Quais as diferenças entre as habilitações de Piloto Privado (PP) e Piloto Comercial (PC)?

Todo postulante ao cargo de piloto sonha em um dia comandar as grandes aeronaves de companhias aéreas. No entanto, alguns ainda não sabem que para chegar até o cockpit de um avião para voos comerciais, é preciso percorrer um bom caminho, conquistando primeiro a habilitação de Piloto Privado (PP), para depois adquirir a de Piloto Comercial (PC).

A seguir vamos explicar o que você precisa para seguir carreira como piloto de aviões e quais as diferenças entre essas duas habilitações, além de mostrar como você pode conseguir elas de maneira mais simples e prática.

Diferenças entre piloto privado (PP) e Piloto Comercial (PC)

Em suma, a principal diferença entre os dois é que o Piloto Privado (PP) não pode receber por seus serviços como piloto. Ou seja, ele pode apenas pilotar seu próprio avião ou que tenha sido cedido a ele, mas sem remuneração.

Outra diferenciação é que o Piloto Privado é treinado apenas para voos visuais, portanto, em condições adversas de tempo ele não está autorizado a voar. Para isso, precisaria ter certificação de Piloto Comercial (PC), que o habilitaria a realizar voos por instrumentos, sendo possível pilotar os mais variados tipos de aeronaves em qualquer condição.

De certa forma podemos fazer uma comparação com as habilitações para automóveis. Se você tirar uma habilitação A/B para pilotar veículos, pode dirigir um Fusca ou uma Ferrari. No entanto, para dirigir um táxi ou um ônibus precisa ter uma certificação especial que confirme que você está apto a realizar o transporte de passageiros e ser remunerado por isso.

Usando a mesma metáfora, sabemos que dirigir um Fusca é diferente de dirigir uma Ferrari e mais ainda de um ônibus. Cada carro possui design, funcionalidades e acessórios diferentes. Do mesmo modo também existem diversos tipos de aviões, que possuem instrumentos e maneiras de operá-los bem específicas.

Por este motivo, alguns tipos de aeronaves precisam de cursos especiais para que o piloto aprenda a manejá-la. Por este motivo existe nas CHTs (Certificado de Habilitação Técnica) de alguns pilotos especificações sobre o TIPO de avião que este profissional está apto a comandar.

Quais as diferenças entre as habilitações de Piloto Privado e Piloto Comercial
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Habilitações TIPO

Para conseguir sua CHT de tipo, o piloto deve receber um treinamento, conforme previsto no RBAC 61, aprovado pela ANAC.

Habilitação de TIPO - Aeronaves mais complexas (...) serão consideradas Tipo. Nessa modalidade de certificação são necessários treinamentos em instituições certificadas para habilitação inicial e para as revalidações anuais.

Geralmente os pilotos comerciais que entram em alguma companhia aérea recebem o treinamento para conseguir sua CHT de acordo com o tipo de avião que a empresa usa em suas viagens. Mesmo assim, o piloto privado que desejar se habilitar em um tipo específico, pode procurar escolas e aeroclubes homologados para fazer o treinamento na aeronave desejada.

Quais as diferenças entre as habilitações de Piloto Privado e Piloto Comercial 02
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O que é preciso para obter CHT de Piloto Privado (PP)

Em um post anterior explicamos com detalhes os passos para se tornar piloto de aeronaves. Aqui trazemos um resumo para você que quer obter sua habilitação de Piloto Privado.

Primeiramente é essencial se matricular em um curso para pilotos ou fazer uma faculdade de Ciências Aeronáuticas, como a promovida pela AEROTD. Além disso, é necessário fazer o exame médico exigido pela ANAC. O Certificado Médico Aeronáutico (CMA) é realizado em local homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil, que é uma exigência básica para que o aluno possa iniciar as horas de voo na aeronave pretendida.

O treinamento prático consiste em 40 horas de voo e ao término da parte prática, o aluno fará um voo de check com um Instrutor da ANAC. Ao ser aprovado o aluno será detentor do CHT Certificado de Habilitação Técnica (conhecido também como Brevê ou Licença de Voo) de Piloto Privado, podendo assim, pilotar aeronaves privadas em voos diurnos (VFR) sem remuneração.

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O que é preciso para obter CHT de Piloto Comercial (PC)

Já para o Piloto Comercial, o treinamento prático consiste em mais 150 horas de voo para pilotos de avião e 100 horas de voo para helicópteros, sendo incorporadas as horas do curso de Piloto Privado. Ao final, o aluno estará apto a pilotar aeronaves em voos diurnos e noturnos e ainda pode ser contratado e remunerado por isso.

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Comece agora sua carreira de piloto!

Se você quer começar agora mesmo a sua carreira de piloto, não precisa esperar ou morar perto de uma escola de aviação. Você pode começar uma faculdade de Ciências Aeronáuticas agora mesmo e, ao fim do curso, estará apto para pilotar aeronaves, bem como trabalhar em qualquer função no setor aéreo.

Se você se interessou, não deixe pra depois! Embarque nessa e venha decolar seu futuro com a gente!

Guilherme Santos é especialista em criação de conteúdo e marketing digital.

Trabalha como escritor freelancer e é apaixonado pela aviação desde o seu primeiro voo de Cesna no Flight Simulator 98.

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