De comissário a piloto de linha aérea: conheça a trajetória de Douglas Guardiola

Se você tem o desejo de se tornar piloto de linha aérea, a história de Douglas Guardiola pode te inspirar. Ele é ex-aluno da AEROTD, se formou como comissário de voo, seguiu carreira em companhias aéreas e continuou estudando para conquistar o sonho de comandar uma aeronave.

A seguir você vai conhecer um pouco mais dessa trajetória de sucesso e como a carreira de comissário pode se tornar uma porta de entrada para o seu sonho de ser piloto.

Carreira de comissário: a porta de entrada para quem quer trabalhar na aviação

Ser comissário de voo, devido ao tempo de formação, é um dos meios mais rápidos e práticos para entrar no ramo da aviação. O curso específico para comissários de voo costuma durar em torno de seis meses, pode ser feito a distância e deixa o aluno preparado para atuar profissionalmente em qualquer companhia aérea rapidamente.

Há ainda o Curso Superior de Tecnologia em Transporte Aéreo, que também forma o comissário em seis meses, mas ainda permite que o aluno continue estudando para aprimorar suas habilidades e conseguir ainda mais conhecimento e oportunidades no setor.

Dessa forma, em pouco tempo é possível encontrar emprego em uma cia aérea, ter bons salários e benefícios e, assim, continuar estudando para se tornar piloto, como foi o caso do Douglas.

Além de proporcionar uma situação financeira agradável, permitindo que o comissário se aprimore, esta formação garante um excelente networking com outros pilotos e funcionários das cias aéreas, facilitando a indicação a vagas.

O comissário que se candidata a um cargo de piloto, apesar de passar por todas as etapas do processo e ter as mesmas exigências de qualquer outro postulante a vaga, no entanto, tem uma vantagem por já estar trabalhando dentro da cia aérea. As empresas costumam facilitar o ingresso de pilotos que já estão dentro do seu quadro de funcionários e querem ascender de cargo.

Aqueles que já tem, pelo menos, um ano de empresa, costumam entrar em processos de promoção interna e, portanto, podem realizar o sonho de pilotar uma aeronave mais facilmente.

O que um comissário precisa para se tornar piloto?

Na época em que Douglas era comissário a dinâmica das contratações de pilotos era um pouco diferente. Antigamente eram exigidas mais horas de voo e, por isso, era comum que um comissário fizesse aulas práticas de pilotagem para tirar sua CHT de Piloto Privado e pilotar aviões particulares ou se tornar instrutor em escolas de aviação.

Geralmente eram necessárias, aproximadamente, 1.500 horas de voo para se candidatar a uma vaga de co-piloto. Hoje, com a aviação crescendo cada vez mais, o mercado se expandindo, surge a necessidade de contratar mais pilotos.

Por isso, em alguns casos, podemos ver um piloto saindo do aeroclube com 200 horas no currículo e já estando apto a se candidatar a uma vaga de co-piloto em uma grande companhia aérea. Basta que o candidato tenha as carteiras de piloto comercial, multimotor, e ter o PLA (Piloto de Linha Aérea) teórico – que é uma prova da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) com duas matérias.

Para evitar que as empresas contratassem pilotos com pouca experiência, a ANAC passou a exigir também o Jet Training, um treinamento feito em simulador de multicrew (avião a jato: Boeing, Airbus, Embraer, entre outros), que engloba toda a questão de CRM e a dinâmica de se trabalhar em aeronaves que exigem dois pilotos, no mínimo, para operar.

Além destes requisitos, como as empresas aéreas costumam fazer diversos voos pelo Mercosul, é exigido pelo menos o ICAO 4, com domínio do idioma inglês. Em alguns cursos, como o de Ciências Aeronáuticas da AEROTD, o futuro piloto já sai preparado, visto que existem 4 cadeiras deste idioma na grade curricular.

Faça como o Douglas!

Não deixe para amanhã a chance de entrar em uma carreira tão incrível como a de comissário de voo! Ela pode ser a porta de entrada para diversas outras oportunidades no ramo de aviação.

Você pode, inclusive, seguir os mesmos passos do Douglas Guardiola e realizar o seu sonho de se tornar um piloto e, enfim, decolar seu futuro! Clique aqui e conheça nossos cursos.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Um comentário em “De comissário a piloto de linha aérea: conheça a trajetória de Douglas Guardiola

Deixe uma resposta