Quais tecnologias da aviação foram incorporadas ao dia a dia das pessoas?

Se você pensa que a aviação está muito longe do seu cotidiano, está enganado. Muitas tecnologias da aviação foram incorporadas ao nosso dia a dia e nós nem percebemos. A seguir nós vamos falar sobre algumas delas.

Videogame e cinema

Sabe aqueles efeitos especiais incríveis do último sucesso do cinema? Aquelas imagens geradas por computador, de encher os olhos, fazem parte das tecnologias da aviação que acabaram sendo levadas para outras áreas.

Os famosos CGIs, presentes na indústria cinematográfica e de games, nasceram no final dos anos 1960 para satisfazer a uma necessidade da indústria de simuladores de voo. A partir de determinado momento os usuários começaram a exigir uma resolução mais apurada das imagens, a fim de possibilitar a transição dos comandantes do simulador para o cockpit em “tempo zero”.

Os engenheiros de software conseguiram dividir cada vez mais os diversos cenários e descobriram meios para converter a fotografia em imagens que podiam ser inseridas em cenas sintéticas.

Quando começaram a surgir os primeiros computadores comerciais e pessoais, estas tecnologias, então, começaram a ser usadas como base para as imagens geradas através de computação para as produções do cinema e dos games.

Motores turbo em carros

O que seria de um carro superesportivo sem aquele ronco do motor e sua capacidade extraordinária de aceleração e velocidade? Dizer que um carro desses voa baixo, não é exagero, afinal, o primeiro turbo-compressor prático foi criado para aviões e posteriormente aplicado aos automóveis.

Desenvolvido pela General Eletric e testado em 1928 para compensar a perda de potência dos motores aeronáuticos em grandes altitudes, este recurso, juntamente com o intercooling (resfriamento do ar comprimido do turbo-compressor para evitar a detonação na cabeça dos cilindros) foi amplamente utilizado na Segunda Guerra Mundial.

A partir da década de 1960 a GM lançou dois carros equipados com sistemas de turbo-compressão e, a partir de 1970, BMW e Porsche também começaram a equipar amplamente este tipo de tecnologia em seus automóveis.

Freios a disco

Frear uma máquina de toneladas, descendo dos céus em alta velocidade não é tarefa fácil. Por isso a indústria aeronáutica criou como alternativa os freios multidisco, uma das tecnologias da aviação que foi parar também nos automóveis.

Os primeiros freios multidisco com ampla área de atrito em volume pequeno, tornaram possíveis substituir as enormes rodas de 110 polegadas do trem de pouso do gigantesco bombardeiro B-36.

Na década de 1950 estes mesmos princípios começaram a ser usados para dar mais segurança aos freios dos automóveis.

Forno de micro-ondas

O magnetron de cavidades, invenção britânica que permitia que um radar de ondas de alta frequência fosse instalado em aeronaves, dispensando grandes antenas externas, foi o pai dos fornos de micro-ondas.

Peter Spencer, engenheiro da Raytheon, empresa responsável pela produção destes radares, percebeu que barras de chocolate em seu bolso amoleceram quando trabalhava perto de radares ativos.

Spencer, então, patenteou o forno micro-ondas em 1945 e a Raytheon lançou o RadarRange, primeiro modelo doméstico, em 1947.

Raquetes e bicicletas de materiais compostos

No final dos anos 1950 começaram a surgir os primeiros planadores construídos a partir de fibras de vidro. A partir de 1960 os materiais compostos por fibra de carbono também começaram a ficar cada vez mais presentes na indústria aeroespacial.

Hoje, estes materiais que faziam parte do rol de tecnologias da aviação, estão presentes em diversos produtos presentes no nosso dia a dia, como raquetes, bicicletas, carros e tantos outros materiais que utilizam fibra de vidro ou de carbono em suas composições.

Como trabalhar com as tecnologias da aviação no seu dia a dia?

Você pode participar ativamente deste processo e acompanhar as tecnologias da aviação que surgem a todo momento e passam a fazer parte do nosso cotidiano.

Basta fazer um curso de mecânico de aeronaves e, então, acompanhar de perto a evolução tecnológica constante desta área.

 

Fonte:

https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/o-legado-da-industria-aeroespacial-para-o-mundo-do-consumo_2652.html

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Um comentário em “Quais tecnologias da aviação foram incorporadas ao dia a dia das pessoas?

Deixe um comentário