Como manter a sua saúde mental em momentos de crise?

O mundo está uma loucura! Enfrentamos uma pandemia de Coronavírus, dificuldades econômicas, tensões políticas. Afinal, como sobreviver a momentos de crise como o que vivemos hoje?

A seguir, vamos citar algumas dicas simples e práticas para que você consiga manter a calma neste cenário de incertezas e, assim, consiga superar as dificuldades, mantendo sua saúde mental.

Enxergue as oportunidades

Em momentos de crise como esse, se você enxergar tudo como algo ruim, acredite, você vai se afundar ainda mais.

Você pode amar os dias de sol, mas precisa aprender a enxergar o que há de bom nos dias de chuva.

Se essa pandemia nos impediu de sair, de ir para o escritório, de andar nas ruas, pense nas coisas positivas.

Agora você pode trabalhar de casa, de forma mais confortável, não precisa pegar trânsito, enfrentar filas, gastar dinheiro com almoços, lanches e viver sempre na correria. Sem falar que dentro de casa você está muito mais seguro do que na rua, não é mesmo?

trabalhe-de-casa-de-forma-mais-confortavel-home-office

Se você tem filhos, esposa, agora pode passar mais tempo com eles, acompanhar o crescimento, conversar.

Você sempre pode ver as coisas com bons olhos, tirando lições do que está vivendo.

Aceitar que não dá pra controlar tudo

Não dá pra ser otimista o tempo todo, ainda mais em momentos de crise, né?

Por isso, mesmo que você enxergue as oportunidades, aproveite os aprendizados, em alguns momentos você precisa entender que nem tudo vai sair como planejado, podem ocorrer dificuldades e frustrações. Isso é normal.

O importante é que você não fique paralisado, entristecido, desistindo de tudo. Pense na solução dos problemas e naquilo que você pode fazer para contornar a situação.

Não adianta se frustrar com aquilo que você não tem controle. Pense apenas no que você pode resolver.

Entenda que você não vai conseguir fazer todas as coisas que deseja

Com a pandemia, a possibilidade de home office, passar mais tempo em casa, sem sair, surgiram também algumas novas possibilidades.

Muitas pessoas estão aproveitando para estudar, ler, aproveitar o tempo livre. No entanto, é preciso entender que nem sempre você vai conseguir fazer tudo.

Não se frustre! Não se ache menos capaz só porque você não é uma máquina de produtividade. Todo mundo tem seu tempo.

Se organize pra fazer o que é importante

Não se trata de fazer tudo que puder, nem de ficar sem fazer nada. Você precisa apenas conseguir se organizar para fazer aquilo que é importante.

Mantenha uma organização para continuar a trabalhar, entregando os resultados esperados.

Se deseja fazer um curso, pense naquele que é mais importante para a sua carreira. Talvez você não consiga fazer todos os cursos, ver todas as lives, ler todos os e-books, mas pode selecionar aqueles que são mais significativos e condizentes com seus objetivos.

cursos-aerotd-tela

Mantenha uma rotina

Se você quer ser produtivo, principalmente nestes momentos de crise, onde o home office virou o novo modelo de trabalho, é essencial que estabeleça uma rotina mais próxima possível daquela que já existia antes.

Acorde no horário, se arrume, saia da cama, tome café. Tente fazer tudo que fazia antes, quando precisava sair de casa para ir ao trabalho. Assim sua mente entende que você está realmente indo trabalhar e não fica te sabotando dizendo que você pode ficar na cama mais uns minutos.

Se isole quando for necessário

Agora que estamos vivendo muito mais com nossa família, quase não temos aquele tempo sozinhos, longe de tudo. Passar tanto tempo perto das mesmas pessoas pode causar um certo estresse.

Por isso, é importante que você converse com sua família, estabeleça limites e, principalmente, defina que, em certos momentos, será necessário se isolar.

Esse isolamento pode ser em um quarto, ou aquele momento que você vê um filme, joga vídeo game, faz algo que te conforta, relaxa, tira um pouco dessa realidade maçante.

Precisamos ter autoconhecimento para entender o que estamos passando e também muito respeito para entender o momento e as dificuldades das outras pessoas que convivem com a gente.

Em momentos de crise você precisa de suporte!

Se as coisas estiverem mais difíceis do que você imaginava, busque apoio. Você não é um super-herói e não precisa enfrentar tudo isso sozinho.

Você pode buscar apoio em parentes, amigos, conversando e buscando opiniões, algum auxílio que facilite o enfrentamento dessa crise.

Além disso, pode buscar o apoio profissional de psicólogos e outros tipos de terapeutas que podem acalmar sua mente.

Aqui na AEROTD, por exemplo, nossos alunos contam com uma equipe multidisciplinar capaz de oferecer segurança psicológica em momentos de crise.

Dessa forma, além de ensinar e capacitar profissionais, nós executamos nosso compromisso primordial, que é garantir o bem-estar dos nossos alunos e da sociedade.

Se você quiser mais dicas, esse vídeo pode te ajudar ainda mais:

Guilherme Santos:
Guilherme Santos é especialista em criação de conteúdo e marketing digital.
Trabalha como escritor freelancer e é apaixonado pela aviação desde o seu primeiro voo de Cesna no Flight Simulator 98.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta