Inovação no transporte aéreo: conheça tecnologias que estão revolucionando o setor

A inovação no transporte aéreo é uma constante. Desde seu surgimento o avião esteve na vanguarda das novidades e dos avanços tecnológicos. Evoluímos de motores revestidos de madeira e tecido no começo do século XX para grandes máquinas de metal que transportam centenas de passageiros atravessando o oceano nos dias atuais.

As aeronaves transportaram muito mais que passageiros durante esses anos. Elas permitiram que tecnologias cruzassem o globo. Vimos um salto enorme na capacidade dos motores que faziam os aviões levantar voo. Acompanhamos a evolução dos sistemas de comunicação, de geolocalização, de navegação e muito mais.

Ainda estamos acompanhando diversas formas de inovação no transporte aéreo e tem mais um bocado de novidades que prometem se tornar essenciais na aviação nos próximos anos. A seguir nós falamos um pouco de algumas que já fazem sucesso hoje e outras que podem revolucionar o ramo em breve.

O que já está revolucionando o setor

Uma grande inovação no transporte aéreo, que surgiu e tomou conta silenciosamente, foi a informatização de todos os processos de check-in, despacho, emissão de passagens e etc. É difícil imaginar fazer a compra de uma passagem sem utilizar um celular ou computador. Tudo pode ser feito de maneira prática e rápida em segundos, já que a grande maioria dos sistemas das cias aéreas e aeroportos trabalham interligados.

Outra inovação que traz grandes vantagens, principalmente para aqueles que viajam bastante, é a popularização dos programas de milhagem, clubes de benefícios e até os sistemas para compra e troca de pontos, milhas, passagens e etc. Hoje é fácil encontrar passagens baratas e ainda receber outras vantagens em contrapartida.

E já que estamos numa época ultraconectada, é impossível ainda aceitar que precisamos desligar nossos devices e ficar off-line durante uma viagem. Por isso, as companhias aéreas investem cada vez mais em sistemas de entretenimento modernos, que permitem que o passageiro assista filmes, séries, ouça músicas, acompanhe o trajeto do voo e faça muito mais.

interior de avião com monitores nos acentos
Fonte da Imagem: Google

Nas empresas de aviação americanas também já existem aeronaves com wifi de alta qualidade, que funciona mesmo no meio do oceano. É questão de tempo até que todas elas disponibilizem essa comodidade (quase que essencial) para seus passageiros.

E essas são só algumas das principais inovações encontradas no cotidiano do setor aéreo. Dentro dos cockpits, nos galleys, nas oficinas e hangares ainda existem diversas outras tecnologias que estão longe dos nossos olhos, mas fazem toda a diferença neste ramo.

O que ainda surgirá de inovação no transporte aéreo nos próximos anos

Nos próximos anos a aviação tende a manter seu crescimento. Os custos das viagens aéreas continuarão a cair, a tecnologia continuará a evoluir e, assim, mais aviões e passageiros estarão tomando os céus do mundo todo.

Neste cenário, é natural que a inovação no transporte aéreo continue caminhando a passos largos. Imaginando esta evolução, aliás, a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) criou o relatório Vision 2050, que projeta quais as tecnologias e inovações serão tendência em breve no setor.

Dentre as principais conclusões encontradas nessa e em outras publicações semelhantes, está a necessidade de expansão das aeronaves e aeroportos para atender um número de passageiros cada vez maior. Dessa forma, companhias low-cost estudam diminuir poltronas e reduzir espaços para alocar mais passageiros em voos de curta duração. Dessa maneira, é esperado que em breve seja comum o uso de aeronaves com mais de 500 lugares.

Com mais passageiros e aeronaves maiores, os aeroportos também precisarão passar por grandes modificações. Precisaremos ainda de combustíveis mais eficientes e motores capazes de garantir mais autonomia. Além disso, a própria forma de gerar energia para os aviões mudará, deixando os combustíveis fósseis em menor quantidade, dando ênfase ao uso de biocombustíveis e até energia solar.

avião abastecendo
Fonte da Imagem: Google

E se esperamos por mais pessoas e aviões pelo céu, precisamos pensar nas maneiras de lidar com este tráfego crescente. Já temos iniciativas que pretendem criar uma rede de informação via satélite para aumentar a flexibilidade e facilitar o trabalho dos controladores em terra. Esse tipo de inovação no transporte aéreo vai permitir, inclusive, reduzir os mínimos de separação e permitir mais rotas diretas.

Ainda que muitas previsões pareçam distantes, devemos lembrar que vivemos uma época de amplo acesso a informação e de desenvolvimento exponencial das tecnologias. Quem viver, verá uma indústria aeronáutica cada vez mais forte, com uso de tecnologia de ponta e a valorização dos profissionais que fazem parte do setor aéreo cada vez maior. Quem embarcar em carreiras nesta área agora, no futuro estará alçando voos cada vez maiores.

https://www.iata.org/pressroom/facts_figures/Documents/vision-2050.pdf

https://vistaerea.wordpress.com/2016/05/06/inovacao-tecnologica-no-transporte-aereo/

https://sites.google.com/site/ahistoriadaaviacao/seleccao-de-idioma-language-selection/esquema-do-site/btt-1/a-evolucao-ao-longo-da-historia---8

http://www.melhoresdestinos.com.br/tendencias-futuro-da-aviacao.html

Guilherme Santos é especialista em criação de conteúdo e marketing digital.

Trabalha como escritor freelancer e é apaixonado pela aviação desde o seu primeiro voo de Cesna no Flight Simulator 98.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta