7 dicas para se dar bem como piloto de aviões

Saber dirigir um carro te torna apto a pilotar um carro de fórmula 1? Provavelmente não. Da mesma forma, apenas saber pilotar um avião não é garantia de que você vai se sair bem na carreira de piloto de aviões. É necessário muito mais dedicação e preparo!

A boa notícia é que é muito mais fácil ser um piloto de aviões de sucesso, do que conseguir pilotar um F1. Pra isso você precisa se aperfeiçoar, fazer cursos, investir na parte teórica e prática e contar com mais algumas dicas especiais, que podem te ajudar a ter sucesso nesta área. Então, fique ligado nas próximas linhas e decole seu futuro!

Pratique muito!

A prática é essencial nesta área. Primeiro que, para ser piloto de aviões, você vai precisar ser habilitado e tirar as respectivas licenças para poder pilotar determinados tipos de aeronaves. E, para isso, além da teoria, você vai precisar ter horas de voo.

Você pode começar praticando no seu tempo vago em simuladores, até mesmo em sua casa, em jogos para computadores. Depois você também pode praticar mais em simuladores homologados, em escolas de aviação, que também podem contar como horas de voo. E, principalmente, praticar voando mesmo!

 

Sempre que possível, faça as aulas práticas em aeroclubes e, se tiver algum amigo que tenha avião, aproveite para voar junto com ele. Inclusive, abuse das oportunidades que tiver de voar, tanto como piloto ou co-piloto. Todas essas horas e experiências contam bastante!

Quanto mais você se interessar, quanto mais tempo passar em contato com o ambiente aeronáutico, mais coisas vai aprender, mais pessoas vai conhecer e mais portas poderão se abrir. E por falar em abrir portas, a próxima dica é importante para isso.

Network é essencial!

Não seja tímido! Você vai precisar muito das conexões que fez durante o curso teórico e prático. Por isso, cultive suas amizades, vá a eventos do setor, converse com instrutores. Faça tudo que for possível para ser notado (mas, obviamente sem ser chato e inconveniente).

Quando pintar alguma vaga em uma companhia aérea aquele seu amigo pode te ajudar a saber da vaga primeiro ou até mesmo te indicar. Aquele outro amigo do curso pode conhecer alguém que precisa de um piloto bom como você para fazer táxi-aéreo. Ou aquele outro amigo pode ter comprado um avião para praticar e passear por aí e, quem sabe, você possa embarcar nessa como co-piloto.

Quanto mais network você fizer, mais oportunidades surgirão e, assim, você vai poder praticar e ganhar experiência. E, dessa forma, pode conseguir realizar a próxima dica.

Agarre toda oportunidade de trabalhar na área

Como você espera ser contratado pelo Barcelona se não estiver jogando futebol em algum time? O mesmo acontece no setor aéreo. As empresas darão preferência para aquele profissional que está na ativa, que está estudando, trabalhando em alguma área relacionada. Então, agarre as oportunidades que surgirem.

Surgiu uma oportunidade para trabalhar em um hangar inspecionando os aviões ou em um aeroclube dando instruções? Vai! Você tem habilitação pra ser comissário de voo? Comece por aí. Ou quem sabe começar pela mecânica? Não importa, comece agora! Não perca nenhuma oportunidade de trabalhar na área. Estude, se aprimore e, se deseja ser um piloto de sucesso, aproveite as boas oportunidades de trabalho que aparecerem.

Dessa forma você vai trilhando uma escada até o sucesso. Vai adquirir experiência em diversas áreas e, claro, aumentar seu network. Lembre-se que para ser um piloto de aviões de sucesso, você precisa ter o máximo de experiência. Por isso é essencial saber aproveitar as oportunidades.

 

Não tenha medo de perguntar

Enquanto você estudar e trabalhar nesta área, vai se deparar com inúmeras situações e problemas. Por isso, não hesite em perguntar, tirar suas dúvidas e aprender com os mais experientes. É mais fácil perguntar antes que aconteça do que passar por algum apuro e ter que descobrir tudo sozinho.

Um piloto de aviões precisa ter uma conduta exemplar

Se você quer ser um piloto de aviões bem sucedido, precisa manter uma conduta compatível com o cargo de comandante. Você precisa entender que sua vida profissional e pessoal estarão fortemente ligadas.

Sua conduta também precisa ser exemplar dentro da aeronave. Um bom piloto não pode negligenciar os procedimentos, deve sempre se preocupar com a sua segurança e dos seus passageiros e não deve, de forma alguma, infringir as leis, tanto no ar, quanto em terra.

Saiba falar inglês

Falar inglês já deixou de ser apenas um diferencial em diversas áreas. Na aviação ele já é essencial! Grande parte da linguagem utilizada é neste idioma. Os manuais das aeronaves também. A setor aéreo é composto de passageiros de diversas etnias e a linguagem universal é o inglês. Então, se ainda não domina este idioma, comece um curso agora mesmo.

E, se for possível, não pare por aí. Aprenda outros idiomas. Com certeza isso fará uma enorme diferença em sua carreira e agregará valor em seu currículo.

Continue estudando sempre!

Essa dica é essencial! Não pense que apenas fazer aulas e saber pilotar um avião basta. Você precisa estudar cada vez mais. Faça cursos, leia manuais, busque conteúdo especializado e, um diferencial excepcional que lhe trará grande sucesso como piloto de aviões é: ter um curso superior na área!

Um curso superior poderá lhe dar todo know-how necessário para operar nas mais diversas áreas do setor aéreo. Vale lembrar também que a maioria das companhias aéreas exigem menos horas de voo dos pilotos que possuem alguma graduação.

 

Como você pode ver nesse outro post que falamos especialmente sobre esse assunto, as vantagens são variadas.

Então, se você quer se dar bem como piloto de aviões, comece com essas dicas aqui. O mercado está precisando de pilotos qualificados e você pode embarcar nessa e, assim, alçar voos mais altos em sua carreira.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta