Engenheiro mecânico pode atuar como engenheiro aeronáutico?

O engenheiro mecânico é um profissional altamente capacitado para trabalhar com os mais diversos tipos de sistemas mecânicos e, por isso, muita gente se pergunta se é possível que ele exerça a função de engenheiro aeronáutico, atuando na manutenção de aeronaves.

A resposta curta para esta pergunta é: não. Um engenheiro mecânico não pode atuar na manutenção de aviões.

A seguir, vamos explicar melhor o que faz um engenheiro mecânico, por qual motivo ele não pode atuar na manutenção de aeronaves, mas também qual o caminho correto, caso queira se tornar um mecânico de aviões.

O que faz um engenheiro mecânico?

O engenheiro mecânico é responsável por cuidar de projetos, construções, análises e manutenções de sistemas mecânicos variados.

Engenheiro Mecânico
Fonte da Imagem: Google

Durante a faculdade o futuro engenheiro vai desenvolver habilidades e competências técnicas que podem ser aplicadas no desenvolvimento e na projeção de todo tipo de máquina, com uso aplicado de tecnologia de ponta e total compreensão do funcionamento e da manutenção dos sistemas.

Algumas das atividades que podem ser desempenhadas por ele incluem:

  • criação e desenho de peças, dispositivos, maquinários, ferramentas etc.;
  • produção e manutenção de tecnologias de ponta;
  • condução de testes em produtos e máquinas;
  • inspeção das linhas de produção;
  • realização de controles de qualidade;
  • manutenção de equipamentos;
  • gestão de equipes de Engenharia Mecânica;
  • pesquisa na área de Engenharia Mecânica.

Por que um engenheiro mecânico não pode atuar como engenheiro aeronáutico?

Oficialmente um engenheiro mecânico não pode atuar como engenheiro aeronáutico, pois, apesar da similaridade entre as duas modalidades, o conselho que regular a profissão de engenheiro no Brasil entende que o Engenheiro Mecânico não pode atuar profissionalmente em cargos, funções técnicas ou trabalhos relacionados a aeronaves. Esta atribuição é de competência exclusiva do Engenheiro Aeronáutico.

No entanto, por conta de suas habilidades, é possível que um engenheiro ingresse no setor como mecânico de aeronaves, já que esta função não exige curso superior e, dessa forma, um engenheiro mecânico pode ter certa vantagem e encontrar aí a porta de entrada para trabalhar neste ramo.

Como um engenheiro mecânico pode se tornar um engenheiro aeronáutico?

Se o engenheiro mecânico deseja realmente atuar no setor aéreo no cargo de engenheiro aeronáutico, é possível que ele realize um curso de pós-graduação para estender suas habilidades e atribuições para esta área.

A Resolução 1073 do CONFEA, que é o órgão que regula a profissão no Brasil, preconiza que um Engenheiro pode ter suas atribuições estendidas mediante complementação curricular ou pós-graduação.

Assim, o engenheiro mecânico consegue complementar seus estudos com habilidades essenciais aos engenheiros aeronáuticos e, dessa forma, fica apto a atuar no setor.

Engenheiro Mecânico Aeronáutico
Fonte da Imagem: Google

Por que fazer uma pós-graduação em engenharia aeronáutica?

O setor aéreo é um dos mais ricos do mundo, historicamente entregando ótimos salários e qualidade de vida aos seus engenheiros.

Além disso, a vanguarda das novas tecnologias e soluções para a humanidade, surgem deste setor: veículos híbridos (andam sobre rodas e também voam) aeronaves não tripuladas, uso de energias renováveis e inteligência artificial para diversas funções e produtos neste ramo, etc.

E mais: a aviação, por natureza, é um setor bastante regulado. Essa regulamentação tende a ser uniforme em todo o mundo, pela necessidade de compatibilização entre os países.

Um avião produzido no Brasil deve também ser certificado nos EUA ou Europa para também poder voar lá.

Desta forma, a profissão é bastante global e, portanto, um engenheiro com experiência terá portas abertas para sua atuação em qualquer lugar do mundo.

Engenheiro Aeronáutico
Fonte da Imagem: Google

Oportunidades para engenheiros aeronáuticos

As oportunidades que se abrem para um engenheiro aeronáutico são bastante amplas. Além de pode realizar o projeto, ele consegue atuar na manutenção, nas modificações das aeronaves, na gestão de risco, no planejamento do tráfego aéreo, etc.

O engenheiro que possui habilitação para trabalhar com aeronaves pode se colocar em empresas de projeto e fabricação de aeronaves e seus sistemas, organizações de manutenção, empresas aéreas, de táxi aéreo, etc.

Além disso, há a possibilidade de trabalhar de forma autônoma, prestando consultoria técnica para empresas de aviação, apoiando construtores amadores entre outros.

Como fazer uma pós-graduação em engenharia aeronáutica?

O engenheiro mecânico que deseja melhorar seu currículo e ter habilitação para atuar como engenheiro aeronáutico poderá realizar o curso de especialização em Engenharia Aeronáutica da AeroTD. (em breve).

O curso cobre cada área do conhecimento vinculada a Engenharia Aeronáutica, incluindo Aerodinâmica, Mecânica de Voo, Desempenho, Estruturas e Materiais Aeronáuticos, Manutenção e Projeto de Aeronaves.

A Especialização em Engenharia Aeronáutica proporciona a extensão de atribuições profissionais no sistema CONFEA/CREA do Engenheiro Mecânico para a atuação plena na modalidade de Engenharia Aeronáutica.

Está pós tem duração de dois anos, contendo 720 horas-aula, sendo concebido de forma a promover o treinamento necessário aos engenheiros que gostariam de atuar na modalidade Aeronáutica, mas que se formaram em área diversa.

O curso conta com um corpo docente que atua na área, trazendo não só o conhecimento acadêmico associado, mas também a experiência de atuação na indústria.

As aulas são lecionadas na modalidade de Ensino a Distância e as práticas laboratoriais são realizadas ao final do curso, de forma presencial.

Se você quer se tornar um engenheiro aeronáutico e decolar seu futuro, fale agora com nossa equipe e se matricule!


Tire suas dúvidas sobre nossos cursos entrando em contato pelo chat em nosso site www.aerotd.com.br ou com nossa equipe comercial:

WhatsApp Comercial 01 : (48) 9 9681 7971 – vera@aerotd.com.br

WhatsApp Comercial 02 : (48) 9 9655 3259 – comercial3@aerotd.com.br

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta