Aviação em Foco

Por que é necessário avaliar as metas na aviação?

Charles Hardt

Postado em 16 de outubro de 2019

As metas da aviação

As Companhias Aéreas nutrem uma competitividade entre si para estar no topo do mercado e na preferência dos passageiros. Para isso são criadas e trabalhadas diariamente metas que se refletem diretamente no dia a dia dos colaboradores.

Você, como profissional da aviação, terá suas metas individuais e em grupo, vamos conhecer algumas delas abaixo:

Pontualidade

A aviação tem como seu principal serviço o transporte de um ponto ao outro, uma das principais necessidades e desejo do cliente é chegar nesse ponto sem atrasos, seja para encontrar sua família para comemorar uma data especial ou para uma reunião de negócios.

Para esses passageiros que estão a trabalho ou de férias, chegar no horário em seu destino final com conforto e sem nenhum tipo de stress é a grande cereja do bolo e é o que pode fazer a diferença entre optar pela empresa x ou y.

Por isso no dia a dia da operação da aviação você, o colaborador, deve estar constantemente atento ao relógio e contando os minutos para que tudo saia perfeitamente. A pontualidade é uma das principais metas e por isso são cobradas constantemente.

A pontualidade é um índice medido pelos principais órgãos nacionais e internacionais, sendo criados inclusive rankings com as empresas mais pontuais do mundo.

pontualidade na aviação civil

Fonte da Imagem: Google

Um estudo realizado através da Consultoria Inglesa OAG (Official Airline Guide), analisou os voos com menor percentual de atraso e elaborou o seguinte ranking no início de 2019 entre as principais companhias aéreas.

  • As mais pontuais da América Latina

1. Copa Airlines – 89.79%
2. LATAM Airlines Group – 85.60%
3. Azul – 85.21%
4. Volaris – 82.04%
5. Avianca Brazil – 81.15%
6. Aerolineas Argentinas – 80.51%
7. Aeromexico – 80.45%
8. Sky Airline – 79.89%
9. GOL Linhas Aereas – 79.70%
10. Caribbean Airlines – 79.24%

  • As mais pontuais do mundo

1. Copa Airlines – 89.79% de voos sem atraso
2. airBaltic – 89.17%
3. Hong Kong Airlines – 88.11%
4. Hawaiian Airlines – 87.52%
5. Bangkok Airways – 87.16%
6. Qantas Airways – 85.65%
7. LATAM Airlines Group – 85.60%
8. Azul – 85.21%
9. Qatar Airways – 85.17%
10. KLM – 84.52%

Entre as metas, a pontualidade é um item fundamental para se analisar, pois abrange vários fatores. Para explicar melhor, entenda que é levado em conta os horários para iniciar e encerrar o atendimento para o voo, o tempo de solo que uma aeronave tem para pouso e decolagem, o tempo de conexão entre um voo e outro, ou seja, a todo o tempo o profissional da aviação deve estar ligado e prezar pela pontualidade da operação.

Vendas

Não apenas de voos no horário depende a aviação, antes e durante o voo são vendidos uma série de produtos para fazer com que a experiência do passageiro seja ainda mais prazerosa.

Esses produtos são parte importantíssima das receitas auxiliares das companhias aéreas, seja a bordo com a exibição de filmes, séries, canais de TV ou no celular ou computador.

Tem se tornado tendência entre as companhias aéreas a cobrança da alimentação a bordo com exceção de sancks.

Assentos especiais que além de maior conforto oferecem prioridade no embarque e desembarque, salas VIP com serviços especiais com bebidas, salas de banho e business center, além de produtos como wifi e refeições vendidas a bordo.

Todos esses produtos impactam diretamente na experiência do passageiro e são extremamente importantes para que o cliente retorne para uma próxima viagem. É com o intuito de manter essa fidelidade que também são criados os programas de milhagem que oferecem também descontos em viagens e o setor da aviação preza muito por eles!

O profissional da aviação será cobrado e motivado diariamente para atingir metas de vendas e algumas empresas prezam bastante por esse profissional, premiando-o com os mais variados tipos de bonificações, por isso conheça os produtos da empresa e prepare seu melhor argumento para começar a vender!

vendas na aviação civil

Fonte da Imagem: Google

Satisfação do Cliente

As empresas do setor da aviação fazem pesquisas com o grau de satisfação do cliente em relação ao serviço que foi oferecido desde o momento da compra da passagem via site, agência de turismo ou presencialmente o aeroporto até o momento do seu desembarque.

Esse tipo de analise da satisfação do cliente é necessária para localizar os pontos fortes e fracos do atendimento, para isso é realizado um questionário solicitando que o passageiro avalie os serviços. Essas respostas são calculadas, colocadas em média e ao serem disponibilizadas posteriormente servirão como metas a serem atingidas e também serão utilizadas como controle interno da empresa.

Porém, para o passageiro que desejar verificar como está o índice de satisfação da companhia na qual ele deseja viajar, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) através do site www.consumidor.gov.br é possível pesquisar a empresa e saber o índice de reclamações e quantas delas foram respondidas e resolvidas.

Em 2017 a ANAC divulgou um ranking com base nesses dados, Latam e Azul estão em primeiro  lugar em número de reclamações, em uma proporção de 18 reclamações a cada 100 mil passageiros.

satisfação do cliente na aviação civil

Fonte da Imagem: Google

A Latam transportou 30,5 milhões de passageiros, sendo citada 5.479 vezes, a Azul transportou 19,592 milhões de passageiros com 3.478 reclamações, a menor média de reclamações pertence a Gol, que transportou 29,2 milhões de passageiros com 2.178 registros.

Esses números são analisados pelas companhias constantemente e os colaboradores são treinados e conscientizados de que devem fornecer o melhor atendimento possível aos passageiros, seja em situações normais ou em cancelamentos ou atrasos.

Viu como o setor da aviação é competitivo e precisa se balizar em metas para se manterem bem posicionadas no mercado? Isso se deve a qualidade das companhias concorrentes e ainda o número relativamente pequeno delas aqui no Brasil, conforme a evolução econômica do país a tendência é que mais empresas abram seus serviços em território nacional. Fique atento e qualifique-se para estar sempre preparado!

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Manoel Nascimento é um aficcionado por aviação e área de coaching. Formado em Gestão em Tecnologia do Transporte Aéreo na AEROTD é colaborador do blog Decole Seu Futuro.
já viajou a trabalho a bordo de navio de cruzeiro, conheceu vários países.

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