egidezia_marques_palestra_aerotd_destacada_04

Quarta Parte da Palestra Processo Seletivo de Egidezia Marques

Esta é a Quarta Parte da Palestra Processo Seletivo de Egidézia Marques, realizada no dia 27 de junho de 2015, na AERO TD em Florianópolis – SC.

egidezia_marques_palestra_aerotd_04

Entrevista

Depois que pegamos tudo no processo seletivo, o que será perguntado para o candidato? É o que ele trouxe de conteúdo. Tudo que é identificado no processo seletivo os avaliadores irão trabalhar para ver se o profissional tem estrutura para exercer a função.

Existem muitos perfis de candidatos, por exemplo: A candidata que coloca o foco em uma criança, pois ela tem um filhinho de 1 ano, e nós precisamos entender qual é a logística com essa criança, se ela tem o apoio pra ficar 6 dias fora, etc.

Outra situação: a candidata tem um noivo, apesar de ela estar feliz por estar ali, ele não aprova que ela vá para outra Base, como por exemplo Belo Horizonte, sendo que mora em Florianópolis.

Vamos exemplificar mais uma situação. A candidata tem um pai e uma mãe idosos e ela é filha única. Na entrevista nós precisamos entender isso. Como ela irá fazer para lidar com essas situações para poder voar tranquila?

Então! Todas essas condições que nós identificamos no processo seletivo serão as que iremos trabalhar e isso é feito através da entrevista.

São abordados, portando, tópicos da vida pessoal, familiar, escolar e profissional. Dependendo do que você traz para nós durante o processo seletivo.

Dicas valiosas

São muitas, mas irei enumerar as principais.

Eu não sei se as pessoas são inocentes, ou “fora da casa”, mas muitas cometem erros no processo seletivo que são absurdos.

Postura – A primeira impressão nem sempre é a que fica, mas é muito importante, até porque você não sabe se vai ter uma segunda chance. Eu já tive uma boa impressão do candidato no primeiro momento, mas no final verifiquei que não era nada daquilo e também teve situações de ter uma má impressão no começo e depois mudar de opinião, pois a pessoa conseguiu reverter tudo lá do início.

Irei dar dois exemplos: Um dentro do processo e outro fora dele. Postura é comportamento, é como um músculo a ser exercitado.

Você está participando de um processo, a sala está em formato de “U”, é chamado, se apresenta para todos, está em evidência, está no foco, acaba a apresentação e volta para o seu lugar, daí você pensa: agora é a vez do outro, não estão me notando mais. Então começa a relaxar na postura, se joga na cadeira, puxa a perna, desaprova visivelmente o que o colega da frente está fazendo ou dizendo, faz caras e bocas, faz pouco caso.

Você até pode pensar que não está sendo avaliado, mas está. Acha que por não estar lá na frente está passando desapercebido. Não se engane, você ainda está!

Agora vamos imaginar uma situação fora do processo seletivo. É quando você chega na fila do almoço, no banheiro para retocar a maquiagem, dar um retoque na pele, arrumar os cabelos. Daí você comete o erro de fazer chacota, balizar a atitude dos outros, comentar pejorativamente algo que alguém falou.

Houve uma ocasião em que uma candidata foi fazer o processo seletivo e ao finalizar, voltando pra casa, no aeroporto causou um tumulto porque o seu voo atrasou. Alegou que havia participado de um processo seletivo naquele dia e que o gerente da empresa disse que esse tipo de coisa não pode acontecer, ainda mais que a empresa havia ganhado prêmio naquele ano por sua pontualidade. Em resumo, o agente do aeroporto comunicou ao pessoal que estava fazendo a seleção e relatou o fato. A candidata obviamente reprovou. Então entendam que postura você tem ou não tem, não adianta tapear, cedo ou tarde a verdade vai aparecer.

Para saber sobre o futuro profissional, basta procurar referências de como ele era na empresa anterior, como era como aluno na escola em que se formou. A postura já vem de lá. Então, tenham postura na padaria, no trânsito, na fila do mercado… tenham postura em todos os lugares.

Apresentação pessoal

Eu só preciso de uma palavra para definir, para resumir a apresentação pessoal dos comissários de voo: IMPECÁVEL.

É necessário estar impecável, antes, durante e depois de qualquer voo. O Comissário com boa postura não deixará margem para ninguém identificar se ele está entrando em voo ou está indo para casa.

O blog #decoleSeuFuturo dividiu em quatro partes a palestra de Egidezia Marques sobre os “Pilares do Processo Seletivo” para comissários de voo, pois há muito o que falar sobre como ser “o” Comissário de Voo, “a” Comissária de Voo.

Você que acompanhou todas as publicações, não pode perder a webconferência no dia 27/08/2015 com a Egidézia, que falará sobre essas dicas, esclarecerá dúvidas ao vivo e falará sobre o CURSO PREPARATÓRIO PARA SELEÇÃO

Participe!

 

 

 

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta

*