Quais as diferenças e semelhanças entre ser mecânico de aeronaves e automóveis?

A mecânica de um avião impressiona. Parece surreal que um mecânico de aeronaves consiga fazer a manutenção de máquinas gigantes, permitindo que possam voar e transportar diversas pessoas com segurança e agilidade.

Quem olha essas grandes estruturas de metal, cheias de engrenagens e peças, pensa que é extremamente difícil trabalhar em oficinas aeronáuticas. Porém, para surpresa de muitos, a mecânica de um avião se assemelha em muitas coisas com a mecânica básica encontrada em carros, motos e maquinário industrial.

Se você já tem familiaridade e gosto por qualquer área da mecânica, saiba que é possível aproveitar esse conhecimento e se tornar um mecânico de aeronaves de uma forma mais fácil do que imagina.

Semelhanças entre ser mecânico de aeronaves e de automóveis

Tanto a mecânica de automóveis quanto a de aviões seguem alguns preceitos básicos. Ambas possuem a parte de motorização à propulsão, eletrônica e elétrica. Inclusive, muitos componentes mecânicos e itens presentes em aeronaves, também são encontrados em automóveis.

As duas áreas, inclusive, se retroalimentam. O freio a disco, por exemplo, é uma invenção utilizada na aviação que, em dado momento, começou a ser vista como uma excelente solução também para o sistema de frenagem de automóveis.

A mecânica desses dois tipos de máquinas é tão parecida, que é possível usar o motor de um carro para impulsionar o voo de uma pequena aeronave. Foi o que fez um morador de Santa Catarina, que colocou um motor de Fusca dentro de um avião.

Além disso, mecânicos que já conhecem ou trabalham em outras áreas, têm total familiaridade com as ferramentas e equipamentos utilizados no setor de manutenção aeronáutica. O manuseio de diversos desses itens é muito semelhante.

Um mecânico de aeronaves encontra alguns componentes eletrônicos que também são muito utilizados em carros, como por exemplo, sistemas de GPS e multimídia. Estes já se apresentam como itens essenciais nos automóveis de hoje em dia e também imprescindíveis na aviação.

Outra semelhança entre estas duas áreas é que cada modelo conta com peças e diferenciais, tornando cada um deles único. Por isso os manuais são itens essenciais, tanto para aviões, quanto para carros.

No entanto, infelizmente, muitos proprietários de veículos automotivos não dão a devida importância aos manuais, como é feito na aviação. Inclusive, aqui começam a surgir algumas diferenças entre essas duas áreas.

Diferenças entre ser mecânico de aeronaves e automóveis

Como acabamos de citar, os mecânicos de aeronaves têm os manuais das aeronaves como verdadeiras bíblias, que os acompanham a todo momento. Nenhum problema é resolvido no “achismo”.

Além disso, as manutenções na aviação são preventivas e preditivas, tentando sempre estar à frente do problema, evitando que ele aconteça. Enquanto isso, na mecânica automobilística a cultura é muito mais corretiva, resolvendo a falha depois de ocorrida.

Este é um dos motivos que torna a aviação tão segura. A cada decolagem feita o avião passa por uma série de checagens para garantir que todos os seus componentes e funções estão em perfeito estado.

Já com o seu automóvel você apenas entra, vira a chave e dirige, sem se preocupar muito com itens de segurança, se tudo está em perfeito estado ou se alguma peça ou função do veículo não está respondendo bem.

Na aviação, no entanto, alguns itens são trocados antes mesmo de apresentar problemas. Só por apresentar um funcionamento fora do padrão, já é motivo para uma substituição preventiva.

Torne-se um mecânico de aeronaves!

Se você gosta de mecânica, pode se tornar um mecânico de aeronaves de maneira simples. Basta fazer um curso, como o oferecido pela AEROTD. Você pode estudar de qualquer lugar do Brasil, participando de aulas e provas práticas em oficinas espalhadas por todo o território nacional.

O seu sonho de trabalhar com estas máquinas incríveis está mais perto do que imagina! Não perca tempo e decole seu futuro!

 

 

Fontes:

https://www.autoentusiastas.com.br/2014/08/motores-a-pistao-aeronauticos-um-panorama/

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta