Terceira Parte da Palestra Processo Seletivo de Egidezia Marques

Na terceira parte da Palestra Processo Seletivo Cias Aéreas foram abordados os seguintes Assuntos:

Teste Psicológico; Idioma: Inglês; Redação; Dinâmica de Grupo

Teste Psicológico

Sobre esse assunto, não existe uma regra, uma receita, uma fórmula para o teste psicológico. Na verdade, este teste geralmente projeta alguns comportamentos do candidato. Por exemplo, pede-se para completar alguns traços formando uma casa.

egidezia_marques_palestra_aerotd_03

Daí o candidato faz o desenho de uma casa com porta fechada, luz apagada e sem pessoas. E no processo seletivo esse mesmo candidato foi reservado, falou e interagiu pouco, claramente o teste comprova que ele não gosta de interagir muito com pessoas.

Agora se ele desenha uma casa com porta aberta, luz acessa e inclui pessoas em seu desenho, mesmo não tendo sido solicitado e no processo seletivo ele demonstrou interatividade com as pessoas, boa comunicação e empatia, para nós selecionadores, esse teste psicológico comprova que isso acontece realmente.

A primeira dica do teste psicológico é saber interpretar, pois a maioria que não passa no teste são justamente as pessoas que não sabem interpretar. Daí vem a grande dica: LEIAM! Só sabe interpretar quem gosta de ler. É preciso ler. Mesmo que você não goste, leia. Você vai notar que o hábito de ler, logo se tornará um prazer, pois só traz benefícios.

Segunda dica: no teste psicológico, foque no seu teste e não do colega ao lado. Faça a sua interpretação, seja honesto, faça o que você acha que deve ser feito.

Terceira dica: seja íntegro, não tente burlar as informações, seja o mais verdadeiro possível na realização do seu teste.

Idioma: Inglês

É fundamental, mas não deixe de falar muito bem o português. Veja as dicas do blog #decoleSeufuturo

Por favor, não cometam erros básicos de conjugação, não diga nunca “pra mim fazer”, cuide com as concordâncias, gerundismos, plurais (nada de “- eu vou pegar os copo”); evite vícios de linguagem como “tipo assim”, “aí né” e outros.

Redação

A maioria dos processos seletivos pedem redação. Há diferentes análises para elas, mas toda redação deve ter coerência, apresentar um bom português, ter início, meio e fim. Ah! Não adianta nada ter um bom português e construir um texto sem nexo, sem sentido, não falar nada com nada. É importante ser claro e objetivo.

Por que é importante analisar a redação do candidato? Porque o comissário precisa fazer o relatório de voo, deve relatar o que acontece e se não tiver coesão, clareza, se o texto não apresentar objetivo, as pessoas que irão ler não entenderão. É importante também ter um bom vocabulário. É bom lembrar que a maioria das informações contidas na redação serão trabalhadas na entrevista.

Quais os principais temas da redação?

Depende do entrevistador, não existe uma regra. Muitas vezes o tema é livre, mas posso afirmar que o importante não é somente o que você diz e sim como você irá expressar a sua ideia. Daí a importância do bom português, da clareza, do texto coerente, etc. E mais uma vez eu lembro vocês: LEIAM! Este é o melhor exercício para a formação de ideias!

Dinâmica de grupo

Este é o carro chefe do processo seletivo para os Comissário de voo, pois resume 60% do processo, todo o restante é 40% e muita gente não sabe disso e pensa que é a entrevista o carro chefe.

Para toda vaga que tenha muita gente para avaliar, quando a demanda é alta, o carro chefe será a dinâmica. As dinâmicas são diferentes para comissários e mecânicos. O de comissário exige que se trabalhe bem em equipe, se está disposto a dar e receber, se lida bem com pessoas e outros.

Tem gente que na busca de entregar o melhor trabalho, esquece de interagir com as pessoas, esquece de ser solícito, de pedir por favor, por exemplo. Pois só está focado no tempo.

A dinâmica da profissão de mecânicos já é diferente, é mais técnica, de raciocínio lógico e atenção concentrada. O foco é para outro tipo de trabalho, por esse motivo, para os mecânicos, o que pesa mais é a entrevista.

Assim como você tem que trabalhar o seu currículo para cada vaga, nós os recrutadores, trabalhamos as atividades para cada função. Em resumo, a dinâmica de grupo é fundamental para o processo seletivo na carreira de comissários. Muitas pessoas encaram como uma brincadeira e chegam até a comentar:

– Me colocaram para brincar e depois me reprovaram.

Cuidado! Dinâmica de Grupo em um Processo Seletivo é coisa muito séria. É a dinâmica de grupo que geralmente permite que o candidato conquiste os entrevistadores. Se vai mal na dinâmica, é quase certo que irá gerar muitas dúvidas para hora da entrevista.

Esta foi a PARTE 3/4 da Palestra Pilares do Processo Seletivo – Egidezia Marques. 

No dia 28/08/2015 tem mais webconferência com a Egidézia que falará sobre o CURSO PREPARATÓRIO PARA SELEÇÃO

 

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta