Antoine-de-Saint-Exupéry

Filme Dás um banho, Zé Perri, uma ficção que retrata a passagem do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry

O filme “Dás um banho, Zé Perri”, escrito e dirigido por Zé Dassilva, uma ficção que retrata a passagem do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, autor do clássico livro “O Pequeno Príncipe” por Santa Catarina, começou a ser gravado em Florianópolis.

ze-dassilva

Um avião cenográfico em tamanho real foi produzido e “pousou” na praia do Campeche no último final de semana para dar início as gravações, que continuam até o começo de outubro.

Fonte da Imagem: NSC Total

No curta-metragem, o ator Marcos Veras vive o desenhista Celestino, que consegue convencer Exupéry (interpretado por Rodrigo Fagundes) a vir ao Brasil para realizar o sonho da garota por quem é apaixonado: dar uma volta de avião. 

Fonte da Imagem: Google
ator-rodrigo-fagunde
Fonte da Imagem: Google

A história mostra personagens da cultura local, como as rendeiras de bilros vividas por Alana Ferri (ex-Malhação) e Isis Pessino (que esteve nas novelas Deus Salve o Rei e Amor de Mãe).

atrizes-alana-ferri-e-isis-pessino
Fonte da Imagem: Adoro Cinema

O ano 1930 é retratado e a trama acontece na época em que o lendário aviador e escritor comandava o escritório da pioneira empresa de correio aéreo francês Aeropostale em Buenos Aires, e que de fato passou por Florianópolis.

CURIOSIDADES SOBRE SAINT EXUPÉRY

Antoine de Saint-Exupéry foi um dos escritores franceses mais importantes do século XX.

A fábula “O Pequeno Príncipe”, foi escrita por Antoine de Saint-Exupéry e publicada em 1943. Um dos mais conhecidos livros infanto-juvenis do mundo, a obra vendeu mais de 80 milhões de exemplares no mundo todo e foi traduzido para 180 línguas. Conheça algumas curiosidades da vida desse autor genial que inspirou gerações:

  • Antoine de Saint Exupéry nasceu em Lyon (França), em 1900, era o terceiro filho do conde Saint-Exupéry e da condessa Marie Fascolombe. Foi incentivado pela mãe a escrever contos e prosas desde cedo. Com o início da Primeira Guerra Mundial ele precisou se mudar para a Suíça e passou a estudar lá;
  • De volta à França, se apaixonou por aviação ao fazer um passeio com um de seus amigos. Aos 21 anos, foi admitido no Segundo Regimento de Estrasburgo, onde conseguiu uma licença para se tornar piloto. Foi um dos responsáveis pela implantação de rotas de correio aéreo na África, América do Sul e Atlântico Sul;
  • A aviação sempre esteve presente em suas obras, como os livros O Aviador e Voo Noturno. Em O Pequeno Príncipe, também está bastante presente a referência à aviação, que conta a história de um piloto de avião que sofre um acidente e cai no deserto do Saara;
  • Antoine de Saint-Exupéry desapareceu em um acidente de avião. Ele estava em uma missão secreta na África em julho de 1944 e a partir de então não foi mais visto. Os restos do avião foram achados somente em 2004, mas seu corpo nunca foi encontrado.

ADAPTAÇÃO PARA O CINEMA

  • A história do pequeno príncipe teve a sua primeira adaptação em 1974. Mais recentemente a obra foi novamente adaptada, em uma versão animada, dirigida pelo americano Mark Osborne. Veja o trailler:
  • A vida de Saint-Exupéry já foi retratada também em 1996 com direção de Anand Tucher no filme “Saint-Ex – The Storey Of The Storyteller” com Bruno Ganz, Miranda Richardson, Katrin Cartlidge no elencoe roteiro de Frank Cottrell Boyce.

Neste registro, o jovem Antoine (Bruno Ganz) se torna um piloto de avião, contra a vontade se sua família que é da aristocracia francesa. Em uma de suas viagens ele conhece a salvadorenha Consuelo (Miranda Richardson), com quem se casa. Com o tempo ela começa a não gostar da constante ausência de seu marido, mas ele não parece disposto a parar de voar.

BIOGRAFIA DE ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY

Antoine de Saint Exupéry (1900-1944) foi um escritor, ilustrador e piloto francês, é o autor de um clássico da literatura “O Pequeno Príncipe”, escrito em 1943. Entre as suas diversas frases famosas estão: “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos” e “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.

Antoine-de-Saint-Exupéry-escritor-e-aviador
Fonte da Imagem: ND+

Antoine-Marie-Roger de Saint-Exupéry nasceu em Lyon (França), no dia 29 de junho de 1900. Era o terceiro filho do conde Saint-Exupéry e da condessa Marie Fascolombe, família aristocrática empobrecida. Estudou no colégio jesuíta Notre Dame de Saint Croix e no colégio dos Marianistas, em Friburgo, na Suíça.

CARREIRA DE PILOTO

Em 1921 ingressou no serviço militar, no Regimento de Aviação de Estrasburgo, após ter sido reprovado para a Escola Naval. Tornou-se piloto civil e subtenente da reserva. Em 1926 foi admitido na Aéropostale, onde começou sua carreira de piloto de linha, voando entre Toulouse, Casablanca e Dacar. Nessa época, publicou seu primeiro livro, O Aviador (1926)

Ajudou a implantar rotas de correio aéreo na África, América do Sul e Atlântico Sul, além de ter sido pioneiro nos voos Paris – Saigon e Nova Iorque – Terra do Fogo. Nessa época, publicou Correio do Sul (1929).

Antoine-de-Saint-Exupéry-carreira-como-piloto-de-avião
Fonte da Imagem: https://nova-acropole.org.br/

Na década de 30, Exupéry trabalhou como piloto de provas para a Air-France e repórter do Paris- Soir. Em 1931, publicou voo noturno, onde exaltou os primeiros pilotos comerciais que enfrentavam a morte no cumprimento do dever. Registro suas próprias aventuras em “Terra dos Homens” (1939).

Com a invasão dos nazistas na França, Exupéry fugiu para os Estados Unidos. Nesse período, escreveu Carta a Um Refém (1943) e incentivado por editores americanos, que viram sua habilidade como desenhista amador, a fazer uma obra par crianças. Até ali, seus livros falavam de sua paixão profissional: a aviação.

O PEQUENO PRÍNCIPE – O LIVRO

Em 1943, Antoine de Saint-Exupéry escreveu seu livro mais importante O Pequeno Príncipe (1943), uma fábula infantil para adultos, cuja obra é rica em simbolismo, com personagens como a serpente, a rosa, o adulto solitário e a raposa.

O personagem principal do livro vivia sozinho num planeta pequeno, onde existiam três vulcões, dois ativos e um já extinto. Outro personagem representativo é a rosa, cujo orgulho, levou o pequeno príncipe a uma viagem pela terra.

o-pequeno-principe
Fonte da Imagem: https://edipro.com.br/

Na viagem, encontrou outros personagens que o levaram ao desvendamento do sentido da vida. A obra foi traduzida no mundo inteiro e é um dos livros mais lidos do mundo.

MORTE

Em 1943, Antoine de Saint-Exupéry voltou para a força aérea no norte da África e tal como o Pequeno Príncipe no final do livro, Saint-Exupéry parece ter apenas desaparecido da terra, morreu em um acidente de avião, durante uma missão de reconhecimento, no dia 31 de julho de 1944, abatido por um caça alemão.

Seu corpo nunca foi encontrado. Em 2004, foram encontrados os destroços do avião que pilotava, a poucos quilômetros da costa de Marselha, na França.

O Blog Decole Seu Futuro irá acompanhar e ajudar a divulgar mais uma grande obra produzida para que possamos relembrar e conhecer um pouco mais sobre o piloto e escritor Saint-Exupéry.

O filme “Dás um banho, Zé Perri” com produção da Diplomata Filmes junto de 4-3-3 Produções, Studio de Ideias, Vinil Filmes e Dino Cantelli, tem previsão de lançamento para dezembro de 2021. Vamos aguardar!

E você? Também é um apaixonado ou uma apaixonada por aviação? Deixe aqui a sua opinião e se quiser saber mais sobre os cursos da AEROTD, deixe o seu contato que a nossa equipe de atendimento irá conversar com você!

Fonte: NSC Total, Aliança Francesa, ebiografia (Dilva Frazão – Biblioteconomista e professora)

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta