Idade e segunda língua: existe algum requisito para ser mecânico de aeronaves?

Uma das profissões mais instigantes e desafiadoras no ramo da aviação, sem dúvidas é a de mecânico de avião. Afinal, são estes profissionais os responsáveis por fazer estas máquinas incríveis decolarem e pousarem com segurança. Por isso, por ser um trabalho tão importante e desafiador, é comum que haja a dúvida se existe algum requisito para ser mecânico de aeronaves.

Muitas pessoas acreditam que é necessário ter cursos prévios em áreas relacionadas à mecânica ou experiência no setor. Mas a verdade é que o principal requisito para ser mecânico de aeronaves é ter força de vontade, gostar de trabalhar com motores e componentes eletrônicos e elétricos e principalmente ter paixão por aprender.

Existem alguns requisitos obrigatórios e outros desejáveis, que vamos explicar nas próximas linhas com mais detalhes para que você possa se preparar e entender que a carreira de mecânico de aeronaves está realmente ao seu alcance.

Qual requisito para ser mecânico de aeronaves é realmente obrigatório?

Hoje temos apenas dois pré-requisitos obrigatórios para quem sonha em seguir nesta profissão: Ser maior de 18 anos e ter ensino médio completo.

Para fazer o curso de mecânico de aeronaves da Aero TD, tanto na modalidade presencial, como semipresencial, é necessário que o aluno já tenha completado 18 anos, pois, por ser uma área diretamente ligada à segurança, exige-se pessoas que já tenham sua maioridade, que possam desenvolver um trabalho mais responsável e focado.

Outro requisito para ser mecânico de aeronaves é a conclusão do ensino médio. Isso atesta que o aluno já tem as qualificações necessárias para iniciar o curso e já domina as áreas essenciais para desenvolver ainda mais seu aprendizado.

Idade e segunda língua: existe algum requisito para ser mecânico de aeronaves?
Fonte Imagem: Google

Preenchendo esses pré-requisitos qualquer pessoa pode se inscrever e fazer o curso de mecânico de aeronaves da Aero TD.

É necessário ser fluente em uma segunda língua?

Ser fluente em uma segunda língua não é um requisito para ser mecânico de aeronaves. Porém é altamente recomendável que este profissional tenha um bom domínio, principalmente do inglês.

A maior parte dos materiais, manuais das aeronaves, componentes, sinalizações e linguagem utilizada entre diferentes profissionais e áreas é feita na língua inglesa. Por este motivo é muito importante que o mecânico entenda o inglês técnico utilizado na aviação.

No entanto, ao contrário do que muitos pensam, isso não é um bicho-de-sete-cabeças. Os alunos que fazem curso de mecânico de aeronaves na AEROTD podem, inclusive, fazer aulas para aperfeiçoar seu inglês com escolas parceiras, que promovem cursos especializados e foi pensando nisso que a AEROTD fez uma parceria com Inglês com Você. Nela, você terá um acompanhamento personalizado, fazer quantas aulas quiser, vídeo-aulas e outras atividades diversas como as aulas ao vivo podendo praticar com o professor e o melhor, você estuda em seu melhor horário. VEJA AQUI!

Mesmo que você não se dê bem com outra língua, não precisa ter receio. Primeiro porque não é um requisito para ser mecânico de aeronaves que você seja fluente em inglês. Você precisa apenas saber o vocabulário e conseguir entender e se comunicar com demais setores. Portanto, não deixe que te façam acreditar que o inglês técnico na área de aviação é seu grande inimigo. Com o suporte da nossa escola e as parcerias com cursos especializados, você se tornará um mecânico de aeronaves completo e pronto para qualquer desafio no mercado de trabalho.

Idade e segunda língua: existe algum requisito para ser mecânico de aeronaves?
Fonte Imagem: Google

Como funciona o curso de mecânico de aeronaves da AEROTD

Se você já tem 18 anos e ensino médico completo, então já cumpre o requisito para ser mecânico de aeronaves. Você já pode se inscrever e começar a fazer nosso curso, mesmo se não tiver uma unidade da Aero TD perto de você, pois é possível fazer o curso semipresencial, estudando em casa e indo até uma de nossas escolas ou parceiros homologados pela ANAC, espalhados por todo o Brasil, apenas para realização de provas e disciplinas práticas.

Uma das vantagens deste curso é que ao final do segundo período, após a conclusão do curso Básico, você já pode fazer uma prova da ANAC e ter o seu CCT (Certificado de Conhecimentos Teóricos) que já possibilita o trabalho como auxiliar ou ajudante de mecânico.

Idade e segunda língua: existe algum requisito para ser mecânico de aeronaves?
Fonte Imagem: Google

Os módulos (períodos) tem duração de seis meses cada. O primeiro é o módulo básico, que qualifica o aluno sobre os tipos de motores de aviação geral, todos os sistemas de hélices e rotores, e com todos os sistemas dos grupos moto propulsores.

O segundo é o GMP (Grupo motopropulsor), que habilita a trabalhar com todos os tipos de motores de aviação geral, todos os sistemas de hélices e rotores e com todos os sistemas dos grupos motopropulsores. Aqui já é possível fazer a prova da ANAC e tirar seu CCT para trabalhar em setores ligados a esse tipo de habilitação.

O terceiro é o CEL (Célula), que habilita a trabalhar com todos os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos, estrutura de aviões e helicópteros em geral (fuselagem da aeronave).

E o último é o AVI (Aviônicos), que habilita a trabalhar com todos os componentes elétricos e eletrônicos de aeronave, inclusive instrumentos de navegação, rádio navegação e rádio comunicação, sistemas elétricos e de radar.

Idade e segunda língua: existe algum requisito para ser mecânico de aeronaves?
Fonte Imagem: AEROTD

Após o curso, que tem duração de dois anos, o profissional sai habilitado em 3 áreas relacionadas à manutenção de aeronaves, tendo uma gama variada de opções para trabalhar.

Se você ainda tem alguma dúvida, fale com a gente, mande mensagem ou dê uma olhada nos depoimentos dos nossos ex-alunos. Eles vão te mostrar como é gratificante essa carreira e que o único requisito para ser mecânico de aeronaves é ter a vontade de decolar seu futuro!

Facebooktwitteryoutubeinstagram

4 comentários em “Idade e segunda língua: existe algum requisito para ser mecânico de aeronaves?

  1. Boa Tarde!!

    Estou terminando em fevereiro de 2019 o básico e gostaria de saber aonde posso obter informações sobre qual a especialidade (GMP, Célula ou Aviônico) o mercado de trabalho mais carece.

    Att:

    1. Olá David! Foi pensando também nos alunos que finalizam o Básico, que a AEROTD hoje disponibilizou o Curso Completo de Mecânicos de Aeronaves, para que os alunos se motivem a concluir todos os módulos no menor tempo possível com o valor mais acessível. O seu contato de email já foi encaminhado à nossa equipe para que possam lhe orientar sobre o próximo módulo a ser feito. Vamos nos falando.

    1. Olá Eduardo! Em nosso site sempre mantemos atualizado os valores dos nossos cursos.
      Acesse: http://www.aerotd.com.br
      Fique atento, pois a AEROTD trabalha constantemente com promoções!
      Para um atendimento mais personalizado, envie um recado via whatsapp para (48) 9 9681 7971 que nós iremos falar com você!

Deixe um comentário