Remoto, presencial e EaD: entenda as diferenças

O surgimento da pandemia do novo Coronavírus em 2020, as aulas presenciais deram espaço ao ensino remoto. Para isso, escolas, professores e alunos precisaram se adaptar para continuar ensinando e aprendendo. 

Nesse cenário muito se debateu sobre a volta do ensino presencial (e a importância dele), gerando muitas dúvidas sobre as diferenças entre o ensino remoto e presencial. 

Pesando nisso, preparamos este conteúdo para ajudarmos você a entender um pouco melhor como funciona cada uma destas formas de ensino. 

Aqui também contamos um pouco sobre o que a AEROTD fez para garantir que todos os alunos continuassem tendo um ensino de qualidade, mesmo em tempos de crise. 

Ensino presencial  

O ensino presencial é aquele que todos nós conhecemos e estávamos acostumados antes da pandemia: em salas de aula, com vários alunos e professores, onde todos interagem, trabalham em grupo e utilizam materiais físicos para facilitar o aprendizado. 

Ensino Presencial
Fonte da Imagen: AEROTD

Esta modalidade de ensino teve que ser repensada durante a pandemia causada pelo novo Coronavírus, visto que não era mais possível ter diversas pessoas interagindo em um ambiente fechado. 

Por isso, modalidades como o ensino remoto e o EaD se tornaram tão importantes neste período. 

Ensino Remoto  

O ensino remoto é uma das alternativas que está sendo utilizada durante a pandemia, como forma de manter as atividades pedagógicas e minimizar os impactos negativos da suspensão das aulas presenciais. 

Não podemos considerar as aulas remotas como uma modalidade de ensino, visto que foi idealizada como uma solução temporária. 

Ensino Remoto
Fonte da Imagem: FreePik

No início da pandemia, inclusive, alguns professores ainda apresentavam suas aulas com quadros e lousas, caraterísticas do ensino presencial, mesmo utilizando um ambiente online. 

Aos poucos as escolas e profissionais de educação aprenderam a se adaptar e utilizar melhor as ferramentas tecnológicas à disposição. 

Uma das principais características das aulas remotas é a organização das aulas, que continuam seguindo um fluxo de encontros predefinidos em determinada data e horário, como no formato das presenciais. 

O ensino remoto, portanto, não pode ser confundido com o Ensino a Distância. Este último é uma modalidade de ensino específica, com uma metodologia de ensino planejada e concebida para funcionar de forma online, através de ambientes virtuais. 

Ensino a distância (EaD)  

Enquanto o ensino remoto é apenas uma alternativa temporária, que ainda usa muito dos conteúdos e ideias pensadas para o ensino presencial, o EaD é desenvolvido desde sua concepção para ser totalmente realizado em ambiente online. 

O ensino a distância foi pensado para que seja possível aplicar atividades, aulas, prestar atendimento e auxiliar em outras demandas do aluno, exclusivamente online.

Ensino A Distância EaD
Fonte da Imagem: Pexels

No EaD existe uma concepção didático-pedagógica que é estruturada de forma flexível e abrange conteúdos, atividades e todo um design adequado às características das áreas dos conhecimentos gerais e específicos daquele curso. 

No ensino a distância, diferentemente das outras modalidades citadas, o aluno encontra no ambiente virtual de aprendizagem todo conteúdo que será estudado, incluindo aulas já gravadas e encontros ao vivo com o professor da disciplina. 

Como a AeroTD está se adequando a estas modalidades de ensino?  

Neste momento de pandemia a AeroTD precisou paralisar o ensino presencial. 

Turmas destes cursos migraram imediatamente para o formato remoto, mantendo a qualidade do ensino e, principalmente, fomentando a interação entre a turma, ainda que não seja mais possível o contato. 

Atividades presenciais, tais como aulas práticas do curso de mecânico de aeronaves, foram adaptadas, reduzindo o número de alunos dentro das oficinas, até que a situação possa ser normalizada. 

Enquanto isso, alunos dos cursos a distância continuam com seus cursos seguindo o fluxo normal, visto que todo o desenvolvimento do ensino se dá de forma online. 

Neste período de pandemia, apesar de todas as dificuldades, seguimos com nosso principal objetivo, de prestar ensino de qualidade e, principalmente, focando no bem-estar de nossos alunos. 

Por isso, iniciativas que garantem a segurança psicológica dos nossos alunos seguiram com toda força. 

Dessa forma, conseguimos manter todas as aulas e cursos em andamento, sem que os estudantes fossem prejudicados, alcançando nosso objetivo primordial que é decolar o futuro dos nossos alunos. 

Você ficou com alguma dúvida sobre as modalidades de aprendizado? A equipe a Faculdade de Tecnologia AEROTD está a disposição para esclarecer e orientar sobre a sua formação profissional. Deixe o seu comentário ou entre em contato conosco acessando o site: www.aerotd.com.br para falar pelo chat ou envie recado para whatsaap: (48) 9 9681 7971 

Chegou a Hora de você decolar seu futuro.

Guilherme Santos:
Guilherme Santos é especialista em criação de conteúdo e marketing digital.
Trabalha como escritor freelancer e é apaixonado pela aviação desde o seu primeiro voo de Cesna no Flight Simulator 98.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta