É difícil passar na prova da ANAC?

Todo comissário de voo inicia seu curso sabendo que, para poder trabalhar em uma aeronave, terá que ser aprovado em um exame realizado pela Agência Nacional de Aviação Civil. Mas a grande dúvida é: passar na prova da ANAC é difícil?

A seguir detalhamos como funciona esta prova e o que você precisa para se dar bem nela. Você vai ver que com muito foco, dedicação e o apoio de uma boa instituição de ensino, tudo se torna fácil.

O que é preciso para fazer a prova da ANAC?

Para fazer a prova a ANAC faz as seguintes exigências:

O candidato deverá ter 18 anos, 2º grau completo e frequentar uma Unidade de Instrução Profissional homologada pela ANAC, a fim de cumprir o Programa de Instrução Teórica e Prática estabelecido no Manual de Curso de Comissário de Voo (MCA 58-11 ), com carga horária total, mínima, de 138 horas-aula.

Concluindo estas exigências, o aluno pode realizar o exame e, se passar na prova da ANAC, poderá solicitar sua licença de comissário de voo (CMS), ao cumprir alguns outros requisitos:

  • Ter completado 18 anos
  • Possuir Certificado de Conclusão o 2º grau (ensino médio)
  • Ter concluído, com aproveitamento, curso homologado pela ANAC
  • Ter sido aprovado em exame teórico da ANAC
  • Possuir Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 2ª classe válido

Se tudo estiver em ordem o comissário recebe a sua licença e fica apto a trabalhar em qualquer companhia aérea.

licença comissario de voo
Fonte da Imagem: Google

Como funciona a prova da ANAC

Você que deseja passar na prova da ANAC precisa agendar seu exame conforme explicado no site do órgão. Lá você baixa um formulário, que deve ser preenchido e depois reenviado digitalizado por e-mail, para que sua inscrição seja efetuada e os demais detalhes da realização da prova sejam encaminhados.

Em seguida, no dia agendado para a prova, o aspirante a comissário deverá se dirigir à uma das sedes da ANAC onde fará sua prova em formato digital em um computador. Logo após o término já é possível saber se o aluno conseguiu passar na prova da ANAC e, assim, se tornou um comissário de voo.

A prova da ANAC é dividida em algumas áreas:

  • Emergência, Sobrevivência e Segurança;
  • Primeiros Socorros e Saúde;
  • Regulamentação da Profissão de Aeronauta;
  • Conhecimentos Gerais de Aeronaves.

Cada uma delas possui 20 questões e o aluno precisa ter o total de 70% de acerto em toda a prova, o que dá 14 questões em cada bloco.

prova da anac
Fonte da Imagem: Google

Como se preparar para passar na prova da ANAC?

Antes de qualquer coisa, você precisa se tranquilizar e entender que este exame é uma prova como qualquer outra. Mantenha a calma, tenha foco e se você foi um bom aluno durante o curso, provavelmente conseguirá passar na prova da ANAC tranquilamente.

Inclusive, durante o curso, participe sempre das aulas e faça os trabalhos complementares solicitados. Isso lhe dará uma boa bagagem e uma visão sistêmica de tudo que você precisa saber para passar na prova da ANAC.

Além disso, crie cronogramas de estudo para revisar suas matérias e tirar as dúvidas. Separe um tempo na semana para fazer isso e siga essa rotina.

Para facilitar a fixação do conteúdo na sua mente, não basta apenas ler de novo. É necessário revisar, ler, reler, anotar e tirar todas as dúvidas. Quanto mais aquele conteúdo ficar na sua mente, mais forte se tornam as conexões em suas sinapses, que facilitam a fixação de alguma informação.

Você pode adotar algumas técnicas comuns para concursos e vestibulares como criar perguntas sobre o assunto e depois respondê-las, fazer resumos, ler materiais relacionados e, até mesmo, fazer simulados na internet. Quanto mais praticar e estudar mais fácil será para ser aprovado.

Outra ótima dica é perguntar para quem já passou pela mesma situação que você. Converse com colegas, professores, profissionais que já estão habilitados e tente sugar o máximo de informações que conseguir. Isso vai ser bastante importante para te ajudar a ter uma noção de como tudo funciona e qual o caminho mais fácil a percorrer para passar na prova da ANAC.

Faça um curso ou faculdade com qualidade comprovada

Você pode fazer um curso de comissário de voo ou até um curso superior de tecnologia em transporte aéreo. O importante é que você escolha uma instituição de ensino qualificada, para que você consiga aprender tudo que precisa e tenha todo o suporte necessário até o momento da aprovação.

E se você quer decolar seu futuro, deve escolher a AEROTD. São mais de 20 anos formando milhares de profissionais de aviação. Aqui você pode estudar presencial ou semi-presencialmente e ainda conta com material didático completo e atualizado, corpo docente qualificado e todo o suporte para garantir que você consiga passar na prova da ANAC de forma simples e sem estresse!

Guilherme Santos é especialista em criação de conteúdo e marketing digital.
Trabalha como escritor freelancer e é apaixonado pela aviação desde o seu primeiro voo de Cesna no Flight Simulator 98.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta