Como é a rotina de um mecânico de aeronaves?

Sabemos que a aviação é uma das áreas mais seguras do mundo. Grande parte dessa boa fama vem por conta da rotina de um mecânico de aeronaves, que precisa garantir que a cada voo tudo esteja na mais perfeita ordem.

A seguir, nós preparamos um resumo do que acontece no dia a dia deste profissional, como funciona seu trabalho, seus desafios e mais algumas informações importantes para você que deseja ingressar nessa carreira.

Quais os tipos de manutenção uma aeronave pode precisar?

Assim como o seu carro, não é sempre que um avião precisa de manutenção completa. Dependendo da ocasião e horas de voo da aeronave, o serviço pode ser mais simples e superficial ou, em alguns casos, o avião pode ser quase todo desmontado e remontado.

Manutenção de Linha

Realizada durante o trânsito das aeronaves no aeroporto. Enquanto está esperando uma nova viagem, é feita uma manutenção rápida.

Manutenção de Hangar/Diária

É feita normalmente quando a aeronave tem um tempo de solo superior a 6 horas entre a chegada e a próxima saída. São feitos serviços e checks mais demorados.

Manutenção de checks de letras: A, B, C

Estes tipos de serviços requerem mais tempo da rotina de um mecânico de aeronaves. Seria algo parecido com a revisão do seu carro. Aqui são feitos os chamados checks de rotina, que a cada período pré-estabelecido precisam ser refeitos. Nessa etapa são necessários vários profissionais e muita papelada a ser preenchida.

Overhaul

Também conhecida como Heavy Check. Aqui o avião é praticamente desmontado e remontado, com pintura refeita e todos os itens revisados. Esse tipo de manutenção é feito, em média, a cada 3 ou 4 anos, ou em menos tempo, caso acumule muitas horas de voo.

tipos de manutencão de aeronaves
Fonte da Imagem: Google

A rotina de um mecânico de aeronaves no aeroporto

Antes mesmo que o avião esteja em solo, já começa o trabalho do mecânico, que checa as informações enviadas através do ACARS, um sistema de comunicação entre a aeronave e a companhia aérea. Ali o mecânico checa se foi reportada alguma anomalia ou defeito durante o voo e, então, se prepara para executar o reparo assim que a aeronave pousar.

A rotina de um mecânico de aeronaves durante a manutenção de linha é muito dinâmica. Enquanto os passageiros estão saindo, o mecânico já começa a inspeção pós voo.

rotina de um mecanico de aeronaves
Fonte da Imagem: Google

Ele inicia uma checagem visual, fazendo uma volta completa pela aeronave a procura de possíveis problemas, dando ênfase a alguns pontos importantes como rodas, pneus, trem de pouso, freios, entrada e saída do motor, luzes de navegação, superfícies de comando, sinais de colisão de pássaros e tubos de pitot.

Após esta rápida manutenção, quando a aeronave já está pronta para uma nova viagem, o mecânico acena para a cabine com uma fita vermelha. Não é um aceno de despedida.

A fita está presa ao pino de segurança do trem de pouso do avião. Depois de checar se não há vazamentos, se todas as portas estão fechadas e se não há nenhuma avaria aparente, o mecânico retira este pino de segurança, deixando, assim, o avião livre para taxiar e depois levantar voo novamente.

Como ingressar na carreira de mecânico de aeronaves?

A carreira de mecânico de aeronaves pode até ter algumas semelhanças com a de mecânico de automóveis, porém, uma coisa é certa: o setor aéreo está em franca expansão e são necessários cada vez mais profissionais qualificados.

Quem escolhe viver a rotina de um mecânico de aeronaves pode encontrar diversas oportunidades, visto que é possível trabalhar em aeroportos, hangares, oficinas especializadas, trabalhar com helicópteros ou aviões de diversos tipos e modelos e até se especializar em determinadas áreas mecânicas.

mecanico de aeronaves diversas oportunidades
Fonte da Imagem: Google

Inclusive, se você deseja saber se a carreira de mecânico de aeronaves é a certa para você, sugerimos ler este outro post nosso. Nele falamos um pouco mais sobre cada área de estudo, nas quais você pode se especializar e, claro, comentamos mais alguns detalhes sobre a rotina de um mecânico de aeronaves.

Se você é um apaixonado por essa área, aproveite, matricule-se agora no curso de Mecânico de Aeronaves da AEROTD, estudando de qualquer lugar do Brasil, sem sair de casa e com a oportunidade de fazer aulas práticas em diversas oficinas espalhadas pelo país.

Não perca essa oportunidade e venha decolar seu futuro!

Fontes:

O que acontece em uma oficina de aeronaves?

http://www.avioesemusicas.com/o-dia-a-dia-de-um-mecanico-de-aviacao-comercial-parte-1.html

Guilherme Santos é especialista em criação de conteúdo e marketing digital.
Trabalha como escritor freelancer e é apaixonado pela aviação desde o seu primeiro voo de Cesna no Flight Simulator 98.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta