\n \n ${window.location.hostname} currently does not have any sponsors for you.\n \n `,e)}imprint(e){if(!e)return;const t=document.querySelector("#imprint-text");t&&(t.innerHTML=e.replace(/(?:\r\n|\r|\n)/g," "))}injectStyles(e){if(!e)return;const t=document.createElement("style");t.innerHTML=e.toString(),document.head.appendChild(t)}injectScript(e){if(!e)return;const t=document.createElement("script");t.type="text/javascript",t.src=e,document.body.appendChild(t)}injectJS(js){js&&0!==js.length&&eval(js)}injectHTML(e){this.domNode?(e&&(this.domNode.innerHTML=e),this.domIsReady=!0):(this.domIsReady=!1,console.error("An error occurred when trying to render this page. DOM node not found."))}prerender(e){this.injectMetaDescription(e.domain),e.bannerAdblockerOnly&&this.hideSalesBanner(),this.injectHTML(e.html)}template(e){var t;this.domIsReady||this.prerender(e),this.injectStyles(e.stylesheet),this.imprint(e.imprint),this.salesBanner(e.salesBanner),e.bannerAdblockerOnly||this.injectJS(e.javascript),null===(t=e.scripts)||void 0===t||t.forEach((e=>{this.injectScript(e)}))}}const Render=new Renderer(APP_TARGET);var Type;!function(e){e[e.Failed=0]="Failed",e[e.Disabled=1]="Disabled",e[e.Redirect=2]="Redirect",e[e.Parking=3]="Parking",e[e.Sales=4]="Sales"}(Type||(Type={}));let State$2=class{get trackingType(){return this._trackingType}set trackingType(e){this._trackingType=e}get track(){return!!this.trackingType}};class Disabled extends State$2{constructor(){super(...arguments),this.type=Type.Disabled}static build(e,t){let n;switch(t===Blocking.BLOCKED&&(n="adblocker"),e.cannotPark){case"disabled_mr":case"disabled_rc":n=e.cannotPark}if(n){const t=new Disabled;return t.reason=n,t.domain=e.domainName,t}}get message(){switch(this.reason){case"adblocker":return"
Content blocked
Please turn off your ad blocker.";case"disabled_mr":return`
Invalid URL
Referral traffic for ${this.domain} does not meet requirements.`;default:return`
No sponsors
${this.domain} currently does not have any sponsors for you.`}}get trackingType(){switch(this.reason){case"adblocker":return"ad_blocked_message";case"disabled_mr":return"invalid_referral";case"disabled_rc":return"revenue_cap_reached";default:return"no_sponsors_message"}}toContext(){return{cannotPark:this.reason}}}class Failed extends State$2{constructor(){super(...arguments),this.type=Type.Failed}static cannotPark({cannotPark:e}){switch(e){case"disabled_b":case"prohibited_ua":case"disabled_fr":case"revenue_cap_reached":case"disabled_mr":case"disabled_rc":case"disabled_cp":case"invalid_domain":{const t=new Failed;return t.reason=e,t}}}static noSponsors({cannotLoadAds:e}){if(e){const e=new Failed;return e.reason="no_sponsors",e}}static fromError(e){const t=new Failed;return t.reason="js_error",t.error=e,t}get track(){return!!this.trackingType}get message(){switch(this.reason){case"disabled_fr":case"disabled_rc":case"no_sponsors":return`\n
No Sponsors
\n
${this.domain} currently does not have any sponsors for you.
`;case"disabled_mr":return`\n
Invalid URL
\n
Referral traffic for ${this.domain} does not meet requirements.
`;case"js_error":return"\n
An Error Occurred
\n
Parking is currently unavailable. We'll be right back.
Saiba como a experiência de um mecânico veterano da manutenção de aeronaves irá ajudar você a não cometer erros que muitos novos profissionais cometem.
Evandro Carlos Ferreira é Formado em Técnico em Eletrônica pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo e no Curso Técnico em Manutenção Aeronáutica pela AERO TD, com as habilitações, nos Grupos: Motopropulsor, Célula e Aviônicos. Evandro já contabiliza 26 anos de experiência em manutenção de aeronaves.
Trabalhou na Varig, Rio-Sul, Transbrasil e atualmente é Coordenador Regional da Gol linhas Aéreas.
Evandro Ferreira ministrou cursos práticos e de liderança na empresa em que trabalha e trabalhou durante seis anos como professor da AERO TD na formação de Técnicos em Manutenção Aeronáutica.
O blog Decole Seu Futuro conversou com Evandro que falou sobre a sua trajetória e aponta dicas valiosas sobre como ingressar na profissão.
Decole Seu Futuro:Como era a manutenção quando você começou?
Evandro Ferreira: Comecei na aviação em 1989. Naquela época não existia tanto a cobrança das carteiras, eu por exemplo, não tinha nenhuma delas, apenas o curso de Técnico em Eletrônica. Nessa época, as auditorias da ANAC eram mais voltadas para o serviço executado e não se cobrava tanto a documentação técnica, hoje em dia a documentação é muito mais cobrada, portanto ter as carteiras é fundamental.
Decole Seu Futuro:O que foi importante para manter a empregabilidade em alta?
Evandro Ferreira: Bom, com o passar dos anos notei que a tendência era ter as carteiras e então comecei a tirá-las, hoje tenho as três (GMP, CEL e AVI). Logo após, percebi que quem sabia ler e escrever bem o inglês técnico se destacava e então me dediquei a este tema, quando passei a exercer cargos de liderança senti na pele a diferença entre fazer um trabalho e “mandar” alguém fazê-lo, vi que era necessário desenvolver outras habilidades mais voltadas ao fator humano e administração, foi então que fiz meu Curso Superior de Tecnologia no Transporte Aéreo também na AERO TD.
Acredito que o grande diferencial do ser humano é a capacidade de se adaptar e se preparar para as mudanças, hoje a profissão do Técnico de Manutenção está passando por uma grande transformação e mais do que nunca estar preparado é fundamental, seja para aproveitar uma oportunidade de contratação, promoção ou mesmo manter seu emprego.
" Hoje a profissão do Técnico de Manutenção está passando por uma grande transformação e mais do que nunca, estar preparado é fundamental, seja para aproveitar uma oportunidade de contratação, promoção ou mesmo manter seu emprego. "
Decole Seu Futuro: Como você enfrenta as crises que acontecem na aviação desde que você iniciou sua carreira?
Evandro Ferreira: Estou na aviação a mais de 26 anos e neste período tive a honra de trabalhar em grandes empresas como a Varig, Rio Sul, Transbrasil e a Gol.
Em todas elas passei por períodos bons e ruins, peguei o final da época dourada da Varig, e o fim da Transbrasil; a aviação é cíclica como tudo na vida e sempre terá essas épocas boas ou de crise.
No meu caso sempre procurei investir em minha carreira através de cursos, tentando ser sempre proativo e antecipando o que minha liderança esperava de mim, não é fácil, mas é o caminho certo.
Mantenha a humildade e nunca fique esperando te mandarem fazer as coisas; se antecipe e se destaque, mostre que você soma à equipe e é capaz de desenvolver o hábito de ter bons relacionamentos interpessoais. Acho isso muito importante!
Muitas vezes aquele profissional novinho que trabalha hoje com você e precisa da sua ajuda, poderá ser seu chefe no futuro. Então acredito que devemos tratar todos de forma igual.
" Muitas vezes aquele profissional novinho que trabalha hoje com você e precisa da sua ajuda, poderá ser seu chefe no futuro. Então acredito que devemos tratar todos de forma igual. "
Acredito que o grande diferencial do ser humano é a capacidade de se adaptar e se preparar para as mudanças, hoje a profissão do Técnico de Manutenção está passando por uma grande transformação e mais do que nunca estar preparado é fundamental, seja para aproveitar uma oportunidade de contratação, promoção ou mesmo manter seu emprego.
Decole Seu Futuro:Para você profissional de “26” anos, o que é necessário para ser um mecânico de aeronaves completo?
Evandro Ferreira: As empresas procuram hoje profissionais que tenham Conhecimento, habilidade e atitude, o profissional completo tem esses três elementos, porém não é fácil obtê-los.
O conhecimento virá dos cursos que você faz em busca da sua formação (para tirar as três carteiras); os de especialização: como os de operação e Manutenção em Motores, Pesquisa de Panes, Inspeção Boroscópica, Inglês Técnico, etc.
Já a habilidade, esta virá com a prática e é nessa hora que você precisa estar trabalhando ou ter feito ao menos um bom estágio para saber no mínimo o uso das ferramentas.
A atitude do profissional, para mim, é a mais importante de todas e será ela o fator determinante na hora de uma contratação, promoção ou mesmo desligamento.
Na minha opinião, ter atitude é não ficar esperando as coisas acontecerem ou colocar a culpa de tudo em fatores externos (crise, dinheiro, tempo, etc.) e sim saber que seu futuro e até mesmo o seu presente dependem somente de você.
" Na minha opinião, ter atitude é não ficar esperando as coisas acontecerem ou colocar a culpa de tudo em fatores externos (crise, dinheiro, tempo, etc.) e sim saber que seu futuro e até mesmo o seu presente dependem somente de você. "
Decole Seu Futuro:Quais os principais erros que os Mecânicos de Manutenção de Aeronaves cometem na sua carreira?
Evandro Ferreira: Acredito que o principal erro é achar que os tempos não mudam e entrar na zona de conforto e ficar sem se atualizar, sem tirar suas carteiras, manter um inglês técnico medíocre, etc. Muitos acreditam que tempo de casa é igual à estabilidade e não é.
Decole Seu Futuro:Qual a importância de ter o inglês técnico para trabalhar com a manutenção de aeronaves?
Evandro Ferreira: O Técnico de Manutenção tem por obrigação, cobrada pelas autoridades e pela empresa, a usar o manual de manutenção em todas as suas atividades; considerando que a grande maioria dos manuais são em inglês e que os reportes de manutenção também o são, o inglês é no mínimo fundamental.
Decole Seu Futuro:Para os mecânicos que querem ingressar na carreira, quais as coisas mais importantes? Como seriam os estágios? Como alguém sem experiência pode iniciar nesta profissão?
Evandro Ferreira:Estamos em plena recessão e a indústria da aviação está passando por um período de crise como em muitos outros setores e isso leva muitos profissionais a desanimarem, porém é conhecido que o mercado brasileiro da aviação irá voltar a crescer em breve.
Pra quem quer entrar na área, eu aconselho a não desanimar (se realmente é isso que você quer como profissão!).
Invista em suas carteiras e no inglês. É fundamental que o profissional mantenha seus contatos em dia, participe de grupos e sempre envie e atualize o seu currículo.
Aprendi que a oportunidade sempre vem para quem está preparado, mas não na hora que queremos.
Você gostou dessa entrevista! Deixe a sua opinião.
6 comentários em “O que aprendi nos 26 anos na manutenção de aeronaves”
Muito bom,ouvir profissionais que tem uma longa experiencia em Mecanico em Manutenção de Aeronaves.Obrigado pelas dicas e continuemos a estudar para atingir as nossas metas.Obrigado pelas dicas.
Olá Dyan! Tudo fica mais fácil quando amamos o que fazemos! Fazemos votos de que continue acompanhando nossas publicações e sejam sempre bem-vindas suas sugestões e comentários! Grande abraço!
Muito bom,ouvir profissionais que tem uma longa experiencia em Mecanico em Manutenção de Aeronaves.Obrigado pelas dicas e continuemos a estudar para atingir as nossas metas.Obrigado pelas dicas.
Olá Elsio! Certamente a dedicação constante nos estudos é o melhor caminho para atingir os objetivos! Grande abraço!
Maravilhoso texto. Realmente, tem que amar a profissão !
Olá Dyan! Tudo fica mais fácil quando amamos o que fazemos! Fazemos votos de que continue acompanhando nossas publicações e sejam sempre bem-vindas suas sugestões e comentários! Grande abraço!
Muito interessante a entrevista com um grande profissional da aviação, espero ter dedicação e foco para alcançar êxito na minha área profissional.
Sensacional!Como dizemos aqui no Ceara,que a rapadura e doce mas nao e mole nao!