou EaD?

Quando se pensa em fazer um curso superior, diversos são os fatores que devem ser levados em conta, objetivos e disponibilidades são somente alguns deles, mas existem atributos essenciais e imprescindíveis para investir o seu tempo e dinheiro, que são: a procedência da instituição e o seu corpo docente.

Quanto a isso, a AEROTD está muito à frente, pois tem um importante diferencial, além de possuir mais de 21 anos de experiência na formação de profissionais da aviação civil, os professores/instrutores do curso de Ciências Aeronáuticas são em sua maioria, mestres e doutores.

Outro fator que deve se levar em conta é que o Curso de Ciências Aeronáuticas da AEROTD foi elaborado por profissionais de longo tempo de atuação no mercado da aviação e a Grade Curricular foi pensada para que pudesse atender não somente os requisitos técnicos básicos que o profissional precisa ter, mas sim, preparar o profissional para enfrentar situações que acontecem no dia a dia, situações como gerenciamento de pessoas e crises, com conhecimentos sobre a legislação e normas da aviação e tudo que se relaciona com a inovação e tecnologia na aviação.

Muitas vezes, o fator da escolha do aluno em fazer um curso superior está associado à comodidade de acesso, por estar perto de casa, mas como se trata de um investimento para o futuro, para a vida, é preciso levar em conta a qualidade dessa formação.

Ao optar pelo ensino a distância você não tem barreiras geográficas e pode estudar de qualquer lugar. Todo o ambiente de estudos e o material didático são especialmente pensados para que o aluno consiga obter seu melhor desempenho e o Curso de Ciências Aeronáuticas da AEROTD foi criado pela plataforma EaD por conhecer a rotina dos profissionais que já atuam na área e que não ficarão presos a horários pré-estabelecidos como acontece em instituições de ensino presencial, no EaD você é quem faz o seu horário de estudos.

Portanto, a grande questão não é somente avaliar se irá fazer um curso presencial ou a distância, mas sim com a qualidade da sua formação. Vamos começar agora mesmo e decolar seu futuro? Clique aqui e conheça o nosso curso!

Guilherme Santos é especialista em criação de conteúdo e marketing digital.

Trabalha como escritor freelancer e é apaixonado pela aviação desde o seu primeiro voo de Cesna no Flight Simulator 98.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta