ensaios-não-destrutivos-END-na-manutencao-de-aeronaves_02

Ensaios Não Destrutivos – END na Manutenção de Aeronaves

Ensaios Não Destrutivos – END

Segundo o IS Nº 43.13-003 da ANAC os END são métodos que permitem a inspeção de produtos aeronáuticos tais como aeronave, motor, hélice e componentes, com equipamentos extremamente portáteis e complexas estações de trabalho.

As técnicas permitem, através de um critério de aceitação/rejeição, estabelecido em uma documentação de engenharia voltada para a manutenção da aeronavegabilidade, determinar a presença de condições indesejáveis, como por exemplo: trincas, corrosão, delaminação, etc.

Os Ensaios Não Destrutivos – END contribuem para a qualidade dos bens e serviços, redução de custo, preservação da vida e do meio ambiente, sendo fator de competitividade para as empresas que os utilizam.

Os Ensaios Não Destrutivos – END incluem métodos capazes de proporcionar informações a respeito do teor de defeitos de um determinado produto, das características tecnológicas de um material, ou ainda, da monitoração da degradação em serviço de componentes, equipamentos e estruturas.

Para obter resultados satisfatórios e válidos, os seguintes itens devem ser considerados como elementos fundamentais para os ensaios:
– Pessoal treinado, qualificado e certificado (LEIA AQUI!)
– Equipamentos calibrados
– Procedimentos de execução de ensaios qualificados com base em normas e critérios de aceitação previamente definidos e estabelecido.

Comparativamente, podemos afirmar que o “controle da qualidade” que o médico faz de um corpo humano, na avaliação da saúde ou da patologia de um paciente, é o mesmo aplicado na manutenção de aeronaves.

Recentemente, o blog Decole Seu Futuro recebeu a visita do aluno Adenauer Alves Corrêa do Curso de Mecânico de Manutenção de Aeronaves – EaD – Semipresencial da AERO TD (CLIQUE AQUI!) 

ensaio-nao-destrutivo-end-em-produtos-aeronauticos
Adenauer Alves Corrêa – aluno de Aviônicos – EaD

Adenauer Alves Corrêa mora na cidade de Anápolis – GO, onde trabalha na manutenção de aeronaves em uma empresa particular e está em Florianópolis para realizar as atividades práticas do módulo AVIÔNICOS e com isso reforçar o seu currículo com mais uma carteira (CCT).

Veja aqui o vídeo que ele mesmo fez, lá em Anápolis, para ilustrar como funciona um dos procedimentos dos Ensaios Não Destrutivos – END.

 

Facebooktwitteryoutubeinstagram

2 comentários em “Ensaios Não Destrutivos – END na Manutenção de Aeronaves

    1. Olá Felipe, seu contato de email já foi encaminhado à uma das atendentes da Aero TD que lhe passará as informações sobre o curso de Mecânico de Aeronaves. Obrigado e continue participando dos comentários aqui no Blog.

Deixe uma resposta