Por que um mecânico de aeronaves deve tirar todas as carteiras da ANAC?

Com o crescimento do ramo da aviação, se faz cada vez mais necessário que haja mais profissionais e que eles estejam cada vez mais preparados para os desafios nesta área. Apenas saber o básico e se contentar com uma certificação, principalmente no setor aéreo, não é suficiente.

Ainda mais nesta área que é balizada pela alta tecnologia. A cada ano surgem novas aeronaves e sistemas mais inteligentes e cada vez mais tecnológicos. Se até comissários de bordo são incentivados a saberem tudo sobre os aviões onde trabalham, imagina para um mecânico!

É por isso que aqui, na Aero TD, incentivamos que os mecânicos de aeronaves tirem todas as carteiras da ANAC. Ficar limitado a apenas uma certificação diminui drasticamente as chances de ser contratado por alguma empresa do setor aéreo. E, além disso, deixa a pessoa muito acomodada e desligada das novidades e inovações da área.

Antes de explicar um pouco mais da importância de ter todas as carteiras da ANAC em sua profissão como mecânico de aeronaves, vamos mostrar o que são essas certificações. Já conhece alguma delas?

As certificações que um mecânico pode conseguir

Um mecânico de aeronaves pode conseguir inicialmente 3 tipos de carteiras da ANAC. Estes certificados são muito parecidos com os módulos ensinados nos cursos de mecânico de aeronaves que a Aero TD disponibiliza, justamente para já preparar o profissional para isso.

Primeiramente o estudante aprende um módulo básico, que é requisito para as demais habilitações e é onde você aprende sobre os tipos de motores de aviação geral, todos os sistemas de hélices e rotores e todos os sistemas dos grupos moto propulsores.

curso mecanico de aeronaves módulo básico aero td

Depois do módulo básico completo é possível fazer módulos específicos que te especializarão em determinadas áreas e lhe permitirão tirar todas as carteiras da ANAC. São eles:

GMP (Grupo motopropulsor) – habilita a trabalhar com todos os tipos de motores de aviação geral (convencional ou a reação), todos os sistemas de hélices e rotores, e com todos os sistemas dos grupos moto propulsores;

CEL (Célula) – habilita a trabalhar com todos os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos, estrutura de aviões e helicópteros em geral, ou seja, a conhecida fuselagem da aeronave;

AVI (Aviônicos) – Esta habilitação permite que você trabalhe em todos os componentes elétricos e eletrônicos de aeronave, inclusive instrumentos de navegação, rádio navegação e rádio comunicação, sistemas elétricos e de radar.

Ao final de cada módulo você já pode fazer uma prova para tirar sua carteira da ANAC naquela modalidade, que vai atestar sua capacidade e te permitirá trabalhar com aquele conjunto mecânico específico. Logo poderá estar habilitado, então, nestas três áreas: GMP, CEL e AVI. E assim, com seu CCT nestas três áreas você aumenta, e muito, o seu leque de oportunidades no setor de mecânica aeronáutica.

Agora, com sua carteira da ANAC em mãos, você já pode trabalhar como auxiliar de mecânico em empresas homologadas. Dessa forma, depois de 3 anos com carteira assinada e já com a experiência necessária, o profissional já pode se inscrever para tirar o CHT: Certificado de Habilitação Técnica. A partir daí já está autorizado a assinar documentos relativos aos serviços executados em aeronaves, fichas de inspeção e ordens de serviço.

mecânico de aeronaves aero td

Depois de cinco anos o CHT deve ser renovado e o profissional é submetido a um novo teste de conhecimento prático.

Por que é essencial tirar todas as carteiras da ANAC?

Um dos pontos principais, que já citamos lá no começo, é que o leque de oportunidades para o mecânico de aeronaves que possui todas as carteiras da ANAC é muito maior. Ele poderá trabalhar em hangares, com aviões pequenos, monomotores, bimotores, turboélices, com helicópteros, aeronaves de grande porte, inclusive aquelas com dispositivos eletrônicos de última geração.

curso de mecânico de aeronaves - carteiras anac - aero td

Além de ter mais espaço e ofertas de empregos, quem possui todas as carteiras da ANAC, também pode receber promoções e aumentos de salário. Afinal, este profissional passará a ter uma importância ainda maior dentro da empresa.

O mecânico de aeronaves que possui todas as carteiras da ANAC se torna, então, um profissional completo, possui vantagem sobre outros concorrentes e está mais próximo de receber promoções e aumentos. Além disso, aprende muito mais sobre o setor aéreo e todas as nuances da área mecânica. E, todos nós sabemos, que conhecimento nunca é demais!

E se você tem sede de conhecimento, conte com a Aero TD. Somos uma instituição focada em atender com excelência e inovar na nossa forma de ensino. Por isso estamos há 20 anos formando profissionais capacitados para as mais diversas funções no ramo da aviação civil. 

Venha decolar seu futuro com a gente!

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta