Conheça o segredo para se tornar piloto de aeronaves em grandes cias aéreas

Não basta apenas saber jogar bola pra conseguir fazer parte de grandes times de futebol. É preciso ter aquele “algo mais” pra ser contratado por uma grande equipe. O mesmo acontece no setor aéreo. Se você quer ser um piloto de aeronaves em grandes cias aéreas precisa ter aquele “brilho”, precisa ser um craque. A boa notícia é que seguindo algumas de nossas dicas vai ser bem mais fácil conquistar a sonhada vaga!

Começando pelo básico para se tornar piloto de aeronaves em grandes cias aéreas

Se você quer ser um piloto de aeronaves em grandes cias aéreas precisa começar pelo básico: estudar. Se você já busca uma vaga nessas grandes empresas da aviação civil, provavelmente já está passando por esse processo ou até mesmo já terminou seus estudos e treinamentos.

De qualquer forma, saiba que pra ser piloto é necessário cumprir alguns requisitos. Primeiro, é necessário o curso teórico e prático para receber a habilitação para atuar como piloto privado. Com o certificado de piloto privado, é possível fazer voos não remunerados. Esse certificado é o pré-requisito para iniciar o curso para se tornar um piloto comercial e, então, poder trabalhar com remuneração e ser, inclusive, contratado por grandes companhias aéreas.

Então, se ainda não começou essa jornada, se inscreva pra fazer nosso curso e obter a licença de piloto privado. Este é o primeiro passo.

Se você já tem essa certificação, precisa então, iniciar o curso de piloto comercial. Agora você se aprofundará ainda mais na parte teórica, aprendendo sobre peso, performance, balanceamento, teoria de alta velocidade, navegação por instrumento, inglês técnico e outras matérias.

Também se aprofundará na parte prática. Serão necessárias, no mínimo, 150 horas de voo para que o aluno possa pedir um voo de check com um instrutor da Anac para aferir suas habilidades e retirar sua CHT – Certificado de Habilitação Técnica de Piloto Comercial.

Agora sim, você já está pronto para ser contratado pelas grandes companhias aéreas. Mas, pra aumentar suas chances, é bom conhecer alguns segredinhos.

Fluência em outras línguas é primordial

Falar inglês já deixou de ser apenas um diferencial em diversas áreas e, na aviação principalmente, se tornou essencial. Grande parte da linguagem utilizada nas rotinas de voo, manuais de aeronaves e a grande maioria da comunicação feita com passageiros é neste idioma.

O curso de piloto de aeronaves fornecido pela Aero TD tem o diferencial de possuir disciplinas que abrangem o inglês e já formam o profissional habilitado para se comunicar nessa língua em seu ambiente de trabalho. Porém, se você deseja se tornar piloto de aeronaves em grandes cias aéreas, é de extrema importância buscar aprender ainda mais, praticando e fazendo mais cursos para obter fluência.

Além do inglês, é importante ter fluência em mais línguas, principalmente aquelas oficiais das companhias aéreas internacionais nas quais o piloto pretende pleitear algumas vagas. Se pretende ser piloto da Air France, saber francês pode ser um diferencial e tanto.

Sua documentação está em dia?

Muitos não dão importância para esse “detalhe”, mas ele pode ser o ponto chave para se tornar piloto de aeronaves em grandes cias aéreas. Ter um passaporte é praticamente obrigatório para qualquer piloto. Portanto, mantenha esse documento em dia, mesmo que você não tenha a pretensão de trabalhar em uma companhia com voos internacionais. É sempre melhor ter tudo pronto, caso um dia você precise.

É importante também tirar o visto para os países que o exigem, caso você tenha interesse em trabalhar para companhias que façam viagens internacionais. Se chegar numa entrevista já mostrando que tem todos os documentos em dia, fica muito mais fácil e rápido ser contratado.

Não pare de praticar nem estudar

Em outro post em nosso blog, nós já contamos algumas dicas para quem deseja se tornar piloto. Mas o segredo para ser contratado em grandes companhias aéreas pode ser resumido nesses dois “mantras”: Não pare de estudar e não pare de praticar.

Fique sempre por dentro de tudo que acontece no setor e sempre que surgir um avião novo, busque saber tudo sobre ele, principalmente aqueles que você está trabalhando. Afinal, um bom profissional sabe tudo sobre o seu instrumento de trabalho.

Fique de olho nos processos seletivos que abrem regularmente em todo o Brasil e, se necessário, estude e tente se aprimorar. Não pense que apenas o curso que você fez e as horas de voo são o suficiente, é fundamental adquirir mais conhecimentos.

Hoje são mais de 40 companhias aéreas que operam nos aeroportos brasileiros. Elas fazem voos para mais de 30 países. Os números que mostram a demanda de passageiros para voos nacionais e internacionais só aumentam. Então é de se esperar que esta área cresça muito ainda e que mais oportunidades apareçam. E o segredo para se tornar piloto de aeronaves em grandes cias aéreas é estar preparado, pois as oportunidades são como aviões: se perder a decolagem, não dá pra subir à bordo no meio do caminho.

Conheça o curso Superior de Tecnologia em Transporte Aéreo e conheça a melhor opção de ensino superior para quem deseja se tornar piloto de aeronaves em grandes cias aéreas!

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5 comentários em “Conheça o segredo para se tornar piloto de aeronaves em grandes cias aéreas

    1. Olá João!
      O Curso de Ciências Aeronáuticas não é um requisito para ingressar como piloto de linha aérea, mas certamente será um diferencial bastante significativo.
      Para exemplificar, podemos citar as horas de voo: para quem tem o curso de Ciências Aeronáuticas as empresas contratam com 1/3 do número de horas em comparação com quem não tem o curso.

      A proporção para quem tem o curso de CA é de 300 horas de voo e quem não tem, fica em média 1.500 horas. Soma-se esta vantagem com o enriquecimento do currículo, pois este curso da AEROTD irá preparar você para se tornar um PILOTO 360º, que é o profissional que terá mais do que as capacitações técnicas e práticas, é necessário que ele saiba se relacionar, trabalhar em equipe, comunicar-se com proficiência em inglês, gerenciar crises e possuir uma visão sistêmica das atividades aeronáuticas.

      Para se habilitar como um Piloto de Linha Aérea, o profissional deverá possuir os Cursos Profissionalizantes da carreira de piloto, começando como Piloto Privado, depois Piloto Comercial, Voo por Instrumentos, Teórico de Piloto de Linha Aérea e Jet Training.

      Vale aqui reforçar, que cada vez mais as Companhias Aéreas estão exigindo pilotos com curso superior, haja vista que o Comandante de Aeronave deve possuir uma visão sistêmica que possibilite a gestão das coisas que envolvem a atividade aérea como um todo.

      Dessa forma, o Curso de Ciências Aeronáuticas, com Habilitação em Piloto de Linha Aérea (autorizado através da Portaria/MEC nº 370, de 20 de abril de 2018) é organizado conforme as diretrizes curriculares do curso aprovadas pelo MEC. Atende, também a regulamentação profissional da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. Ao final do Curso o aluno será diplomado como Bacharel em Ciências Aeronáuticas. O Curso é oferecido em seis fases de aproximadamente seis meses cada, permitindo a conclusão em até três anos. A Matriz Curricular prevê aulas teóricas e também a parte prática de voo.

      O profissional formado pelo curso de Ciências Aeronáuticas chegará ao mercado de trabalho com competências para desempenhar diversas atividades ligadas à pilotagem de aeronaves na qualidade de Piloto de Linha Aérea.

    2. Não é requisito, e sim um a mais, a maioria das companhias aéreas estão começando a exigir curso superior, pode ser qualquer um, mas dão preferências a de Ciências Aeronáuticas e exatas

  1. Estou com idade acima do usual de um candidato, nem vou falar quanto tenho, sei que os ânimos despencariam, mas sei que caminhamos olhando para frente. Sou determinada. Meu sonho de infância está concretizando. Sou PPA e já passei na banca PCA e preparando para PLA. Sou funcionária pública, fluente em inglês, preparando para ICAO após o PLA, falo Francês intermediário, já morei nos EUA. No final de minha carreira como funcionária pública, resolvo ir à luta. Estou dentro do limite ainda, mas em um mercado aquecido, viro opção. Aposto no que acredito. Estudar é um dever que deve se tornar um prazer em aviação. Carrego uma boa bagagem de comprometimento com o trabalho, experiência e maturidade suficiente para ser uma ótima profissional. Não nasci para aposentar, mas para ser feliz trabalhando no que gosto: aviação. Desejo a todos , que possuem a chamada na alma para voar, uma ótima sorte.

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