GMP, Célula ou Aviônico: conheça as habilitações

Ser mecânico de aeronaves é a carreira certa pra você? Então provavelmente já deve ter ouvido falar das habilitações necessárias para ser um profissional completo: GMP, Célula e Aviônico.

Essas três áreas de conhecimento são essenciais para qualquer um que deseja trabalhar neste setor, visto que ensinam a operar as diversas tecnologias e ferramentas utilizadas no meio aéreo.

A seguir você vai entender um pouco mais sobre como funciona cada uma dessas habilitações, o que cada módulo do Curso de Mecânico de Aeronaves da AEROTD aborda e como é importante dominar todas essas áreas do conhecimento para se tornar um mecânico altamente qualificado e desejado por todas as empresas do ramo.

Como funciona o curso de mecânico de aeronaves

Para fazer o curso de mecânico de aeronaves é necessário apenas que você tenha 18 anos e o ensino médio completos. Não é preciso fazer vestibular ou qualquer outro tipo de prova. Basta motivação.

gmp célula aviônicos aerotd
Fonte da Imagem: Google

Também não é preciso esperar a sorte de ter uma escola perto de você, pois instituições de ensino, como a AEROTD, possuem cursos semipresenciais. Você pode estudar de qualquer lugar do Brasil, podendo ir a parceiros espalhados em diversos estados do país para realizar as provas e disciplinas práticas. Dessa forma, democratizamos o acesso ao aprendizado e ao sonho de seguir essa profissão.

Um dos diferenciais do curso de Mecânico de Aeronaves promovido pela AEROTD é que logo ao final do segundo período já é possível fazer uma prova da ANAC e ter o seu CCT (Certificado de Conhecimentos Teóricos), que já possibilita o trabalho como auxiliar ou ajudante de mecânico.

GMP, CEL e AVI – Como funcionam os módulos do Curso de Mecânico de Aeronaves

Os módulos (períodos) tem duração de seis meses cada. O primeiro é o módulo básico, que qualifica o aluno sobre os tipos de motores de aviação geral, todos os sistemas de hélices e rotores, e com todos os sistemas dos grupos moto propulsores.

Depois desse básico, o aluno pode escolher se conclui os próximos módulos. Alguns começam a trabalhar e já se dão por satisfeitos. No entanto, aqueles que querem se tornar profissionais altamente qualificados, optam por concluir os módulos GMP, CEL e AVI, se tornando assim, um profissional habilitado para trabalhar com qualquer tipo de aeronave e ferramentas, o que irá aumentar imensamente suas chances de sucesso no mercado de trabalho da manutenção de aeronaves.

Após concluir o módulo básico, o segundo é o GMP (Grupo motopropulsor), que habilita a trabalhar com todos os tipos de motores de aviação geral, todos os sistemas de hélices e rotores e com todos os sistemas dos grupos motopropulsores. Aqui já é possível fazer a prova da ANAC e tirar seu CCT para trabalhar em setores ligados a esse tipo de habilitação.

O terceiro é o CEL (Célula), que habilita a trabalhar com todos os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos, estrutura de aviões e helicópteros em geral (fuselagem da aeronave).

E o último é o AVI (Aviônicos), que habilita a trabalhar com todos os componentes elétricos e eletrônicos de aeronave, inclusive instrumentos de navegação, rádio navegação e rádio comunicação, sistemas elétricos e de radar.

O curso tem duração total de dois anos e ao seu final, o profissional sai habilitado em 3 áreas relacionadas à manutenção de aeronaves, podendo trabalhar em diversas funções e empresas do setor aéreo.

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Fonte da Imagem: Google

Como é a carreira de um mecânico

Quanto mais aeronaves estão pelos céus, mais mecânicos são necessários em terra para garantir que elas voem em segurança. Só para se ter uma ideia, temos em nosso país uma das cidades com maior frota de helicópteros do mundo: São Paulo. São quatro pousos ou decolagens a cada cinco minutos saindo dos terraços da cidade.

Aquele que consegue vaga como mecânico de aeronaves em companhias aéreas e têm habilitações em GMP, CEL e AVI conta também com um bom salário, estabilidade, projeção de carreira e outros adicionais como auxílio saúde, alimentação, transporte, cursos de aprimoramento, plano de carreira, bonificações e muito mais!

O piso salarial (salário base e compensação orgânica) de um mecânico que já possui CHT (Certificado de Habilitação Técnica) e experiência na função fica em torno de R$ 3.191,17, segundo a última convenção coletiva de trabalho do Sindicato Nacional dos Aeroviários. Mas, como mencionado anteriormente, com todas as bonificações e adicionais esse valor fica ainda maior.

Ou seja, seguir a carreira de mecânico de aeronaves e se habilitar em GMP, CEL e AVI pode ser o melhor caminho para você decolar seu futuro. Basta que você aproveite as oportunidades, não perca tempo e comece agora mesmo um curso que te possibilite mudar de vida e decolar seu futuro.

Guilherme Santos é especialista em criação de conteúdo e marketing digital.

Trabalha como escritor freelancer e é apaixonado pela aviação desde o seu primeiro voo de Cesna no Flight Simulator 98.

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