Você conhece as principais expressões do mercado da aviação?

Não importa se você ainda é manicaca, agora é a hora de conhecer diversas expressões do mercado da aviação e entender o que tripulantes, pilotos e outros profissionais da área falam. São várias frases e palavras que, para quem não é do ramo, podem soar como uma língua de outro planeta.

Tripulação, portas em automático! Prepare-se, pois agora o voo é non-stop e passará por diversas expressões importantes, inusitadas e até engraçadas, que vão te permitir, pelo menos, entender melhor a comunicação dentro de uma aeronave.

Significado de algumas palavras e expressões do mercado da aviação

Pan-Pan e Mayday

Duas expressões do mercado da aviação que nenhum piloto quer utilizar. Pan-pan deve ser repetida três vezes antes de começar uma comunicação quando a aeronave estiver passando por uma situação de emergência grave. Já a expressão Mayday vem do francês (m’aidez = me ajude) e deve ser utilizada em situações de risco extremo, como falha completa do motor, também necessitando ser repetida três vezes antes do pedido de socorro.

mayday blog decole seu futuro aerotd
Fonte da imagem: Google

Roger e Romeu

Esses são duas expressões do mercado de aviação bem comuns, mas não estão relacionadas a ninguém. “Roger That” foi uma expressão padronizada pela União Internacional Telegráfica em 1927. Como “received” poderia sofrer alterações de acordo com a língua do emissor, decidiu-se que a palavra Roger seria mais uniforme e se tornaria sinônimo de “entendido”. A expressão foi popularizada na Segunda Guerra Mundial. Hoje o padrão é a palavra “Romeu”, mas Roger ainda continua tendo a sua fama reconhecida.

Catrapo

Quando um avião pousa bruscamente ele sofre o que é chamado de catrapo. Porém, não deve ser confundido com queda. No catrapo o piloto mantem controle total da aeronave. Inclusive este procedimento pode ser utilizado de propósito, principalmente quando há acumulo de água na pista durante chuvas fortes. A aterrissagem brusca corta a lâmina d’água e permite uma aderência maior dos pneus.

Grooving

Essa é uma das expressões do mercado de aviação que tem tudo a ver com catrapos. Os groovings são pequenas ranhuras presentes nas pistas, que impedem que se formem poças grandes de água, permitindo que se tenha um escoamento. O grooving é essencial para a segurança nos pousos e decolagens.

Non-Stop

Um voo non-stop é aquele que não fará nenhuma escala. Ele vai diretamente até o seu destino final, sem paradas.

expressões do mercado da aviação nostop blog decole seu futuro
Fonte da imagem:Google

No Show

Essa expressão significa “não aparecer”. Isso acontece quando você compra uma passagem e não vai para o embarque, não remarca, nem presta nenhuma satisfação para a companhia aérea. Nestes casos você pode ser obrigado a pagar multas por não comparecer no momento do embarque.

Tesoura de vento

Uma das principais causas geradoras de catrapos são as tesouras de vento. Essa é uma das expressões do mercado da aviação mais comuns de se escutar, principalmente no aeroporto de Guarulhos, que entre 1999 e 2012 foi o que mais registrou tesouras de vento, com 1.857 ocorrências no período. Ela é uma corrente de ar descendente brusca, que apresenta ventos divergentes após tocar o solo. Pode ocorrer durante o pouso ou a decolagem e costuma gerar instabilidade no voo. Por segurança muitos pilotos decidem arremeter quando encontram esse tipo de corrente de vento.

Manincaca

É o nome dado aos pilotos iniciantes, que ainda não tem tanta habilidade e experiência.

Baixado e travado

Uma das expressões do mercado da aviação comum de ser ouvida durante o procedimento de aterrissagem. Significa que o trem de pouso já foi totalmente baixado e está travado na posição, podendo assim ser feita a descida e o pouso com segurança.

Crosscheck

Quando o piloto pede para outro comissário fazer o crosscheck, significa que ele precisa verificar o procedimento que outro executou para conferir se está tudo correto.

expressões do mercado da aviação crosscheck blog decole seu futuro
Fonte da imagem:Google

Órbita de espera

Quando existe algum impedimento para pouso, seja por objetos na pista, outro avião fazendo a descida ou baixa visibilidade, os aviões devem esperar no ar. Para organizar o fluxo e evitar colisões no ar é feita uma rota de espera em formato oblongo ou oval, onde as aeronaves aguardam até ser permitido o pouso.

Push back autorizado

Essa é uma expressão utilizada antes de decolar, quando o avião ainda está na pista passando pelo procedimento de condução e posicionamento em solo. Como a aeronave não dá ré, algumas vezes é necessário o apoio de um trator ou outro veículo que posicione o avião em condições de taxiar e fazer a decolagem.

expressões do mercado da aviação pushback blog decole seu futuro
Fonte da imagem:Google

Tripulação, portas em automático

Essa é uma das expressões do mercado da aviação que marcam o início do voo. Quando o comandante anuncia isso, significa que o dispositivo de travamento das portas foi acionado. A partir desse momento elas não podem mais ser abertas. Em caso de incidentes, se for preciso abrir a porta, automaticamente serão inflados os escorregadores de emergência para que os passageiros possam sair em segurança.

Estas são apenas algumas das palavras e expressões do mercado da aviação mais comuns. Porém existem várias outras importantes e essenciais na comunicação neste ramo. Você conhece mais alguma? Tem uma expressão que você não sabe o que significa e gostaria de entender? Escreva nos comentários.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta