Mecânico do futuro: conheça o futuro da profissão e o papel do mecânico na segurança de voo

A profissão de mecânico de aeronaves é uma das mais importantes do setor aéreo.  

Este é um dos profissionais responsáveis diretamente por garantir que a aviação seja o segundo meio de transporte mais seguro do mundo, perdendo apenas para o elevador (sim, ele é considerado um meio de transporte). 

Sendo assim, é importante entender qual o papel do mecânico nesse ecossistema e, principalmente, como será o mecânico do futuro: que habilidades é importante começar a desenvolver e como se preparar para ser um profissional completo. 

Qual o papel do mecânico na segurança de voo? 

Nos primórdios da aviação existiam muito mais acidentes por causas mecânicas, do que por falhas humanas. Isso porque a tecnologia empregada nas aeronaves era muito básica, rústica e, claro, não existiam tantos procedimentos para garantir a segurança de voo como hoje. 

Antigamente a tecnologia empregada nas aeronaves era básica
Fonte da Imagem: Google

No entanto, hoje, dentro das falhas mecânicas que causam acidentes, o erro de um mecânico é uma das mais recorrentes. 

Qualquer desatenção no desempenho de sua função pode influenciar negativamente. 

Sendo assim, é importante que o mecânico do futuro tenha em mente o seu papel através de algumas premissas básicas:  

  • Reestabelecer um produto ao seu estado operacional; 
  • Antecipar falhas e promover a segurança operacional; 
  • Aumentar a disponibilidade de um produto aeronáutico e maximizar o investimento de um operador; 
  • Dar suporte ao piloto e demais entes envolvidos com operação em questões de ordem técnica durante o desempenho de suas atividades; 
  • E, assim, entender que é através de sua percepção que se iniciam diagnósticos de engenharia. Por sua técnica são executadas intervenções de manutenção e por seus conhecimentos que se esclarecem as dúvidas e questões técnicas que surgem no decurso da operação de aeronaves. 

É importante frisar que o mecânico de aeronaves também atua como “olho do engenheiro”. É ele que possui a percepção do que acontece no dia a dia e, assim, é responsável direto por passar insights e sugestões aos engenheiros, que deverão desenvolver soluções cada vez melhores. 

Como deve ser o mecânico do futuro? 

O mecânico do futuro deve desenvolver algumas habilidades e ter comportamentos específicos, que colaborem para o seu desenvolvimento e de todo o ecossistema onde ele está inserido. 

Multiplicador do conhecimento 

Multiplicador do conhecimento | Mecânico de Aeronaves
Fonte da Imagem: Google

Antigamente existia a ideia de mestre e aprendiz. Hoje, no entanto, são tantos profissionais trabalhando juntos, em diversas especialidades, interagindo, que o mecânico do futuro precisa ser um multiplicador do conhecimento, propagando principalmente a cultura organizacional e sendo um embaixador das boas práticas. 

Facilidade com a língua inglesa 

Facilidade com a língua Inglesa
Fonte da Imagem: Google

No setor aeronáutico isso é muito importante, não apenas porque os manuais e materiais técnicos costumam estar em língua inglesa, mas também porque este é um setor cada vez mais globalizado. 

Em determinado momento o mecânico pode precisar interagir com profissionais de outros países de modo a buscar soluções e, por isso, o domínio de outros idiomas é essencial. 

Aprender a usar novas ferramentas e tecnologias 

Novas ferramentas tecnológicas
Fonte da Imagem: Google

O mecânico do futuro precisa estar antenado nas soluções tecnológicas que surgem e possuir facilidade em aprender a aplicá-las. 

Podemos citar como tendências a inspeção através de drones, que fazem imagens de uma aeronave. Logo após, uma inteligência artificial mostra pontos de atenção que devem ser analisados por um mecânico. 

Outra tecnologia que começa a ser implantada é a realidade aumentada. O profissional usa um tablet pra fazer a filmagem dos componentes e peças e a realidade aumentada mostra, em tempo real, informações sobrepostas, pontos de atenção, etc. 

Dessa forma é possível abolir o papel, facilitar a coleta de dados e diminuir erros. 

Gestor de manutenção 

Gestor de Manutenção de Aeronaves
Fonte da Imagem: Google

É preciso ser muito mais do que um mecânico, é essencial se tornar um gestor de manutenção. 

Dessa forma, o profissional passa a fazer suas atividades de forma muito mais consciente, levando em consideração o impacto global de suas atividades na operação e nos custos da empresa. 

Este mecânico do futuro deve, por exemplo, avaliar se a manutenção sugerida é suficiente ou se ele precisará informar os superiores sobre recomendações de outros pontos a serem avaliados. Ou até mesmo se certas peças ou procedimentos estão sendo adequados. 

Ou seja, não basta fazer por fazer. É importante ter consciência do seu papel e, portanto, ser criativo na resolução dos problemas. 

Quer saber mais sobre o tema e entender quais habilidades o mecânico do futuro precisa desenvolver? Confira esta palestra online realizada pelo Professor João Erick, da AEROTD. 

https://www.youtube.com/watch?v=7_hsll5uEAY

  


www.aerotd.com.br ou com nossa equipe comercial:  

WhatsApp Comercial 01 : (48) 9 9681 7971 – vera@aerotd.com.br  

WhatsApp Comercial 02 : (48) 9 9655 3259 – comercial3@aerotd.com

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta