3-cuidados-para-sair-de-casa-em-tempos-de-pandemia

3 cuidados para sair de casa em tempos de pandemia

A pandemia causada pelo novo Coronavírus mudou o mundo. Além de todo o impacto social, econômico, tivemos um grande impacto na forma como nos relacionamos com outras pessoas, nos nossos hábitos de higiene e limpeza. Isso se reflete, principalmente, nos cuidados para sair de casa que passamos a adotar.

Todos passamos a aderir certas medidas, cuidar uns dos outros e seguir algumas dicas para evitar ser contaminado e, assim, evitar que o vírus se espalhe, causando mais mortes e transtornos para toda a sociedade.

A seguir, citamos uma lista de cuidados para sair de casa em tempos de pandemia. Algumas ações que você pode tomar para garantir que o vírus pare de circular e que, assim, juntos consigamos sair dessa crise o mais rápido possível.

1 – Use máscara

use-mascara

Sempre que sair de casa, utilize a máscara, seja descartável ou de pano. E, mais importante, manuseie adequadamente para que ela seja efetiva para diminuir a propagação do vírus.

A máscara deve cobrir a boca e o nariz. Isso evita que você respire pequenas gotículas e partículas que podem ser jogadas ao ar, principalmente no momento em que você fala com outras pessoas.

Não coloque as mãos na máscara. Manuseie-a sempre pelas alças, para evitar que a sua mão contaminada leve o vírus para a região da boca e nariz.

As máscaras devem ser trocadas preferencialmente a cada quatro horas, sendo que as de pano precisam ser lavadas antes da reutilização.

Para lavar sua máscara, deixe de molho por 15 minutos em uma solução com uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. Após esse período, deixe-a secar, de preferência no sol.

O uso da máscara pode ser um pouco desconfortável, porém é um dos principais cuidados para sair de casa que você deve adotar, visto que seu uso evita, principalmente, que você possa espalhar o vírus por aí, caso seja um paciente assintomático.

Um estudo da USP avaliou máscaras de diversos materiais e constatou que elas têm uma eficácia de 60 a 97% na retenção de partículas, sendo importantíssimas para evitar a contaminação e propagação do vírus.

2 – Lave as mãos e use álcool em gel

lave-as-maos-e-use-alcool-gel

Um dos maiores vetores de contaminação pelo coronavírus são as nossas mãos. Ao tocar em objetos contaminados e levar a mão aos olhos, boca, nariz, acabamos botando o vírus em contato direto com nosso corpo e um ambiente propício para sua proliferação.

Por isso, um dos cuidados para sair de casa e se sentir seguro é lavar as mãos com frequência e evitar ao máximo tocar o rosto. Ao higienizar as mãos com água e sabão por cerca de 20 segundos, lavando bem entre os dedos, pulso e unha, conseguimos quebrar a capa protetora do vírus, impedindo que ele nos infecte.

Um dos cuidados importantes para sair de casa é lembrar de carregar álcool 70% e usá-lo com frequência, principalmente ao tocar em outros objetos e pessoas.

Pode ser em gel ou líquido, mas é importante que seja álcool 70%, pois é o único que garante eficiência para eliminação do vírus.

3 – Não leve o vírus pra dentro de sua casa!

nao-leve-virus-para-dentro-de-sua-casa

Ao chegar em casa é necessário continuar com os cuidados para evitar trazer o vírus para o seu lar, contaminando sua família.

O ideal é criar uma “área suja” logo na entrada de casa. Neste local você deve tirar as roupas e coloca-las em sacos que irão direto para lavagem. Após a retirada destas roupas, você deve ir para o banho, a fim de descontaminar o corpo todo.

Assim, você evita que você ou suas roupas e calçados tragam para dentro de sua casa o vírus que pode ter sido contraído na rua.

Outros cuidados para sair de casa

Estes são apenas alguns cuidados para sair de casa em tempos pandemia. Podemos citar estes como os mais impactantes, capazes de diminuir em grande parte a chance de contaminação pelo novo coronavírus, mas ainda existem outras medidas que você deve tomar para se manter seguro.

A seguir, disponibilizamos um vídeo com a gravação da live que foi ao ar dia 17 de abril de 2020, pelo Instagram da AEROTD, com o Diretor Juan Henrique Pereira Ibañez e Marcos Aurélio Lima, Professor Especialista em Atendimento Pré-Hospitalar.

No vídeo, Professor Marcos traz mais dicas, dados e detalhes sobre os cuidados que devemos tomar para garantir que nossa saúde seja preservada.

Fontes: https://pfarma.com.br/coronavirus/5400-producao-mascaras.html

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/11/coronavirus-saiba-o-que-torna-o-sabao-eficiente-contra-virus.ghtm

Guilherme Santos:
Guilherme Santos é especialista em criação de conteúdo e marketing digital.
Trabalha como escritor freelancer e é apaixonado pela aviação desde o seu primeiro voo de Cesna no Flight Simulator 98.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe uma resposta